Processos de gestão de pessoas: Como implantar na sua empresa

Por Redação Onze

Toda e qualquer empresa precisa manter rotinas e processos para que o trabalho flua sem dificuldades e a organização cumpra o seu propósito de mercado. 

Entre esses procedimentos e práticas, estão os processos de gestão de pessoas, que tratam diretamente de quem trabalha em uma corporação. 

Empresas são feitas por pessoas, e os resultados dos negócios dependem delas. Se diretores e gestores não estabelecerem um ambiente de trabalho adequado e um bom relacionamento com seus colaboradores, dificilmente a empresa vai atingir suas metas e objetivos. 

Para que servem processos de gestão de pessoas?

Os processos de gestão de pessoas são fundamentais para empresas que querem obter um ambiente de trabalho mais saudável. Para implementar essa metodologia, é necessário definir uma série de práticas relacionadas à administração e aos Recursos Humanos (RH).

Esses profissionais serão responsáveis por estimular os colaboradores por meio de seis processos de gestão de pessoas:

  1. Agregar pessoas: neste contexto estão envolvidas as práticas de recrutamento e seleção de novos funcionários. Os critérios de escolha estão relacionados às necessidades da organização e à contribuição para o sucesso da empresa. 
  2. Aplicar pessoas: esse processo é usado para definir quais atividades serão desempenhadas por cada um dos colaboradores, além de orientar e acompanhar a execução das tarefas. 
  3. Recompensar as pessoas: essa é uma das técnicas mais importantes durante a aplicação dos processos de gestão de pessoas. Nesse procedimento estão compreendidos a remuneração, os programas de incentivo e os benefícios. Quando esse processo é bem executado, o profissional sente-se valorizado, e a tendência é que ele permaneça no emprego por mais tempo.
  4. Desenvolver as pessoas: inclui o treinamento, além de programas para o desenvolvimento da carreira do colaborador.
  5. Manter as pessoas: está relacionado à criação de condições ambientais e psicológicas para que os funcionários possam trabalhar de maneira adequada. Neste critério estão reunidas as práticas de cultura organizacional, gestão do clima, segurança do trabalho, programas de qualidade de vida e as relações sindicais.
  6. Monitorar as pessoas: o principal objetivo é acompanhar e orientar os funcionários para que as tarefas sejam executadas de acordo com o planejamento. Esse processo vai trazer importantes contribuições para a empresa, como excelência, qualidade, organização e crescimento. 

Problemas na gestão de pessoas

Empresas que não aplicam os processos de gestão de pessoas de maneira adequada provavelmente vão se deparar com mais dificuldades em relação ao gerenciamento da equipe. Além da alta rotatividade, a tendência é que a equipe esteja cada vez menos engajada e produtiva.

Todos esses problemas podem influenciar diretamente no desenvolvimento da empresa e na forma como será vista no mercado. Veja as principais adversidades que um negócio vai enfrentar se não contar com estratégias e profissionais qualificados no setor de RH: 

  • Falta de qualidade de vida no ambiente de trabalho;
  • Aumento de conflitos;
  • Baixa produtividade (especialmente em casos de contratações inadequadas);
  • Tarefas desempenhadas de maneira equivocada;
  • Funcionários insatisfeitos e desmotivados;
  • Comunicação interna ineficiente;
  • Possibilidade de maior rotatividade entre os colaboradores;
  • Contratações que não atendem aos objetivos da corporação.

Como implantar processos de gestão de pessoas?

A gestão da equipe abrange diversos fatores, como o envolvimento, a capacitação e o desenvolvimento dos funcionários. Assim, a empresa consegue diminuir a rotatividade e implantar uma forma de trabalho estruturada e compatível com o seu propósito. 

Para aplicar esse procedimento, é preciso contar com um setor específico e capacitado para cuidar das seguintes questões:

  • Motivação: esse critério pode estar vinculado ao propósito da empresa, a plano de carreira consistente, a desafios impostos, além da questão financeira. Uma das possibilidades para evitar erros nesse quesito é procurar entender desde o recrutamento quais são os objetivos do profissional. Dessa maneira, serão identificados os pontos que merecem mais atenção por parte dos gestores.

  • Comunicação adequada: as informações devem ser apresentadas de forma clara e acessível em todos os níveis da empresa. Incentivar o diálogo e saber a opinião dos funcionários é um procedimento básico para a empresa buscar seu desenvolvimento.

  • Trabalho em equipe: deixe claro aos colaboradores quais são as tarefas de cada um, e a importância de executá-las pensando na equipe.

  • Conhecimento e competência: dividir as atribuições adequadamente é um processo fundamental para ter uma cultura organizacional forte. Esse método deve ser aplicado desde o processo seletivo.

  • Treinamento e desenvolvimento: essas atividades devem ser contínuas e precisam funcionar como uma espécie de parceria entre empresa e funcionários.