Pecúlio de previdência privada: o que é e como funciona

Por Redação Onze

previdência privada ou debêntures

O pecúlio de previdência privada, apesar de ter um nome complicado, é uma espécie de seguro que pode ser incluído no seu plano de previdência privada e garante um dinheiro ao titular ou herdeiros em caso de uma eventualidade.

E é com ele que você consegue garantir ainda mais segurança para você e para os seus familiares.

Preparamos o texto a seguir para te explicar o que é o pecúlio de previdência privada, como ele funciona, quais são os tipos de eventualidades que ele cobre, o que muda com a sua inclusão na previdência e ainda quando é vantajoso incluí-lo no seu plano de previdência.

O que é e como funciona?

A palavra “pecúlio”, de acordo com o dicionário da língua portuguesa, é uma palavra utilizada para se referir a um determinado montante de dinheiro que uma pessoa poupou com o intuito de utilizá-lo em uma eventualidade ou no futuro. Ou seja, é um tipo de seguro que a pessoa fez, ou também o popularmente conhecido “pé-de-meia”.

Ainda está confuso? Calma que nós vamos explicar melhor como o pecúlio funciona. E para auxiliar a sua compreensão sobre o assunto, daremos um exemplo bem prático. Primeiramente, vamos supor que uma pessoa tenha comprado um carro e resolveu fazer um seguro de automóveis.

Quando a pessoa contrata esse tipo de seguro, ela não está esperando que o automóvel seja roubado, ou mesmo que irá se envolver em algum acidente e precisará consertar o veículo. Entretanto, se por acaso algum desses incidentes acontecer, então não haverá grandes preocupações e a pessoa estará segurada.

Podemos dizer que o mesmo acontece quando alguém contrata um seguro de vida. Ninguém faz esse tipo de contrato pensando que vai morrer. Apesar disso, se acontecer alguma eventualidade, pelo menos a sua família terá um pouco de tranquilidade financeira nesse momento tão difícil.

O pecúlio funciona de forma muito similar aos exemplos dados acima. Quem contrata o pecúlio não espera falecer mas, caso aconteça, essa é uma forma de garantir um futuro mais confortável financeiramente para a sua família. Sendo esse, inclusive, um dos principais motivos que levam as pessoas a adquirirem o pecúlio de previdência privada.

Quais eventualidades o pecúlio de previdência privada cobre?

Agora que você já sabe como funciona o pecúlio e como ele poderá trazer um pouco de segurança para os seus entes queridos, vamos falar mais a respeito de quais as eventualidades que o pecúlio cobre. De um modo geral, o pecúlio de previdência privada cobre duas situações: morte e invalidez do titular. 

A previdência privada é um investimento de longo prazo em que a pessoa passa muitos anos economizando dinheiro e fazendo os aportes mensais, sempre pensando em ter um complemento na sua aposentadoria. Mas, e se a pessoa vier a falecer durante o período de acúmulo de patrimônio? 

Seria muito triste e injusto com o titular se os seus herdeiros não pudessem recuperar esse dinheiro. Por isso, quando o pecúlio de previdência privada é contratado, os herdeiros ou beneficiários que estejam indicados no contrato terão direito a receber o dinheiro poupado em parte, ou em sua totalidade. Esse montante é pago sempre em uma única parcela. E, ainda, caso o beneficiário venha a falecer antes do titular do pecúlio, o dinheiro poderá ser pago para os seus herdeiros.

A outra situação que o pecúlio de previdência privada cobre é a invalidez do titular. Dessa forma, caso o titular venha a sofrer algum acidente durante o período de acúmulo da previdência privada que o deixe impossibilitado de trabalhar, ele conseguirá ter uma renda complementar.

Assim, o titular receberá uma pensão ou indenização, dependendo da opção escolhida no momento de contratar o pecúlio. Vale mencionar ainda que as pessoas que contribuem para a previdência social, ou INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), também têm direito a se aposentar por invalidez. 

Apesar disso, o valor do benefício pago pelo governo pode não ser suficiente para que você mantenha o mesmo padrão de vida. Nesse momento, ter uma fonte de renda complementar pode fazer uma grande diferença.

Pecúlio x previdência privada

É importante lembrar também que pecúlio e previdência privada são dois produtos distintos e, portanto, podem ser adquiridos separadamente. É muito comum ver bancos e seguradoras oferecendo os dois produtos juntos. Apesar disso, se a aquisição dos dois não for vantajosa para você, então não há obrigação nenhuma em contratá-la também.

Mesmo assim, vale destacar que o pecúlio de previdência privada poderá garantir maior tranquilidade e segurança.

O que muda com a inclusão do pecúlio no plano?

Por se tratarem de dois produtos distintos, eles também devem ser pagos separadamente. Além disso, os contratos também devem ser separados, bem como os beneficiários também podem ser diferentes para os dois casos.

Quem contratar o pecúlio de previdência privada deverá efetuar os pagamentos mensalmente, bem como os aportes que você fará para a previdência. E por mais que o valor mensal que você precisará desembolsar seja um pouco maior, ele será sinônimo de tranquilidade financeira para a sua família no futuro.

Vale lembrar ainda que na hora de contratar tanto a previdência privada quanto o plano de pecúlio, é importantíssimo ficar atento aos prazos de carência, às exigências de resgate e no fornecimento dos nomes corretos dos beneficiários.

Isso porque, se algo acontecer durante o período de carência, você não terá direito a receber a pensão ou os seus familiares o pecúlio. Além disso, os beneficiários são aquelas pessoas que terão direito a receber o seu dinheiro caso algo te aconteça. Portanto, fornecer as informações corretas é fundamental.

A recomendação é para que você sempre leia o contrato com atenção e esclareça todas as suas dúvidas no momento da contratação. Mas se, mesmo assim, você não estiver contente com a administradora da sua previdência, há a possibilidade de portabilidade do seu plano para uma outra instituição.

Acompanhe o Blog da Onze e tenha acesso a muitos outros conteúdos sobre previdência privada e como cuidar melhor do seu dinheiro.