MBTI personalidades: como esse teste ajuda na performance empresarial

Por Redação Onze

MBTI personalidades

O teste MBTI personalidades é uma ferramenta de autoconhecimento muito usada no ambiente organizacional. E há boas razões para você também experimentá-la.

Afinal, cada pessoa tem um conjunto de características bem específicas que permitem que sejam traçados perfis comportamentais a seu respeito. E, a partir desse conhecimento, é possível qualificar a gestão de pessoas.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como identificar cada perfil? Então, continue a leitura deste artigo, que traz tudo sobre o teste MBTI de personalidades.

O que é o teste MBTI de personalidades?

MBTI é uma sigla para Myers-Briggs Type Indicator ou, em uma tradução livre, Indicadores do Tipo Myers-Briggs.

O nome, na verdade, é uma homenagem às criadoras do teste de personalidade, as psicólogas norte-americanas Isabel Briggs Myers e Katharine Cook Briggs – filha e mãe, respectivamente.

Inspiradas na obra intitulada Tipos Psicológicos, do psiquiatra Carl Jung, as duas desenvolveram uma teoria com o intuito de valorizar as diferenças individuais e ajudar outras mulheres a encontrarem atividades em que fossem mais eficientes.

Para que serve o teste MBTI?

Desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, o teste MBTI passou por alterações e hoje é usado como ferramenta de gestão, auxiliando profissionais a encontrarem seus perfis comportamentais e, consequentemente, suas principais virtudes e pontos de melhoria.

Assim, as empresas conseguem definir quais funções os colaboradores conseguem desempenhar com maior facilidade e entregar os melhores resultados.

Como funciona o teste MBTI?

A aplicação do instrumento é muito fácil e consiste na formulação de um questionário de simples escolha, no qual as respostas são em forma de escala: 

  • Concordância total
  • Concordância parcial
  • Indiferença
  • Discordância parcial
  • Discordância total.

Com base nessas respostas, a empresa vai conseguir identificar qual é a personalidade dominante do profissional. Vale ressaltar que, para definir o resultado, a metodologia leva em conta quatro dimensões, cada uma delas com duas alternativas possíveis:

  • Fonte de energia: Introvertido (I) e Extrovertido (E)

 

  • Modo de perceber o mundo: Sensorial (S) e Intuitivo (N)
  • Maneira de tomar decisões: Racional (T) e Sentimental (F)
  • Estilo de vida: Julgador (J) e Perceptivo (P).

 

As 16 personalidades MBTI

Levando em conta que cada pessoa só pode ter como dominante uma alternativa para cada dimensão, o teste MBTI oferece 16 combinações possíveis de personalidade, que foram divididas em quatro grupos principais – Analistas, Diplomatas, Sentinelas e Exploradores. 

Vamos conhecer cada uma delas a seguir.

1. Arquiteto (INTJ)

A primeira personalidade do grupo dos Analistas se caracteriza por ser uma pessoa criativa, calculista e planejadora.

2. Lógico (INTP)

Colaboradores com essas características privilegiam a ciência, a lei das probabilidades e a matemática na hora de tomar decisões, sem nunca abrir mão da criatividade.

3. Comandante (ENTJ)

São líderes natos. Profissionais com o perfil de Comandante são excelentes gestores e têm o carisma, o respeito e a confiança como características marcantes.

4. Inovador (ENTP)

Finalizando o grupo dos Analistas, temos a personalidade do Inovador que, como o próprio nome já indica, tem a curiosidade e a busca por novos desafios como marcas importantes.

5. Advogado (INFJ)

Abrindo a categoria dos Diplomatas, temos o Advogado, aquele perfil que tem opiniões fortes, acredita no seu potencial e é muito idealista. 

6. Mediador (INFP)

De personalidade mais tímida, os Mediadores sempre procuram olhar o lado positivo dos acontecimentos e têm a empatia como uma de suas características mais marcantes.

7. Protagonista (ENFJ)

São aquelas pessoas que não temem pecar pelo excesso, estão sempre tomando a frente de tudo e, principalmente, têm uma grande capacidade de inspirar os outros.

8. Ativista (ENFP)

Dando fim ao grupo dos Diplomatas, temos os Ativistas: pessoas com espírito livre, extremamente determinadas por suas causas e bandeiras e grandes comunicadores. 

9. Logístico (ISTJ)

Abrindo o terceiro grupo, o dos Sentinelas, temos o perfil Logístico, que se destaca por sua visão prática, demonstração de confiança e proatividade.

10. Defensor (ISFJ)

Pessoas com a personalidade de Defensor costumam colocar a felicidade e a segurança do outro em primeiro lugar. Portanto, é um perfil que se destaca pela generosidade

11. Executivo (ESTJ)

Prezam pela honestidade em todas as situações e, em virtude dessa transparência, acabam se tornando grandes gestores de pessoas.

12. Cônsul (ESFJ)

O último perfil do grupo dos Sentinelas é o chamado Cônsul. Essa personalidade é bastante comum no ambiente organizacional e se caracteriza por sentimentos como solidariedade, por exemplo.

13. Virtuoso (ISTP)

Nosso último grupo de personalidade é o dos Exploradores, que tem como primeiro perfil o Virtuoso. Pessoas virtuosas se caracterizam por ter competências técnicas muito bem desenvolvidas – elas têm respostas para tudo.

14. Aventureiro (ISFP)

Não suportam a rotina e estão sempre abertos a novas experiências. Em termos organizacionais, são os colaboradores mais difíceis de se motivar.

15. Empresário (ESTP)

É um perfil que se destaca pela inteligência e pela facilidade de enxergar oportunidades onde quase ninguém vê. São ótimos desenvolvedores de ideias.

16. Animador (ESFP)

Por fim, temos a personalidade de Animador, que se sobressai pela positividade e entusiasmo. Pessoas com esse perfil são fundamentais para elevar a moral de uma equipe.

Motivando todas as personalidades MBTI

Independentemente da personalidade do colaborador, é preciso encontrar mecanismos que deixem esse profissional motivado para desempenhar suas funções com foco e satisfação.

Uma das maneiras de fazer isso é oferecer benefícios que demonstrem que a empresa não está interessada apenas na sua produtividade, mas também na promoção do seu bem-estar.

Ao investir em um plano de previdência privada, por exemplo, a organização manifesta sua preocupação com o futuro do profissional e não perde nada com isso. Muito pelo contrário. 

Os planos de previdência corporativa oferecidos pela Onze só apresentam vantagens tanto para a empresa quanto para os funcionários.

Para a companhia, o principal benefício é um custo até 40% menor do que o mesmo valor pago em forma de salário. Para o colaborador, a certeza de que seu dinheiro está sendo bem investido e a garantia de um futuro seguro e confortável

Quer saber mais sobre como a modalidade funciona? Entre em contato com o time de especialistas da Onze, a primeira PrevTech do Brasil.