O que é renda: tipos e dicas para como melhorar a sua

Por Redação Onze

renda

Você sabe o que é renda? Entender os conceitos básicos relacionados às suas finanças pessoais é vital para que seja possível estabelecer uma relação mais saudável com o seu dinheiro.

O principal motivo é que, ao adquirir conhecimento sobre tópicos como esse, você desmistifica a complexidade que costuma ser atribuída ao universo financeiro. Afinal, não é preciso ser um especialista em economia para gerenciar o seu orçamento de forma eficiente.

Então, que tal entender melhor o significado de renda e ainda conferir dicas para aumentar a sua? Siga na leitura do artigo!

O que é renda, afinal?

Renda, do ponto de vista das finanças pessoais, é todo tipo de receita que um indivíduo tem acesso. Automaticamente, você pensou no seu salário, não é mesmo? E não está errado.

A sua remuneração profissional, de fato, é uma espécie de renda. Mas ela não é a única, conforme veremos a seguir.

Quais são os tipos de renda?

Investimentos, ganhos de capital e valores referentes a aluguéis, para dar alguns exemplos, também são receitas e podem ser encarados como tipos de renda. Por isso, é interessante ter atenção às classificações descritas abaixo para compreender melhor o seu dinheiro. Confira!

Renda passiva

Renda passiva, como o próprio nome sugere, é toda e qualquer receita em que o dinheiro trabalha sozinho.

Ou seja, você só precisa fazer um movimento inicial, como aplicar o seu capital em um fundo de investimentos, por exemplo, e esperar a quantia se valorizar ao longo do período. Todas as aplicações financeiras entram nesta categoria.

Ganho de capital

Outro tipo de renda é o chamado ganho de capital, que ocorre quando você faz uma aquisição e, tempos depois, se desfaz dela por um valor mais elevado.

É o caso, por exemplo, da compra de um imóvel na planta (que tende a ter um preço mais acessível) e a sua posterior venda (com o apartamento já acabado e valorizado) por uma quantia maior.

Renda ativa

É aqui que aparece o seu salário e as demais gratificações ou remunerações por um serviço realizado. Na renda ativa, você precisa trabalhar para ser recompensado.

Como melhorar a renda em 4 dicas

A primeira parte do artigo está completa, o que significa que você já conheceu todos os conceitos relacionados ao termo “renda”. Agora, já tem condições de aprender formas de melhorar as suas finanças – confira 4 dicas que vão ajudar nesse sentido.

1. Comece cortando gastos desnecessários

Antes de pensar propriamente em aumentar a sua renda, que tal aproveitar melhor o quanto você já ganha?

Muitas vezes, a sua receita permite viver uma realidade mais confortável do que você leva. No entanto, as compras por impulso, a desorganização financeira e a falta de disciplina podem dar a impressão de que os ganhos são insuficientes para sustentar o seu padrão de vida.

Portanto, começar fazendo uma revisão do seu orçamento, analisando para onde o seu dinheiro vai e verificando se existe a possibilidade de cortes, deve ser o seu primeiro passo.

2. Avalie fontes alternativas de renda ativa

Não é porque você tem um emprego estável e recebe bem que não precisa considerar novas fontes de renda. Algumas alternativas podem proporcionar um complemento orçamentário interessante. Quem sabe aquele seu hobby de cozinhar não se transforma em um negócio de delivery de comida caseira?

Se o seu objetivo é ter mais dinheiro no bolso, defina isso como uma prioridade e use toda a criatividade que tem ao seu favor.

3. Faça o seu patrimônio render

É importante também ter atenção a outras maneiras de lucrar. Sabe aquele apartamento antigo e sem uso que você recebeu de herança? Com uma reforma, ele pode ser alugado e fornecer uma renda extra.

Assim, você estará capitalizando em cima de um bem que, até então, só trazia prejuízos e se desvalorizava.

Mas isso não vale apenas para imóveis. O ganho de capital também pode se dar de outras formas, como a partir da venda de móveis que estão sobrando ou mesmo de roupas em uma espécie de bazar online.

4. Invista com mais eficiência

Por fim, chegamos à maneira mais eficaz de melhorar a sua renda: investir o dinheiro em aplicações financeiras de boa rentabilidade. Chega de deixar o seu capital desvalorizando na caderneta de poupança. Por mais que seja uma aplicação segura, em alguns momentos o seu retorno não chega nem a cobrir a inflação.

Se você tem um perfil de investidor menos agressivo, não tem problema, existem outras modalidades muito mais atrativas. O Tesouro Selic e o Certificado de Depósito Bancário (CDB), por exemplo, são opções mais rentáveis e que, em algumas situações, oferecem liquidez diária.

E aí, gostou deste artigo sobre o que é renda? Caso tenha interesse em mais assuntos relacionadas às finanças pessoais, siga navegando no blog da Onze e amplie o seu horizonte de possibilidades!