Como incentivar os funcionários a aderirem à previdência privada?

Por Redação Onze

Pensar na futura aposentadoria pode parecer algo distante para quem está entrando no mercado de trabalho. É por isso que muitas empresas têm dificuldades para incentivar funcionários a aderirem à previdência privada.

Quem está construindo uma carreira profissional há mais tempo talvez já tenha se dado conta dessa importância. Mas muitos desses trabalhadores ainda têm dúvidas sobre as vantagens dessa modalidade.

Se considerarmos as constantes crises econômicas no Brasil, o déficit bilionário da Previdência Social e o valor do teto da aposentadoria concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já teremos motivos para olhar a previdência privada com bons olhos.

Acompanhe este artigo e saiba como incentivar funcionários a aderirem à previdência privada corporativa, mostrando todas as vantagens.

Quais são as vantagens da previdência privada para o trabalhador?

Para o trabalhador, as vantagens da previdência privada são inúmeras. Aqueles que pretendem manter uma boa renda mensal e o seu padrão de vida na aposentadoria devem ficar ainda mais atentos aos benefícios.

Embora haja um desconto mensal na folha de pagamento durante muitos anos, esse ressarcimento fará toda a diferença na aposentadoria. O valor do desconto depende do plano oferecido pela empresa e varia entre 3% e 10% do salário.

A empresa, por sua vez, também contribui com uma parcela do plano para aumentar o valor da sua previdência privada. Ou seja, existe uma contrapartida empresarial que também garante certa estabilidade futura.

Dessa forma, depois de aposentado, o trabalhador receberá o benefício do INSS mais o valor da previdência privada à qual      ele aderiu ao longo da vida.

Em outras palavras, é como se fosse uma poupança de longo prazo. O funcionário e a empresa pagam aos poucos, e o trabalhador só poderá recuperar depois de alguns anos ou décadas. Tudo vai depender do momento em que ele começou a contribuir.

Quanto mais cedo iniciar essa contribuição, maior será o montante lá na frente. É por isso que o padrão de vida atual fica mais assegurado no futuro. Mesmo que haja instabilidade na economia do país, as suas finanças não serão prejudicadas.

Quais são as vantagens da previdência privada para a empresa?

Para a empresa, oferecer um bom plano de previdência privada é a principal vantagem na hora de atrair e reter talentos do mercado.

Além da cesta de benefícios, o plano de previdência privada é um diferencial que o futuro funcionário poderá considerar na hora de optar por aquela empresa.

Ao mesmo tempo, incentivar funcionários a aderirem à previdência privada acaba sendo um fator motivacional para que eles permaneçam na empresa por mais tempo. Ou seja, se o plano for realmente interessante, essa adesão pode ser decisiva para que ele não escolha outras oportunidades de emprego na concorrência.

Como posso incentivar funcionários a aderirem à previdência?

Agora que você já sabe a importância de incentivar funcionários a aderirem à previdência privada, falta descobrir como fazer isso.

Além de apresentar à equipe todas as vantagens que já citamos acima, é preciso que a empresa tenha consciência de que caberá a ela uma parcela desse pagamento.

Ao escolher quais planos serão oferecidos aos colaboradores, opte por aqueles que de fato trarão mais benefícios para eles, mas que também caberão no orçamento da companhia.

Desloque uma equipe especializada para conversar individualmente com os potenciais interessados, explicando tudo e tirando todas as dúvidas.

Quanto mais próximo for esse contato, mais fácil será incentivar funcionários a aderirem à previdência privada da sua empresa.