O que são ações? Tudo o que você precisa saber para investir

Por Redação Onze

O que são ações

É comum ouvirmos no noticiário informações sobre a Bolsa de Valores, aberturas de capital e outros acontecimentos ligados à compra e venda de ações. Em geral, as pessoas entendem que esse é um investimento de alta rentabilidade, mas muita gente não sabe, de fato, o que são ações e como elas funcionam.

Essa falta de conhecimento leva muitos a acreditarem que investir em ações é apenas para bilionários. No entanto, isso não é verdade. Com estudo e preparo, qualquer pessoa pode entrar no mercado financeiro e obter excelentes resultados.

Pensando nisso, explicamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o que são ações e como ganhar dinheiro com renda variável. Se interessou? Confira a seguir!

O que são ações?

Ações são ativos que representam uma pequena fração do valor de mercado de uma empresa.

Ao comprar esses títulos, o investidor se torna sócio da organização e passa a ter direito a uma parte dos seus lucros. Em contrapartida, a companhia se beneficia obtendo recursos para ampliar seus negócios.

Os resultados obtidos com ações estão diretamente ligados ao desempenho da empresa, o que requer muito cuidado na hora de escolher onde investir. Se a companhia estiver crescendo, você pode lucrar muito, mas se ela passar por apuros, o prejuízo pode ser enorme.

Por isso, antes de comprar ações, primeiro você deve avaliar bem o negócio e o mercado em que ele está inserido. Os números e gráficos são importantes, mas procure sempre enxergar além deles. Assim, suas chances de ser bem-sucedido aumentarão consideravelmente.

Diferenças entre ações e debêntures

Quando se fala em investir em empresas, os dois caminhos mais comuns são as ações e os debêntures. Para não confundir as aplicações, é fundamental conhecer bem as diferenças entre as duas.

Enquanto as ações são ativos de renda variável, cujos preços oscilam de acordo com a demanda do mercado, os debêntures são títulos de renda fixa emitidos por companhias.

Ao comprar esses ativos, o investidor não se torna sócio da empresa, mas sim empresta dinheiro ao emissor. No final do prazo combinado, ele recebe o valor de volta com juros definidos por taxas pré ou pós-fixadas.

Em comparação a outros títulos de renda fixa, os debêntures costumam ser mais rentáveis, por serem negociados a taxas de juros superiores. Porém, também apresentam um risco maior, pois não contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Quando comparados à renda variável, eles são considerados mais seguros, já que as ações possuem riscos, mas também um potencial de ganhos muito maiores.

Como funciona o mercado de ações?

Quando querem colocar suas ações à venda pela primeira vez, as empresas fazem um movimento chamado IPO (Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial), também conhecido com abertura de capital. Com isso, elas passam a ser listadas na Bolsa de Valores e podem vender títulos para captar recursos e expandir seus negócios.

Após o IPO, qualquer pessoa registrada na Bolsa pode se tornar acionista da companhia, tendo a chance de lucrar com negociação dos ativos e com os lucros distribuídos aos sócios periódicamente (proventos).

Os valores das ações variam de acordo com desempenho da empresa no mercado e com as expectativas dos investidores. Por isso, as cotações podem variar muitas vezes no mesmo dia, sendo impossível prever com exatidão quais serão os próximos acontecimentos.

Mercado primário x mercado secundário

A partir do momento em que as ações começam a circular na Bolsa, elas podem ser negociadas de duas formas:

  • mercado primário: o investidor compra os ativos diretamente da empresa, logo após a abertura de capital;
  • mercado secundário: os investidores compram e vendem títulos entre si, sem contato com a empresa.

Em ambos os casos, tudo acontece por meio de uma corretora de valores, que faz a ponte entre os envolvidos e executa as ordens de compra e venda em suas plataformas online.

Como ganhar dinheiro com ações?

Agora que você já sabe o que são ações, é hora de aprender mais sobre como ganhar dinheiro com elas.

A forma mais conhecida é comprar um título quando ele está barato e esperar por sua valorização, realizando a venda por um preço maior. Porém, a Bolsa de Valores oferece ainda mais oportunidades para quem quer investir nesse mercado.

Vale lembrar que, em todas as opções, o lucro obtido é proporcional ao número de ações que você tem daquela empresa. Então, quando mais títulos na carteira, maior será o retorno. Dito isso, confira as principais formas de lucrar nesse mercado.

Valorização das ações

A valorização normalmente acontece como resultado da relação entre oferta e demanda: se muitos investidores têm interesse em um ativo, seu preço tende a subir. Nesse cenário, quem aplicou naquele título prevendo sua valorização pode se dar muito bem com a venda.

Queda das ações

Também é possível ganhar dinheiro se você achar que uma ação pode sofrer queda de preço. Mas como?

Para isso, existe uma operação chamada short selling (venda a descoberto, em português) . Ela permite que você pegue uma ação emprestada com outro investidor e realize a venda pelo valor atual.

Se acontecer o que você imaginou e o preço cair dentro do prazo previsto, você compra mais barato e devolve ao dono original. Caso o valor não caia ou chegue a subir, você precisará devolver arcando com o prejuízo.

Dividendos

Os dividendos são uma das formas mais conhecidas de ganhar dinheiro com ações. Eles consistem na distribuição de lucros periódica feita pela empresa aos acionistas, visando retê-los e atrair novos investidores.

É muito comum ouvir dizer que toda empresa listada na Bolsa de Valores é obrigada por lei a compartilhar pelo menos 25% do seu lucro líquido com os acionistas. Porém, essa é apenas um padrão informal adotado por muitas empresas brasileiras.

Na verdade, a Lei das SAs diz que o estatuto da empresa é que define o percentual de pagamento de dividendos obrigatórios aos investidores. Se o estatuto for omisso, o valor fica fixado em 50% do lucro líquido.

Juros sobre Capital Próprio (JCP)

Os Juros sobre Capital Próprio são proventos distribuídos aos acionistas independentemente do lucro gerado pela empresa.

Como esses pagamentos são registrados como despesas, a organização ganha isenção fiscal, podendo aumentar a fatia repassada ao investidor. Por outro lado, quem recebe sofre tributação de 15% de Imposto de Renda retido na fonte.

Quais são os tipos de ações no mercado?

Além de saber o que são ações, para investir nesse mercado é essencial conhecer cada um dos seus tipos. Por isso, antes de comprar, avalie cada categoria veja qual está mais alinhada aos seus objetivos.

Ações ordinárias

Também conhecidos como ações ON, esses ativos dão poder de voto ao investidor, permitindo que ele participe de assembleias e tenha voz nas decisões da empresa. Além disso, o acionista também tem direito a receber dividendos e outros proventos, conforme a política da organização.

Outra garantia interessante é o chamado tag along. Isso significa que, se o controle da empresa for vendido, o investidor recebe pelo menos 80% do valor da venda. Sempre, é claro, de maneira proporcional à quantidade de ações que ele detém.

Ações preferenciais

Quem investe em ações preferenciais (PN) ganha direito a uma fatia maior dos lucros pagos pela empresa, além de receber os proventos antes dos outros acionistas. Em contrapartida, esses títulos não oferecem poder de voto, apenas a prioridade na devolução do valor investido em caso de falência ou troca de controle da companhia.

Esse tipo de ativo costuma ter maior liquidez na Bolsa de Valores, ou seja, é mais fácil achar interessados na compra e na venda. Isso pode simplificar a negociação, principalmente para iniciantes e pequenos investidores.

Blue Chips

Blue chips são títulos emitidos por empresas que costumam movimentar grandes volumes financeiros diariamente na Bolsa de Valores. No mercado nacional, alguns dos mais conhecidos são os da Petrobrás, Banco do Brasil, Ambev e Vale.

Por estarem ligados a empresas sólidas, essas ações tendem a ser favoritas nas negociações day trade, em que a compra e a venda dos títulos acontecem no mesmo dia.

Mid Caps

Mid caps são ações de empresas de médio porte, que movimentam valores expressivos na Bolsa, mas não tão altos quanto as blue chips. Dependendo do título, ele pode um potencial de valorização maior que os de ações de grandes companhias.

Small caps

Small caps são ativos de empresas com menor capitalização, ou seja, que possuem menor liquidez. Nesse caso, as cotações tendem a sofrer oscilações bruscas, tanto para cima como para baixo.

São conhecidas pelos investidores como ações baratas e de alto risco, que podem trazer lucros ou prejuízos altíssimos. Por isso, quem investe nesses títulos deve estudar muito o mercado e a companhia na qual está colocando seu dinheiro.

Units

Units são pacotes de ações compostos por ativos de diferentes tipos, como 2 ordinárias e 2 preferenciais, por exemplo.

Esse tipo de produto financeiro costuma ter boas chances de valorização e garante ao investidor o recebimento de proventos. Por isso, vale fazer uma avaliação e incluí-los entre as suas aplicações, caso eles estejam de acordo com os seus objetivos.

Como investir em ações para construir patrimônio?

Antes de estudar sobre o que são ações, muita gente pensa que investir nesses ativos é algo complexo. Mas, na verdade, isso pode ser bem simples.

A forma mais conhecida de negociar esses títulos é por meio do Home Broker, ambiente online onde são realizadas as negociações na Bolsa. Basta abrir uma conta em uma corretora de valores, acessar a plataforma e emitir as ordens de compra e venda de acordo com a sua estratégia.

Outra boa alternativa para ganhar dinheiro com ações é entrando em um plano de previdência privada. Nesse caso, você contará com o apoio de um especialista que vai te ajudar a montar uma carteira rentável.

Todo fundo de previdência privada conta com um gestor responsável por desenvolver uma estratégia de investimentos. Esse plano pode ser arrojado ou conservador, dependendo do seu perfil de investidor.

Se o seu perfil for conservador, o gestor aplicará suas contribuições em títulos de renda fixa, que apresentam menos riscos e rendimentos mais modestos, porém estáveis.

Para quem tem perfil arrojado, o gestor pode indicar um fundo de previdência baseado em ações. Essa modalidade consiste em uma carteira de ativos de renda variável diversificada, que pode potencializar os rendimentos na construção do seu patrimônio.

Há também a possibilidade de aplicar em fundos multimercado, que possuem uma estratégia que leva em conta o contexto macroeconómico de médio e longo prazo. Nessa opção, o gestor tem liberdade para unir títulos de renda fixa, câmbio, ações e outros produtos financeiros.

Vale reforçar que o gestor dos fundos de previdência, seja qual for a modalidade escolhida, é um profissional experiente que sempre vai buscar a opção mais rentável para o plano, de acordo com o perfil do participante.

Investir dessa forma é uma ótima alternativa para quem quer aplicar em ações e não tem muita prática, podendo contar com o apoio de um especialista que entende do mercado.

>> Quer saber mais sobre como negociar ações? Confira este outro post do blog: 6 formas práticas de comprar ações online <<

Agora que você já sabe o que são ações e como elas podem ampliar o seu patrimônio, que tal colocar tudo o que aprendeu em prática? Continue estudando sobre o assunto, avalie as melhores opções para começar a investir e vá em frente! Quanto antes você der o pontapé inicial, melhores serão seus resultados.