Políticas de atração: o que fazer para atrair talentos

Por Redação Onze

Uma empresa que deseja ser competitiva precisa investir em políticas de atração de talentos. Afinal, contar com o melhor quadro de funcionários possível representa um atalho para o sucesso que se almeja.

No entanto, desenvolver tais medidas pode ser mais difícil do que parece. Dependendo do porte da companhia, pode haver centenas ou até milhares de colaboradores – e, certamente, nem todos têm as mesmas motivações e os mesmos interesses.

Neste artigo, vamos falar a respeito das diferentes ideias para atrair talentos e os benefícios que essa prática pode trazer. Então, continue conosco e boa leitura! 

O que são políticas de atração?

Políticas de atração são estratégias utilizadas por empresas para conquistar e reter talentos na equipe. Suas medidas são as mais variadas possíveis, indo desde a concessão de benefícios, como bônus por produtividade, por exemplo, até a construção de um ambiente de trabalho saudável e próspero.

Desde que se descobriu a importância dos colaboradores no contexto organizacional, principalmente na obtenção dos objetivos traçados, a criação de incentivos como esses se tornou cada vez mais fundamental.

Por que ter políticas de atração?

Pedimos licença para repetir o que já destacamos logo na abertura do texto: se uma empresa deseja se tornar competitiva no mercado frente à concorrência, ela precisa investir em políticas de atração de talentos. 

E por que estamos dizendo isso dessa forma? É preciso entender que, quanto mais qualificada for sua equipe, maiores serão as chances de alcançar resultados promissores no futuro.

O colaborador é e sempre será o capital intelectual de qualquer organização. É por meio dele que vão surgir os principais insights, a tomada de decisões acertadas e os projetos mais promissores.

Ao investir em medidas de incentivo, você está melhorando a sua employer branding (resumidamente, a construção de uma imagem positiva, de marca empregadora). E esse ponto é importante não só para chamar a atenção de novas mentes privilegiadas, mas também para garantir a retenção dos talentos que já estão na casa.

Benefícios das políticas de atração para empresas

As políticas de atração só trazem benefícios para as empresas, e nós separamos algumas dessas principais vantagens. Confira a lista:

  • Valorização da employer branding
  • Aumento da satisfação profissional e, consequentemente, da produtividade
  • Incentivo à qualidade de vida e ao bem-estar dos funcionários
  • Melhora do clima organizacional
  • Fortalecimento frente à concorrência
  • Criação de uma competição sadia entre os colaboradores
  • Investimento na capacitação profissional e na melhoria contínua
  • Mais criatividade e inovação
  • Criação de uma equipe multidisciplinar e de alta performance.

Quatro políticas de atração de talentos

Como visto, a prática traz inúmeros benefícios. Mas como desenvolver políticas de atração de talentos eficientes para aproveitar todas essas vantagens e ter colaboradores de alto nível?

Separamos quatro das práticas mais comuns para serem avaliadas e implementadas na sua empresa. Acompanhe!

1. Melhora do clima organizacional

Ninguém se sente bem em um ambiente profissional no qual não há suporte por parte das lideranças ou que o individualismo e a briga de egos prevaleçam.

E essas são imagens institucionais que também aparecem para o público externo. Os profissionais conversam entre si e sabem, perfeitamente, quais são os melhores lugares para se trabalhar.

Por isso, uma política de atração de talentos básica, porém muito eficiente, é a melhora do clima organizacional.

2. Investimento em infraestrutura

A empresa Google é considerada por muitos periódicos especializados como um dos melhores lugares do mundo para se trabalhar. E a reputação não veio por acaso. Essa gigante da área de tecnologia foi uma das primeiras do mundo a investir em infraestrutura de lazer para seus colaboradores.

Salas de descanso temáticas, espaço para jogos e amplas áreas para interação e convívio social são algumas das medidas implementadas pela companhia.

3. Capacitação profissional

O que leva um colaborador a ir para uma empresa? Podemos elencar diversos pontos, como um bom salário, por exemplo. No entanto, o que a grande maioria dos profissionais estão em busca é de oportunidades de crescimento

Saber que em determinada companhia eles podem se desenvolver, enfrentar novos desafios e alçar voos mais ousados em suas carreiras são pontos essenciais. Afinal, todos querem se sentir valorizados, e uma das maneiras de se fazer isso é investindo na melhoria contínua por meio da capacitação profissional

4. Concessão de benefícios

A capacitação profissional não deixa de ser um tipo de benefício que pode ser oferecido aos talentos. No entanto, é um investimento diretamente ligado à carreira do colaborador.

Muitas vezes, o que o funcionário precisa é perceber que o empregador o vê também como um ser humano e que sua preocupação está para além do escritório. 

É o caso, por exemplo, de quando uma empresa decide investir em um plano patrocinado de previdência privada corporativa. Com isso, ela demonstra que zela pelo futuro do colaborador e preza pelo seu bem-estar.

A Onze, a primeira PrevTech do Brasil, oferece soluções personalizadas na área de previdência privada, sempre pensando no melhor tanto para a organização quanto para os funcionários. Por isso, desenvolveu um aplicativo que permite aos usuários acompanharem o andamento das suas aplicações e fazerem suas projeções.

Não perca mais tempo, acesse o site, entre em contato com nossa equipe e implemente essa política de atração em sua empresa.