Veja como a saúde financeira contribui para sua qualidade de vida

Por Redação Onze

previdencia privada corporativa

Embora se refira às finanças, o termo saúde financeira também está intrinsecamente ligado à nossa própria saúde física e mental, sendo determinante para alcançar qualidade de vida. 

Conseguir fechar as contas no final do mês sem apertos, manter uma reserva para possíveis emergências e ter investimentos com bons rendimentos é o sonho de qualquer um e, uma vez conquistados, esses objetivos garantem uma série de benefícios. Confira alguns deles.

  • Você se sente mais seguro

O primeiro e mais óbvio deles é a segurança. Este ano, o mundo inteiro se viu assolado por uma pandemia provocada por uma doença respiratória altamente contagiosa, o que forçou a interrupção de inúmeros serviços. Junto com as medidas de prevenção da doença, vieram também incertezas em relação ao futuro da economia, demissões e cortes de salários.

Segundo um levantamento feito pelo Instituto Locomotiva entre os dias 3 e 4 de abril, mais de metade dos brasileiros tiveram perda de renda desde o início da pandemia, sendo que 88% dos entrevistados relataram medo de perder o emprego. Entre aqueles que não estavam preparados para imprevistos financeiros, o cenário é de muita insegurança.

Segundo a CNDL/SPC, 80% dos inadimplentes brasileiros sofreram impacto emocional negativo por conta das dívidas no primeiro trimestre deste ano. A ansiedade foi o problema mais citado, apontado por seis em cada dez entrevistados e seguido por estresse e irritação (58,3%), tristeza e desânimo (56,2%), angústia (55,3%) e vergonha (54,2%).

  • Você tem menos dores de cabeça

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 48% dos consumidores brasileiros não controlam seus orçamentos

Coincidentemente, o percentual é o mesmo para a parcela dos consumidores que  ficaram com ‘nome sujo’ em algum momento de 2019. Estar inadimplente é uma situação que pode abalar muito a qualidade de vida de qualquer pessoa, pois junto às dívidas vêm:

  • Cobranças constantes
  • Dificuldades para conseguir créditos;
  • Dificuldades para alugar imóveis;
  • Dificuldades para fechar negócios;
  • Dificuldades para pedir financiamentos;

Entre tantas outras dores de cabeça.

  • Você fica mais tranquilo

Outra grande vantagem de ter saúde financeira para a sua qualidade de vida é a maior organização e planejamento dos seus gastos, evitando compras desnecessárias, desperdícios e, principalmente, que faltem os serviços essenciais para sua saúde e bem-estar. 

O controle rigoroso das finanças permite avaliar com clareza quais despesas consomem mais o seu orçamento para, assim, priorizar as que são mais importantes, como moradia, alimentação e saúde, por exemplo. Garantir suas despesas essenciais é o primeiro passo para viver com mais tranquilidade e qualidade de vida.

Além disso, esse exercício vai ajudar a direcionar os recursos também para os momentos de lazer e possíveis despesas supérfluas, que vão aumentar sua sensação de bem-estar e satisfação com a vida.

  • Você valoriza o que importa

Ao cortar gastos e reconsiderar suas despesas, é inevitável ponderar o real valor das coisas ao seu redor e perceber que, em muitos casos, os preços praticados no mercado estão muito acima do real valor de determinados bens

Quando se tem consciência das suas reais necessidades, é comum que coisas muito caras percam valor quando não se enquadram no seu padrão e vida, passando a configurar como exagero em muitos casos. Uma pessoa com saúde financeira saberá escolher a melhor opção, considerando suas necessidades e condições de compra.

  • Você realiza sonhos

Entendendo melhor seu hábitos de consumo e mantendo o controle sobre as próprias finanças, é possível evitar o endividamento excessivo, poupar mais e investir de forma inteligente. 

Com isso, fica muito mais simples fazer planos futuros de forma sustentável. Você pode sonhar com uma casa nova, uma viagem longa, um curso no exterior ou com uma aposentadoria mais tranquila, por exemplo.

  • Você aproveita mais a vida

Poder se dar pequenos luxos em datas especiais ou adquirir alguns mimos sem peso na consciência só é possível quando você sabe que aquele dinheiro não fará falta – e para ter certeza disso, é preciso ter saúde financeira com controle minucioso de entradas e saídas da sua conta, bem como o rendimento dos seus investimentos. Assim, será possível manter o corpo e o bolso sãos sem abrir mão dos pequenos prazeres da vida.