Portabilidade da previdência Porto Seguro: como fazer a sua

Por Redação Onze

Muitas pessoas não sabem, mas a portabilidade de previdência Porto Seguro é muito mais simples de ser realizada do que parece. Vale, contudo, analisar se de fato é a hora de aderir a ela.

Entenda mais sobre esse assunto por meio dos tópicos abaixo.

O que é portabilidade de previdência?

A portabilidade de previdência, seja da Porto Seguro ou qualquer outra instituição, segue o mesmo conceito básico aplicado à portabilidade de planos de internet ou TV a cabo, por exemplo.

Ou seja: quando o cliente está insatisfeito ou deseja algum tipo de melhoria, ele “migra” para um plano que lhe atende melhor.

No caso da previdência, especificamente, significa tirar os investimentos de uma instituição financeira e passar para outra, mas sem nenhum custo adicional para o investidor, a não ser que exista cobrança de taxa de saída.

Trata-se de um processo rápido e vantajoso: ao optar pela portabilidade, em vez de resgatar o valor para então aplicá-lo em outra empresa, você não precisa pagar imposto, o que otimiza seu financeiro e também o seu tempo.

Importante saber, também, que essa ação pode ser tanto interna quanto externa. Isso significa que a mudança pode ser entre instituições ou entre planos de uma mesma instituição.

Portabilidade da previdência Porto Seguro: como fazer

A portabilidade da previdência Porto Seguro, como as demais desse meio, não envolvem muita burocracia, e são feitas de forma rápida.

Vamos considerar, aqui, que você deseje transferir seu dinheiro para outra instituição, optando pela portabilidade externa.

Nesse caso, basta informar à nova empresa na qual irá investir, e ela cuidará de fazer o trâmite. Para isso, contudo, é importante que você entregue alguns documentos que serão solicitados, além do extrato dos seus investimentos e as características do plano que utilizava na Porto Seguro até então.

Bem simples, não é mesmo?

E o melhor é a rapidez: em até cinco dias úteis a portabilidade da sua previdência estará completa!

Veja o Requerimento de Portabilidade da Porto Seguro e todos os dados que as duas empresas, cedente e cessionária, devem oferecer para que o processo seja possível.

Quando ela pode ser feita?

A portabilidade da previdência tem como objetivo dar ao investidor o poder de escolha para otimizar seus rendimentos.

Sendo assim, você pode adotá-la sempre que encontrar outro plano/empresa que ofereça melhores taxas, por exemplo.

Mas, claro, algumas regrinhas precisam ser seguidas.

Saiba quais são no próximo tópico.

Quais as regras para a portabilidade?

Tais regras envolvem basicamente o que já falamos até aqui: é preciso comunicar à nova empresa escolhida, ter em mãos os documentos exigidos nesse tipo de processo e aguardar os cinco dias úteis.

Além disso, precisa-se respeitar o tempo mínimo de carência para esse tipo de transação (portabilidade da previdência externa), que é de 60 dias, fazer o processo somente na fase de acumulação (não é possível na fase de recebimento) e se manter na mesma modalidade que já estava sendo utilizada.

Ou seja: se você tem plano Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), só pode migrar para outro VGBL.

Há, ainda, uma outra vantagem na portabilidade da previdência Porto Seguro ou de qualquer outra empresa que ainda não citamos: o investidor também pode optar por mudar a tabela de tributação, mas somente da progressiva para a regressiva.

Fazendo isso, você garante que quanto maior o tempo de investimento, menor será o imposto a ser pago posteriormente. E esse não deixa de ser um grande incentivo para que se construa um patrimônio maior.

Conheça a primeira PrevTech do Brasil

Já pensou em oferecer uma previdência privada corporativa como benefício para os seus colaboradores?

A Onze é a primeira PrevTech do Brasil, com a missão de oferecer previdência privada corporativa para empresas de qualquer tamanho.

Conheça nossa plataforma tecnológica criada para eliminar burocracia, reduzir taxas e agregar mais valor para os seus  funcionários.