Previdência privada ou fundos multimercados: qual é a melhor opção de investimento?

Por Redação Onze

A decisão sobre previdência privada ou fundos multimercados depende basicamente do objetivo da aplicação.

A previdência privada conta com benefícios fiscais que favorecem o longo prazo e o investimento para a aposentadoria.

Já os fundos multimercados compreendem inúmeras possibilidades diferentes de aplicação e abarcam perfis de risco e prazos variados.

Portanto, é essencial compreender bem como funciona cada um dos dois investimentos e analisar qual se encaixa melhor em seus objetivos.

Preparado para decidir entre previdência privada e fundos multimercados? Então siga a leitura.

Previdência privada ou fundos multimercados: o que é o quê?

O primeiro passo para analisar se é melhor investir em previdência privada ou fundos multimercados é estudar as características de cada um deles. A partir dessa análise, é possível estabelecer uma base para comparação.

O que é previdência privada?

A previdência privada é um investimento de longo prazo e, em geral, de baixo risco, o qual tem como finalidade principal servir como um complemento à previdência pública. 

Em geral, esses planos são disponibilizados para pessoas físicas, mas também há algumas modalidades corporativas que são disponibilizadas por empresas para seus funcionários.

O investimento em previdência privada costuma ser realizado a partir de contribuições periódicas por um prazo predeterminado. Esses aportes vão determinar qual será a renda a ser auferida no momento do resgate. 

Em suma, após o período de contribuição, o investidor irá retirar o valor aplicado acrescido dos rendimentos do investimento, que conta com benefícios fiscais que fazem muito sentido no longo prazo.

O que são fundos multimercados?

Os fundos multimercados, por sua vez, são um tipo de fundo que pode ser aplicado em ativos variados, como renda fixa, ações, derivativos, câmbio, entre outros. 

Dessa forma, a classificação de risco desses fundos pode variar de acordo com o perfil da gestão. Além disso, o horizonte de investimento pode ser tanto de curto, médio ou longo prazo

Esse tipo de investimento permite obter estratégias variadas de investimento, além de ser uma forma simples de diversificação. 

Como esse tipo de fundo permite alocação em ativos variados, é possível balancear o capital entre ativos de risco e ativos que funcionem como uma proteção, o que pode servir para um aumento controlado da exposição ao risco.

Características da previdência privada e dos fundos multimercados

A previdência privada e os fundos multimercados possuem características bem diversas, incluindo tributação, rentabilidade, liquidez, entre outras. Sendo assim, cada item deve ser analisado com cuidado no momento de tomar uma decisão.

Benefícios fiscais

Existem dois tipos de previdência privada, PGBL e VGBL. O PGBL é mais indicado para quem possui uma renda alta, pois permite a dedução de até 12% da renda bruta auferida no ano. 

O VGBL não oferece essa possibilidade, mas pode ser uma opção para complemento ao PGBL ou para quem possui uma renda menor. Além disso, na tabela regressiva, investimentos com prazo superior a 10 anos contam com a menor alíquota de Imposto de Renda do mercado financeiro (10%).

No caso dos fundos multimercados, não há esse tipo de benefício fiscal.

Tributação

Existem dois tipos de tributação nos planos de previdência privada: a regressiva e a progressiva

No caso da tributação regressiva, a alíquota vai diminuindo ao longo do tempo: depois de 10 anos, o IR atinge o mínimo de 10%. Na tributação progressiva, por sua vez, ela incide sobre a renda a ser recebida pelo investidor — o valor pode progredir de 0% até 27,5%, a depender da renda do investidor.

No caso dos fundos multimercados de longo prazo, a tributação varia de 22,5% a 15%, dependendo do tempo até o resgate. Depois de 720 dias, a alíquota do IR cai para o mínimo. E, ao longo de todo o período de investimento, há a incidência do come-cotas, sobre o qual falaremos no próximo tópico.

Come-cotas

Os fundos de investimento em previdência privada não têm incidência do come-cotas, que é uma antecipação do recolhimento do Imposto de Renda a cada seis meses. Nos fundos multimercados, a cobrança ocorre em maio e novembro. 

Na prática, para o investidor, a incidência do come-cotas significa uma rentabilidade menor, já que parte do rendimento que ficaria se beneficiando dos juros compostos até o resgate acaba sendo “devorado” com antecedência.

Liquidez

O investimento em previdência privada é considerado um investimento de baixa liquidez. Como ele é formatado para o longo prazo, em caso de necessidade de resgate antecipado, a alíquota de imposto que irá incidir sobre o investimento será mais elevada, dependendo da tabela escolhida.

No caso dos fundos multimercados, a liquidez varia de acordo com o tipo. Existem fundos desse tipo que possuem liquidez diária (D+1), mas também há alguns com prazos maiores, como de 30 dias (D+30).

Rentabilidade

Os planos de previdência privada possuem rentabilidades variadas. Contudo, em geral, esses planos aplicam parte considerável do seu capital em ativos de renda fixa, como títulos do Tesouro Direto, que têm baixo risco. 

Mas, cada vez mais, surgem fundos de previdência que se concentram mais em renda variável e se aproveitam do longo prazo para propiciar rendimentos mais interessantes para os investidores.

No caso dos fundos multimercados, a rentabilidade depende muito do tipo e da gestão. Normalmente, em prazos menores, estão expostos a riscos maiores e oferecem rentabilidades mais elevadas.

Transmissão de herança

A previdência privada possui uma vantagem, que é o fato de não ser incluída no espólio para transmissão de herança. Nesse caso, o detentor do plano deve indicar quem serão os beneficiários e qual será a porcentagem de cada um. Caso o investidor não especifique essa informação, a divisão será feita entre os herdeiros.

No caso dos fundos multimercados, a transmissão de herança segue o rito tradicional previsto em lei. Dessa forma, o valor investido no fundo entra no espólio e é dividido entre os herdeiros e de acordo com o testamento (caso ele exista).

Como escolher entre previdência privada e fundos multimercados?

Ainda em dúvida entre previdência privada e fundos multimercados? Então acompanhe estas dicas:

  1. Defina o objetivo do seu investimento.
  2. Lembre que, para a aposentadoria, fundos de previdência privada oferecem vantagens fiscais consideráveis. Para prazos mais exíguos, há inúmeros fundos multimercados que podem interessar.
  3. Analise a oferta de fundos no mercado considerando composição de ativos, rentabilidades, taxas e gestores.
  4. Busque outros conteúdos como este para tirar todas as suas dúvidas sobre os investimentos para a aposentadoria.
  5. Converse com sua corretora ou seu banco para avançar ainda mais na sua decisão.
  6. Comece a investir.

O que achou das sugestões? Será que a escolhe entre previdência privada e fundos multimercados ficou mais fácil agora? Deixe um comentário.