Portabilidade previdência Sicredi: como fazer e investir melhor

Por Redação Onze

Portabilidade previdência Sicredi

A portabilidade da previdência privada da Sicredi pode ser feita de forma gratuita. Você sabia disso? A troca é permitida entre planos da cooperativa ou, ainda, para outras operadoras.

Assim, se você pretende mudar ou transferir sua poupança em aposentadoria, veja como fazer a operação. Por aqui, você vai entender como realizar a mudança e quando ela é indicada.

Acompanhe este artigo até o final e descubra como fazer a portabilidade da previdência privada da Sicredi e de que maneira investir melhor seu dinheiro para o futuro.

É possível fazer a portabilidade da Previdência Sicredi?

Sim, é possível fazer a portabilidade do investimento realizado em previdência privada por intermédio da Sicredi.

A empresa oferece planos de aposentadoria complementar em parceria com a Icatu Seguros. Os produtos são categorizados em Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), que se subdividem em vários formatos de investimento e resgate.

Então, você tem duas opções para mudar a aplicação:

  • Portabilidade interna: entre planos da Sicredi
  • Portabilidade externa: contratando outra operadora de previdência

Na portabilidade interna, a troca só pode ser realizada entre planos da mesma modalidade. Assim, apenas é permitida a mudança de PGBL para PGBL e de VGBL para VGBL. Nesse caso, o contratante pode escolher outro plano com maior taxa de rentabilidade, por exemplo. Ou, ainda, mudar para um produto que seja mais seguro.

Já a portabilidade externa é realizada quando o titular da aplicação decide sair da Sicredi e contratar uma nova operadora para a sua previdência.

Quando fazer a portabilidade da Previdência Sicredi

Apesar de ser uma operação gratuita, nem sempre vale a pena fazer a portabilidade. Isso acontece porque, ainda que não haja custos diretamente relacionados à transferência, o investimento pode sofrer impactos de rentabilidade no longo prazo, caso a mudança não seja bem planejada.

Portanto, veja algumas situações em que a portabilidade da previdência da Sicredi é uma alternativa a analisar:

Os gastos com a aplicação sobem

Todo investimento tem custos. No caso da previdência, você terá que pagar taxa de administração e Imposto de Renda, além de eventuais cobranças de carregamento e performance. Mas, se os descontos nos planos da Sicredi começam a crescer mais do que o esperado, pode ser um bom momento para avaliar outras alternativas de investimento.

Os ganhos com a previdência diminuem

Geralmente, não existe taxa fixa de juros na previdência privada. Os rendimentos são calculados com uma série de elementos variáveis e, assim, a rentabilidade com o plano varia ao longo da aplicação.

Se, no entanto, as taxas de pagamento estão cada vez menores e não há expectativa de melhora, avalie novos planos de previdência que sejam mais atrativos.

Atendimento ineficiente

Por fim, considere como está o seu relacionamento com a Sicredi. O atendimento realizado pelas operadoras de previdência deve ser bem alinhado ao contratante – afinal, trata-se de uma relação de longo prazo. Então, quando ocorrem problemas de atendimento, demoras, dúvidas não respondidas, solicitações não atendidas, procure uma nova operadora.

Como fazer a portabilidade da Previdência Sicredi

Se você está realmente decidido a fazer a portabilidade da previdência da Sicredi – seja de forma interna, seja de forma externa –, veja neste passo a passo como realizar o procedimento:

1. Analise o contrato da previdência

A portabilidade é uma operação regulamentada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Ou seja, a Sicredi tem que atender a sua solicitação de mudança de plano ou operadora, quando solicitado.

No entanto, avalie cuidadosamente quais são as regras adotadas pela cooperativa de crédito. Além disso, considere se todas as condições estão dentro da regulamentação.

Vale observar, por exemplo, que existe um período de carência de 60 dias para a portabilidade. Isso quer dizer que você só poderá mudar de previdência de forma gratuita e isenta do Imposto de Renda após 2 meses de contratação do plano.

Para qualquer outra dúvida, basta acessar as orientações da SUSEP sobre portabilidade de produtos previdenciários.

2. Entre em contato com a nova operadora,  se for o caso

Caso você deseje fazer a portabilidade externa – ou seja, da Sicredi para outra empresa –, entre em contato com a nova operadora e solicite a operação. Será ela a responsável por dar entrada nos procedimentos para realizar a transferência do seu plano.

Nessa etapa, serão requeridos documentos, tais como:

  • Proposta de inscrição da operadora receptora
  • Proposta de inscrição da operadora cedente
  • Documento de solicitação de portabilidade

3. Conte com a Onze

Por fim, veja como a Onze pode auxiliar você na busca pelo melhor plano de previdência privada. Além de todo o conteúdo exclusivo a que você tem acesso em nosso blog e portal, ainda encontra a orientação necessária conversando com nossa equipe.