Plano de ação pessoal: veja como construir o seu

Por Redação Onze

plano de ação pessoal

Tal qual um mapa para a vida, o plano de ação pessoal ajuda você a encontrar as melhores rotas e a avançar rumo aos seus objetivos. 

Já bastante comum no universo corporativo, ele também pode ser personalizado para metas individuais e servir para organizar mesmo as tarefas simples do dia a dia. 

Para entender como criar o seu próprio modelo, siga na leitura deste artigo até o final. Vamos explicar do que se se trata um plano de ação pessoal, destacar seus benefícios para sua saúde financeira e os principais passos para colocar em prática.

O que é um plano de ação pessoal?

Um plano de ação pessoal é um modelo de organização que reúne estratégias para que você seja capaz de atingir os seus objetivos com muito mais clareza e assertividade.

Isso inclui, por exemplo, a análise das finanças e de como elas precisam ser gerenciadas para que se transformem em um elemento que coloque você mais perto das suas realizações

Quando falamos em plano de ação, estamos olhando para um objetivo maior, que precisa ser desdobrado em diversas metas e passos a serem seguidos. 

Para que serve um plano de ação pessoal

Assim como acontece em uma empresa, também no âmbito pessoal, o plano de ação serve para organizar o que será feito e definir quem serão os responsáveis pela conclusão de uma tarefa ou meta. 

Ao planejar, você consegue direcionar os seus esforços em prol daquilo que realmente importa. Afinal, não dá para abraçar tudo o tempo todo: é preciso manter o foco e entender as próprias limitações. 

Além disso, também direciona o olhar para o futuro e permite se preparar para que ele seja muito mais tranquilo e planejado. 

Sete benefícios de um plano de ação pessoal

Se você ainda está na dúvida sobre a importância de criar o seu próprio plano de ação ou se ele faz sentido para a sua realidade, confira alguns dos principais benefícios envolvidos:

  1. Entender melhor aonde você quer chegar e traçar um “mapa” para ir até lá
  2. Compreender quais propósitos movem as suas decisões
  3. Focar os seus esforços em ações organizadas
  4. Tomar decisões mais inteligentes em relação ao seu orçamento
  5. Estabelecer prazos para cada passo planejado
  6. Atingir as suas metas pessoais com muito mais assertividade
  7. Identificar o momento certo para mudar de estratégia.

Como construir seu plano de ação pessoal

Existem diferentes métodos e ferramentas empregados para construir um plano de ação pessoal. Uma das mais conhecidas é a chamada 5W2H, criada no Japão pela indústria automobilística, com foco em estudos sobre qualidade.

Utilizada no mundo inteiro, a ferramenta se baseia no preenchimento dos critérios descritos abaixo, que podem ser adaptados a diferentes realidades. Confira:

5W

O método nos ensina a importância de questionar os porquês dos seus objetivos e das suas ações. A premissa é de que um bom plano deve deixar claro tudo o que precisa ser feito e quando.  Tenha sempre em mente cinco parâmetros:

  • What – o que será feito?
  • Why – por que será feito?
  • Where – onde será feito?
  • When – quando será feito?
  • Who – por quem será feito? 

2H

Além disso, o método prevê ainda ter clareza sobre como cada uma das ações vai ser realizada e qual vai ser o impacto financeiro. Para isso, são utilizados outros dois parâmetros:

  • How – como será feito?
  • How much – quanto vai custar?

Para fazer um plano de ação pessoal com a 5W2H, responda a cada uma das perguntas estabelecidas pelo método. Com as respostas, ficará mais fácil definir o que fazer, quando e de que forma.

Fuja dos erros no plano de ação pessoal

Um plano de ação envolve organizar a cronologia de uma série de passos necessários para atingir um objetivo. Um erro que pode comprometer todo o planejamento é não quebrar as ações de longo prazo em outras menores, que possam facilitar o acompanhamento do progresso. É o que se chama de estratificação. 

Além disso, é importante não deixar de fazer uma avaliação precisa das suas metas. Nessa hora, a ferramenta SMART pode ser uma excelente aliada. Criada por Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, ela define que cada etapa do plano deve incluir as seguintes características: 

  • S (specific): específico
  • M (measurable): mensurável
  • A (achievable): realizável
  • R (realistic): realista
  • T (timely): oportuno.

Além disso, é fundamental não abandonar os seus objetivos no meio do caminho porque a situação no presente parece confortável.

Vamos supor que o seu desejo seja ter uma aposentadoria com estabilidade financeira. No entanto, ela está tão distante que nem parece palpável. Então, você passa a se preocupar apenas com o presente e se esquece que a sua realidade no futuro depende das decisões que tomar agora. 

Por outro lado, se você optar por uma previdência privada, por exemplo, vai ter um forte incentivo à disciplina financeira. A economia é feita mês a mês, ao longo de todo o período de acumulação definido na hora em que você aderir ao plano. 

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