O que é dividendo e como funciona o pagamento

Por Redação Onze

dividendos

Afinal, o que é dividendo? Compreender como funciona esse tipo de remuneração é um passo importante para lucrar mais na bolsa de valores. 

Apesar de ser obrigatório por lei, o percentual que as empresas direcionam a acionistas variam. Portanto, mapear as companhias que mais pagam dividendos e que têm situação financeira sustentável são passos essenciais para receber retornos satisfatórios.

Quer entender melhor o que é dividendo e como ele é distribuído na prática? Continue lendo as dicas deste artigo e descubra.

O que é dividendo

Dividendos são parcelas do lucro de uma empresa de capital aberto direcionadas a acionistas. Eles são distribuídos periodicamente de acordo com os lucros do negócio. Os investidores, por sua vez, recebem valores proporcionais às ações que detêm.

Para saber o que é dividendo, é importante compreender como funciona o mercado de ações. Ao comprar uma ação, o investidor se torna proprietário de uma parcela do negócio. É como se você se tornasse sócio da empresa. Como consequência, a sua remuneração e os riscos que corre variam de acordo com o desempenho dela.

E o lucro do investidor pode se dar de duas formas: com a valorização das ações e com os dividendos. O principal benefício de investir em empresas que pagam dividendos é a renda passiva: você lucra sem ter que dedicar tempo de trabalho.

O dividendo é obrigatório?

Por lei, todas as empresas devem pagar dividendos aos acionistas. De acordo com a Lei nº 6.404 de 1976, elas devem distribuir ao menos 25% do lucro líquido entre os investidores. Mas nem sempre isso acontece. Na prática, a companhia pode definir em estatuto a porcentagem e a frequência dos dividendos. E o pagamento depende da performance do negócio.

Então, a empresa pode interromper a distribuição de dividendos devido a uma situação financeira insustentável ou para reinvestir os valores a fim de permitir o crescimento do negócio. 

Por isso, é importante fazer uma pesquisa das empresas que pagam bons dividendos antes de investir. Assim, é possível observar o histórico do negócio e a situação financeira para comprar diferentes companhias.

Cabe ressaltar que tanto ações ordinárias (ON) quanto preferenciais (PN) dão direito a dividendos. Mas investidores que têm ações preferenciais recebem os valores com antecedência.

Como é a distribuição de dividendos

Agora que você sabe o que é dividendo, é hora de compreender como funciona a distribuição entre os acionistas. Fique atento aos tópicos a seguir:

1. Decisão do conselho

Primeiro o conselho de administração da empresa decide se haverá distribuição de dividendos a partir de uma análise da situação financeira. Se o pagamento for aprovado, o conselho anuncia a decisão, que consiste na data de declaração. A declaração, por sua vez, deve conter alguns dados:

  • Valor dos dividendos: montante que será pago pelas ações
  • Data de registro: a data em que a empresa registra o pagamento de dividendos
  • Data de pagamento: data em que os acionistas receberão os dividendos.

2. Protocolo na CVM

Em seguida, a empresa deve protocolar a decisão na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que regula o mercado de capitais no Brasil. Trata-se do processo de informar publicamente o pagamento de dividendos, o que permite aos investidores tomarem conhecimento dos valores e datas da distribuição dos lucros.

3. Pagamento

Por fim, ocorre o pagamento de fato. A distribuição dos dividendos é detalhada na agenda definida pela empresa. Essa agenda contém três informações essenciais:

  • Data ex: data limite de compra da ação para que o investidor tenha acesso aos dividendos
  • Data de registro: data em que a empresa registra os acionistas que receberão dividendos
  • Data de pagamento: data em que o acionista receberá os dividendos de fato.

Portanto, observar a agenda é fundamental para saber se você vai receber dividendos. Não adianta, por exemplo, comprar ações depois da data ex. 

Além disso, a distribuição dos dividendos, como você pode ver, tem prazo definido pela empresa. Mas geralmente o pagamento é feito no trimestral, semestral ou anualmente. Com todo o processo realizado, os acionistas recebem os lucros na data definida previamente.

A partir dos dividendos, você tem acesso a uma rentabilidade maior no mercado de ações e à renda passiva para obter maiores lucros a partir dos seus investimentos. Portanto, vale a pena incluir uma estratégia que considere esse tipo de rendimento ao investir na bolsa de valores.

E então, gostou das dicas? Compreendeu o que é dividendo e como funciona o pagamento? Se o conteúdo do artigo foi útil, compartilhe. Acompanhe outros conteúdos do blog para aprender boas práticas de gestão de investimentos.