Motivação financeira: como ela ajuda você a alcançar metas

Por admin

investir-no-tesouro-direto-ficou-mais-vantajoso-saiba-o-motivo

A motivação financeira, já há algum tempo, vem sendo tema de livros e palestras inspiradoras mundo afora. Autores tentam mostrar às pessoas a importância de ter uma relação mais saudável com o próprio dinheiro.

Mas você já parou para pensar o que de fato esse conceito significa e de que forma ele pode ajudar no seu dia a dia? É justamente isso que vamos descobrir a partir de agora.

Siga acompanhando o artigo, fique de bem com as finanças e se aproxime de suas metas e sonhos.

O que é motivação financeira?

Para quem não conhece o conceito, motivação financeira significa focar o seu desenvolvimento pessoal e profissional na sua saúde financeira.

Em outras palavras, quer dizer ter comprometimento com o seu orçamento, ter controle nos gastos, realizar planos que envolvam o seu dinheiro e se manter determinado para cumprir esses objetivos.

Da mesma forma que a motivação emocional no ambiente corporativo pode levar o colaborador a atingir a alta performance, a financeira também impulsiona o ser humano a ir atrás de suas metas, a partir de uma relação mais saudável com os seus recursos.

Imagine que um funcionário deseja participar de curso de capacitação, mas não tem condições de arcar com o valor da matrícula no momento. Com a motivação financeira, ele vai direcionar todos os seus esforços para realizar esse objetivo.

E o mesmo vale para metas pessoais, como planejar uma viagem, negociar suas dívidas ou garantir uma aposentadoria tranquila. Tudo fica mais fácil quando se está focado nas suas prioridades.

Qual é a importância da motivação financeira?

Ter motivação, foco e engajamento em qualquer área é importante. Afinal, você acaba desempenhando suas atividades com muito mais ânimo e disposição.

Com a motivação financeira, não é diferente. Quando se está determinado a mudar a sua relação com o dinheiro para algo mais saudável, que tem como princípios o planejamento, a responsabilidade e a organização, até a sua qualidade de vida melhora.

Isso sem falar que a motivação é sempre um componente essencial na realização de metas e objetivos, sejam quais forem.

Nove benefícios da motivação financeira

Qualquer pessoa só tem a ganhar com a motivação financeira. Se você ainda tinha alguma dúvida em relação a isso, aí vão nove benefícios que a mudança de relação com o dinheiro tem a trazer para a sua vida:

  • Melhora da qualidade de vida
  • Maior determinação para a conquista dos objetivos
  • Mais clareza para tomar decisões e elencar prioridades
  • Consumo mais consciente
  • Desenvolvimento do autoconhecimento
  • Uma vida mais organizada e planejada
  • Controle mais rigoroso das contas
  • Proteção contra eventualidades
  • Disposição para encarar os desafios

Como se motivar financeiramente?

O mais difícil na hora de implementar mudanças importantes em nossa vida pode ser justamente começar. Por isso, se você não sabe como se motivar financeiramente, seguem algumas dicas que podem ajudá-lo a transformar essa realidade.

Elimine hábitos antigos

Quanto mais tempo praticamos atitudes que jogam contra os nossos objetivos, mais difícil é eliminar esses costumes.

Já que o assunto é saúde financeira, imagine uma pessoa que tem o hábito de comprar por impulso ou não controla os seus gastos como deveria. Vai ser complicado de ela conseguir mudar sua relação com o dinheiro se continuar agindo dessa maneira.

Por isso, a primeira dica para se motivar financeiramente é: evite a autossabotagem, eliminando velhas práticas.

Visualize a sua realidade financeira

Para você começar a definir objetivos inspirados em sua realidade financeira, é preciso, em primeiro lugar, conhecer detalhadamente o seu orçamento.

O conselho aqui é fazer uma planilha completa, com todas as suas receitas, custos básicos fixos e outras despesas eventuais. Assim, é possível ter um panorama de qual é, de fato, a sua renda mensal e, então, saber a margem disponível para você investir nos seus planos.

Para montar esse mapa das suas finanças pessoais, você pode contar com o suporte da tecnologia. Existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo a fazer esse relatório e, consequentemente, a despertar a sua motivação financeira.

Defina prioridades

Dentro do seu orçamento, você vai precisar definir prioridades para encontrar a sua motivação financeira. 

Essa tarefa pode ser facilitada pelo processo de autoconhecimento, que, para quem não sabe, diz respeito a nossa capacidade de entender melhor o que se passa em nosso interior.

Sendo assim, essa habilidade ajuda a controlar melhor as despesas, a gastar menos, a poupar certo e a fazer investimentos conforme os seus objetivos. 

Planeje o seu futuro

Para facilitar a sua motivação financeira, você precisa ter uma ambição, algo que faça o seu foco valer a pena e ser recompensado. Ou seja, é necessário investir no hoje para colher no amanhã. Afinal, ter um futuro mais tranquilo e seguro é uma bela maneira de se manter motivado.

Quando falamos em planejar o futuro, é impossível não pensar na aposentadoria e em como vão ser nossos dias após pararmos de trabalhar. A boa notícia é que essa resposta só depende de você. 

Ao investir na previdência privada, por exemplo, tudo o que precisa ser feito é reservar pequenas quantias mês após mês e ter a certeza de que o seu dinheiro está rendendo conforme o esperado. 

Quer motivação financeira melhor que essa? Já é possível até mesmo encontrar empresas que oferecem planos patrocinados de previdência privada como um benefício.

Quer saber mais sobre o modelo? Acesse o nosso site, conheça o trabalho realizado pela Onze, a primeira PrevTech do Brasil, e desfrute opções totalmente personalizadas.