Previdência privada: resgate antecipado acarreta perdas?

Por Redação Onze

previdencia-privada-resgate-antecipado

Quer fazer o resgate da previdência privada antes do tempo? Primeiro você precisa entender o que acontece nesse caso. 

Retirar o dinheiro de forma antecipada pode acarretar o pagamento de uma alíquota alta de Imposto de Renda ou até taxas da instituição financeira, o que prejudica a rentabilidade da aplicação.

Por isso, todo cuidado é essencial ao investir. O resgate da previdência privada antes do tempo geralmente sinaliza a falta de planejamento financeiro. 

Então, para ajudar na sua missão de proteger e multiplicar o patrimônio, preparamos um guia com todas as dicas para arquitetar esse investimento.

É possível fazer resgate antecipado da previdência privada?

Sim, é possível fazer resgate antecipado da previdência. No contrato que você faz com a instituição financeira, estão previstas as condições para isso acontecer. Cada contrato define sua própria carência para resgate, mas, no geral, o prazo estipulado é de 60 dias.

Razões para um resgate da previdência privada antes do tempo

A seguir, confira algumas situações que demandam o resgate da previdência privada antes do tempo:

1. Emergência financeira

Para quem não tem uma reserva financeira, emergências podem gerar necessidade de um resgate antecipado. É o caso de imprevistos como despesas médicas ou demissão no emprego, por exemplo. 

Assim, o investidor se vê obrigado a retirar o dinheiro da previdência privada para pagar urgências.

2. Objetivos de curto prazo

Outra razão que leva ao resgate da previdência privada antes do tempo é a definição de objetivos financeiros de curto prazo. Trata-se de um erro definir metas em uma janela de tempo pequena: a previdência é um investimento que gera rendimentos no longo prazo. Não à toa ela é considerada uma aplicação que complementa a aposentadoria.

3. Investimento inadequado para o perfil

Se o investidor perceber que a previdência privada não era o investimento ideal para o seu perfil, é comum que faça o resgate para começar outras aplicações. Só que, mais uma vez, é importante ressaltar que a rentabilidade é comprometida nesse caso.

O que acontece no resgate da previdência privada antes do tempo

Abaixo estão as principais consequências de fazer um resgate antecipado da previdência privada.

Tributação mais alta

O resgate da previdência privada antes do tempo não é uma boa ideia para quem busca o aumento do patrimônio. A principal desvantagem é que, possivelmente, o investidor não aproveitará todos os benefícios fiscais e tributários do investimento.

No plano PGBL o investidor paga IR sobre o valor total do investimento (montante mais rendimentos), o que significa que um resgate no curto prazo pode significar prejuizo. No VGBL, a alíquota incide apenas sobre os rendimentos.

No regime regressivo da tabela do Imposto de Renda, normalmente adotado por quem busca investir no longo prazo, a alíquota diminui conforme o período da aplicação:

  • Até 2 anos: 35%
  • De 2 a 4 anos: 30%
  • De 4 a 6 anos: 25%
  • De 6 a 8 anos: 20%
  • De 8 a 10 anos: 15%
  • Acima de 10 anos: 10%

Então, imagine que você tenha um plano de previdência e utilize o regime regressivo. Se retirar o dinheiro antes de completar dois anos, vai pagar uma alíquota de 35%. A rentabilidade do investimento, portanto, sumirá quase por completo. 

Perda de rentabilidade

Além disso, cabe ressaltar que os rendimentos da previdência surgem a partir da incidência de juros compostos, que multiplicam o capital investido cada vez mais rápido. Logo, quanto maior é o tempo do investimento, maior é a bolada que você vai resgatar no futuro.

Possíveis taxas

Cada plano tem suas regras, por isso é importante ficar ligado às cobranças previstas para o resgate antecipado. Uma taxa cobrada por planos de previdência mais antigos é a taxa de saída, que o investidor pode nem estar lembrando que precisa pagar.

Antes de fazer o resgate antecipado da previdência privada

Não parece muito animadora a perspectiva de fazer o resgate antecipado da previdência privada, certo? Portanto, com todas essas informações em mente, considere estas dicas:

Lembre-se da portabilidade

Se o seu plano não está bom, não é preciso ficar com ele para sempre. Certamente existem muitas opções melhores, talvez até na mesma instituição em que você fez o plano anos atrás. Geralmente, as melhores condições estão fora dos bancos tradicionais.

A portabilidade entre planos de previdência normalmente é gratuita. Em alguns casos, contudo, é cobrada a mesma taxa de saída aplicada sobre o resgate do dinheiro.  É preciso se informar com a instituição responsável.

Verifique os custos

Nessa hora, não adianta uma estimativa aproximada. Pegue a calculadora e veja quanto vai custar exatamente o resgate antecipado da previdência. Nessa conta, considere Imposto de Renda, possível taxa de saída e até a rentabilidade futura que você está deixando.

Comece a se planejar

Se você está pensando em um resgate antecipado da previdência privada, talvez esteja faltando planejamento financeiro na sua vida, não é mesmo?

Então é hora de organizar o orçamento, reordenar as contas, verificar e resolver dívidas, projetar receitas e despesas futuras, criar uma reserva de emergência e investir com foco no longo prazo.

Dessa maneira, talvez você até precise fazer o resgate antecipado da previdência neste momento, mas estará mais preparado para tomar decisões melhores para o seu dinheiro no futuro. Lembre-se: para lucrar no longo prazo, você precisa estar tranquilo com o curto prazo.

Este artigo foi útil para você? Então acesse o site da Onze e confira nossos conteúdos exclusivos!