O que são pontos e como aproveitar programas de fidelidade

Por Redação Onze

O que são pontos

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre os pontos oferecidos pelos programas de fidelidade. Eles podem ser conquistados pelo cartão de crédito, compra de passagem aérea ou, ainda, de diversas outras formas, e não dá para negar que a população está cada vez mais atenta a possibilidades desse tipo.

Ainda assim, existe muito desconhecimento sobre o que são pontos, como efetivamente conseguir acumulá-los e, por fim, como aproveitar as vantagens oferecidas pelos programas de fidelidade.

Pensando nisso, criamos um artigo completo sobre o tema. Se você quer se informar sobre o assunto, então leia este artigo. Vamos lá?

O que são pontos nos programas de fidelidade?

Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro o que são os famosos pontos. Eles funcionam como uma “recompensa” depois que o cliente investiu em determinado produto ou serviço em um estabelecimento. Atrelado a compra, ele ganha também um valor em pontos que pode ser usado mais tarde.

Para isso tudo funcionar, o local deve oferecer um programa de fidelidade. A ideia de uma iniciativa desse tipo é fidelizar os clientes, algo cada vez mais importante em um mercado cada vez mais competitivo. Justamente por isso, uma organização com um programa estruturado entende esse cenário e procura alternativas para manter a clientela por mais tempo.

Por mais que seja uma “recompensa”, é bom deixar claro que os pontos não são um recurso grátis. A verdade é que o consumidor investiu (mesmo que de forma indireta) na aquisição de cada um deles, então é natural que queira saber como aproveitar o benefício.

Para você ter noção, existem hoje empresas que operam trocando pontos. Para participar, o primeiro aspecto envolve uma rápida checagem sobre a necessidade de se cadastrar. Depois disso, o acúmulo acontece de forma automática e pode ser trocado de tempos em tempos, tendo em vista que a maioria deles expira.

Qual a diferença entre pontos e milhas?

Basta começarmos a tratar sobre o que são pontos para logo surgir aquele questionamento comum: “eles são a mesma coisa que milha?”. De um modo geral, “ponto” é o nome usado pelos programas de fidelidade de bancos e cartões de crédito, enquanto “milha” é mais comum para as companhias aéreas.

Ainda assim, é bom deixar claro que essa não é uma regra. Até mesmo porque pode ser que exista uma diferença na forma de acúmulo ou ainda que a mesma nomenclatura esteja sendo usada para situações diferentes.

Forma de acúmulo

No caso dos pontos, o cliente deve realizar compras no cartão de crédito e, somente por ter feito isso, acumula a pontuação sempre que pagar a fatura. Já para acumular as famosas milhas, ele deve realizar um cadastro nos programas de fidelidade e comprar em locais específicos (seja produtos ou serviços). As situações podem ser diversas, indo desde a compra de passagens aéreas e reserva em hotéis até a compra de eletrodomésticos.

Para fechar, vale destacar que o cliente pode transformar pontos em milhas, caso tenha interesse. Ele deve escolher um dos programas de fidelidade e transferir os pontos acumulados — um processo que pode variar de banco para banco, mas que pode render boas taxas de conversão.

Como acumular pontos?

Depois de entender um pouco melhor sobre os pontos e como eles funcionam (e podem facilitar a vida), é bem provável que queira saber como acumular alguns deles, não é mesmo? Leia algumas dicas sobre como fazer isso abaixo.

Descubra as empresas que têm programa fidelidade

O primeiro passo envolve uma breve pesquisa sobre as empresas que oferecem a possibilidade de acumular pontos (e a sua relação com elas). Como adiantamos, os bancos e companhias aéreas já se consolidaram nesse sentido, mas existem diversas alternativas, como postos de gasolina, escolas de idiomas e outros.

Procure saber sobre alguns deles e se você tem alguma relação de compra, afinal de contas, os pontos só são acumulados quando você consome.

Concentre as compras em lojas específicas

Se o seu objetivo é realmente acumular os pontos, então precisa focar as compras em alguns locais específicos (ou os pontos ficarão pulverizados). Portanto, concentre as próximas aquisições em locais que tenham o programa de fidelidade.

Esteja atento ao regulamento

Conhecer bem os benefícios e como conquistá-los é uma das melhores formas de aproveitar cada um deles de forma verdadeira. Por isso, gaste algum tempo procurando entender o regulamento e regras das principais lojas, como periodicidade de acúmulo e como é feito o resgaste de pontos. Além disso, peça ao atendente que sempre credite os pontos adquiridos na hora da compra.

Faça comparações com outros programas

Quem quer ser efetivo no acúmulo de pontos precisa ficar atento — e isso envolve comparar as mecânicas de pontuação. Essa é uma forma de saber em qual deles focar para conquistar resultados melhores. Se possível, uma dica importante é reunir todos os pontos em uma única conta, tendo em vista que essa é uma maneira de acelerar os resgates.

Caso se pergunte o que fazer com os pontos, então é bom deixar claro que existem inúmeras opções. Acredite: sempre existe uma delas que combina com você!

Use o cartão de crédito para compras

Realizar todas as compras pelo cartão de crédito também é muito importante, pois você aumenta as possibilidades de acúmulo. Nesse caso, por exemplo, os pontos podem vir pelo estabelecimento e pelo cartão de crédito — duas fontes. Interessante, não é mesmo?

Caso seja possível, transfira algumas contas para a fatura do cartão também, como seguro de saúde, telefone e outras opções. Essa é uma maneira de ganhar ainda mais!

Depois de ler este artigo e entender um pouco melhor o que são pontos e como eles podem ser verdadeiros aliados para a sua vida financeira, não deixe de explorar as vantagens trazidas pelos programas de fidelidade. Tenha em mente que essa é uma nova forma de economizar.

Acesse o site da Onze para mais artigos sobre o assunto.