Plano de previdência privada corporativa e simples: entenda a diferença

Por Redação Onze

8 Razões para fechar um plano de previdência privada corporativa

Tire todas as suas dúvidas sobre previdência corporativa com nosso guia.

E-mail enviado com sucesso.

Entender a diferença entre a previdência privada corporativa e simples é essencial antes de incluir este tipo de benefício na sua empresa. A previdência corporativa é uma ótima alternativa para os colaboradores, trazendo muitas vantagens em relação aos custos da previdência simples. Ela também oferece mais benefícios para a empresa, tanto na retenção dos colaboradores, quanto em questões fiscais. Confira!

Previdência Privada Complementar x Previdência Social

Para entender a diferença entre previdência privada corporativa e simples, é preciso antes entender a diferença entre previdência privada complementar e previdência social.

Previdência Social

A Previdência Social é um seguro garantido para os trabalhadores que contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O INSS é a instituição que administra esses recursos, garantindo não apenas a aposentadoria dos trabalhadores, mas outros direitos como o seguro-desemprego e aposentadoria por invalidez, entre outros.

Na Previdência Social, as contribuições são realizadas mensalmente por todos os trabalhadores que se enquadram no regime CLT, e o valor a ser contribuído varia de acordo com o salário do colaborador.

Para se aposentar da forma mais comum, é analisado o tempo que o trabalhador contribuiu e a idade atual para calcular o quanto ele receberá de aposentadoria.

Previdência Privada Complementar

Já a previdência privada complementar é uma forma de investimento com foco no longo prazo, principalmente para a aposentadoria. Por isso, o governo oferece benefícios fiscais para este tipo de investimento.

Diferente da Previdência Social, na previdência privada os valores aportados pelo trabalhador são individualizados, sendo possível o resgate a qualquer momento, além de diferentes formas de renda na aposentadoria.

O que é um plano de Previdência Privada Corporativo?

O plano de previdência privada corporativo é um modelo de previdência privada oferecido como benefício para os colaboradores da empresa. Com isso, é possível aumentar a retenção dos funcionários, contribuir para o seu equilíbrio financeiro e trazer tranquilidade em relação a segurança financeira da sua família.

Afinal, esta previdência privada se torna uma reserva de longo prazo, podendo chegar a um montante bem significativo.

Plano de previdência privada corporativa e simples: aberta ou fechada?

Na hora de decidir por oferecer um plano de previdência privada corporativo, existem duas opções que devem ser consideradas: a previdência aberta ou fechada.

Vamos entender melhor a diferença entre estes dois tipos de previdência.

Aberta

A previdência privada aberta é aquela em que qualquer pessoa pode ter acesso, sem depender de vínculo com alguma empresa. Estes planos são fiscalizados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). É ela quem garante o bom funcionamento e a segurança do mercado.

A previdência aberta também é conhecida como previdência privada simples, por ser o modelo mais comum e acessível para os investidores.

Fechada

Já a previdência privada fechada, também conhecida como “fundos de pensão”, é o modelo usado pelas empresas para oferecer a previdência privada corporativa. Ela é considerada fechada porque só pode ser utilizada por colaboradores de uma determinada classe ou empresa.

Por não ter fins lucrativos, a previdência privada fechada costuma ter taxas muito mais baixas, o que a torna muito interessante para os colaboradores.

Porém, o que mais atrai os colaboradores para esse benefício é o “match” oferecido por algumas empresas. Nesses casos, a empresa investe uma quantia proporcional ao que foi investido pelo funcionário. Essa quantia pode variar de 10% até 100% do aporte.

Isso significa que se o colaborador decidir investir R$ 300, a empresa colocará mais R$ 300 na conta de previdência deste colaborador.

Match: vale a pena?

Na hora de decidir entre uma previdência privada corporativa e simples, o match é um dos fatores que mais chamam atenção dos colaboradores para fazerem parte da previdência corporativa.

Entretanto, empresas e funcionários ficam na dúvida sobre o quanto vale a pena este tipo de benefício.

Para empresas

No caso da empresa que oferece o match, existem algumas vantagens que precisam ser consideradas.

A primeira delas é a retenção dos funcionários. Como a previdência privada é um planejamento de longo prazo e o match se mostra interessante para os colaboradores, eles tendem a se manter na empresa por mais tempo.

Além disso, as empresas que trabalham com o regime de tributação do Lucro Real tem um tratamento fiscal diferenciado para o pagamento de previdência privada corporativa. Assim, existe a possibilidade de reduzir em até 20% do imposto de renda os valores pagos nesse tipo de benefício.

Para Funcionários

No caso de um funcionário aderindo ao plano de previdência corporativo que oferece o match, é importante considerar seus planos pessoais e entender a política da empresa.

Isso porque o match pode ser um benefício muito vantajoso, mas em alguns casos exige que o colaborador cumpra um determinado tempo de casa antes de poder utilizar os valores aportados exclusivamente pela empresa.

Ou seja, se o colaborador pretende sair da empresa em curto espaço de tempo, pode ser que mantenha apenas os valores aportados por si próprio, e não tenha direito aos aportes realizados pela empresa.

Porém, para quem pretende ficar na empresa por um longo período de tempo, a previdência privada corporativa que oferece o match como um benefício a mais pode ser extremamente vantajosa.

Conheça a primeira PrevTech do Brasil

Agora que você já sabe a diferença entre previdência privada corporativa e simples, que tal oferecer como um benefício para os funcionários da sua empresa?

A Onze é a primeira PrevTech do Brasil, com a missão de oferecer previdência privada corporativa para empresas de qualquer tamanho.

Conheça nossa plataforma tecnológica criada para eliminar burocracia, reduzir as taxas, e agregar mais valor para os seus funcionários.