Resgate da poupança: quando devo fazer?

Por Redação Onze

resgate da poupança

A Caderneta de Poupança é a opção de investimento mais popular no Brasil. Segundo uma pesquisa divulgada em 2019, pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), 88% dos investimentos realizados no Brasil ao longo de 2018 foram na Poupança – muito à frente dos 6% de investimentos em Previdência Privada, o 2º colocado do ranking. Pessoas de faixas etárias que variam dos 25 aos 59 anos dão preferência à Caderneta.

Uma das explicações para essa inclinação nacional é a possibilidade de se fazer o resgate da poupança a qualquer momento – a liquidez, de acordo com a pesquisa da ANBIMA, é levada em conta por 77% das pessoas que investem. O baixo risco que a poupança representa é comparável à sua rentabilidade diminuta: classificada como um investimento de renda fixa e de longo prazo, a poupança está rendendo, anualmente, 3,5%.

Hoje, esse valor é calculado pelo Banco Central do Brasil levando em conta a Inflação e com base em duas remunerações: básica (Taxa Referencial) e adicional (70% da Taxa Selic, a taxa de juros básica da economia brasileira, que está em 5% ao ano e é a menor das últimas três décadas). No fim das contas, em 2018 a Poupança teve um retorno real somente 0,84% acima da Inflação.

🡪 Entenda porquê sair da Poupança pode ser melhor para suas finanças!


Como resgatar a poupança no dia certo ?


O baixo poder de valorização é um dos motivos pelos quais muitas pessoas estão realizando o resgate da poupança. De fato, a alta liquidez da Poupança permite que o investidor resgate o recurso quando quiser. Fazer um saque no dia errado, no entanto, pode fazê-lo perder dinheiro. Isso porque o rendimento mensal da Poupança é sempre calculado no dia do aniversário da mesma, isto é, na data do mês em que a caderneta foi iniciada.

Digamos que você abriu uma conta em um dia 20; se fizer um saque parcial ou total até o dia 19, vai perder o rendimento mensal da quantia que sacou. Isso também vale caso tenha realizado aplicações subsequentes na poupança em outras datas: cada aplicação gera uma nova “data de aniversário”. O mais indicado no resgate da poupança é prestar bastante atenção nas datas em que realizou aplicações e realizar o saque no mesmo dia do mês.


Aplique seu dinheiro em investimentos mais vantajosos


Existem outras opções de investimentos de renda fixa a longo prazo que oferecem mais vantagens do que a tradicional Caderneta de Poupança. Redirecionar o dinheiro que estava na poupança para outra aplicação é a melhor opção para quem está em busca de melhores rendimentos – no caso dos investimentos de renda fixa, podem ser:

– Pré-fixados (taxa de juros pré-determinada)
– Pós-fixados (percentual de taxa que segue a Taxa Selic)
– Uma combinação híbrida de ambos


Conheça algumas opções de investimento de renda fixa mais interessantes do que a Caderneta de Poupança:


– Títulos do Tesouro Direto: título público emitido pelo Governo em troca um “empréstimo” do investidor; mais seguro que a Poupança e com bom rendimento.

– Certificado de Depósito Bancário (CBD): título emitido por um banco em troca um “empréstimo” do investidor; mesma segurança da Poupança e com rentabilidade que varia caso a caso.

– Fundo Selic: outra aplicação em Títulos do Tesouro, porém com opções que oferecem taxas menores ou nulas.

– Letras de Crédito Imobiliário (LCI): livre de impostos, financia atividades imobiliárias em troca de títulos com rendimento pré-fixado, pós-fixado ou híbrido.

– Letras de Crédito do Agronegócio (LCA): livre de impostos, financia atividades agropecuárias em troca de títulos com rendimento pré-fixado, pós-fixado ou híbrido.

– Fundo de Previdência Privada: segunda opção de investimento mais popular no Brasil, oferece diferentes tipos de taxas e de opções de resgate.


Sobre a Onze


A Onze é uma casa de investimentos que tem o propósito de gerir o patrimônio financeiro de longo prazo dos investidores. Para isso, oferece planos de previdência privada que investem em ativos diversos da economia brasileira. A Onze também oferece uma experiência digital personalizada e simples, de modo que o investidor tenha acesso a produtos financeiros exclusivos a taxas justas.