RH Digital: saiba o que é, como funciona e quais são as vantagens

Por Redação Onze

rh digital

A cada dia que passa, novas tecnologias são aplicadas na gestão de empresas para garantir mais eficiência e maior controle de processos. Na área de recursos humanos isso não é diferente, e o RH Digital surge como uma tendência para tornar a gestão de pessoas mais dinâmica. 

Nesse cenário, visão estratégica e transformação digital andam juntas. Um estudo da KPGM mostrou que executivos que acreditam no papel estratégico do RH são mais propensos a investir em transformação digital do que aqueles que ainda veem o RH como operacional (67% contra 48%).

O que é RH Digital?

O conceito de RH Digital diz respeito à evolução do departamento de recursos humanos a partir do uso de ferramentas e avanços tecnológicos para a gestão de pessoas. Ou seja, é a transformação operacional e estratégica de processos por meio de novas tecnologias digitais. 

Além da integração de softwares, o RH digital também representa a adoção de uma cultura organizacional atualizada com as tendências do mercado e focada nos resultados estratégicos da empresa.

Como funciona o RH Digital?

O RH Digital não é uma ferramenta, e sim toda uma transformação na maneira como é feita a gestão de pessoas dentro da empresa. Dessa forma, seu funcionamento está ligado à adoção de ferramentas de automação, à estruturação de um novo ambiente de trabalho e ao desenvolvimento de competências estratégicas dentro da equipe. 

No campo das tecnologias, as ferramentas que podem ser aplicadas no RH Digital são as mais diversas. As plataformas de recrutamento digital, o uso de aplicativos de gestão de pessoas, recursos de inteligência artificial, gamificação e People Analytics são alguns exemplos. 

A aplicação de cada uma delas depende das características e das necessidades de cada negócio. Independentemente disso, alguns passos devem ser seguidos para implantar o RH Digital. 

  1. O primeiro deles é mudar a mentalidade de toda a organização para que a área de recursos humanos seja encarada como estratégica para o funcionamento e os objetivos do negócio. 
  2. Após a mudança comportamental, o momento é de avaliar quais ferramentas tecnológicas podem automatizar processos e auxiliar o departamento de RH.  
  3. A implementação de recursos digitais deve ser acompanhada da estruturação do departamento de RH. Aqui é preciso avaliar as funções mais estratégicas, as contratações necessárias e a capacitação dos profissionais. 

Por fim, é necessário definir as métricas de acompanhamento e de sucesso que serão utilizadas para analisar as ações de RH Digital.

Vantagens e desvantagens do RH Digital

Ter um processo de gestão de pessoas alinhado com as tendências e inovações tecnológicas traz uma série de benefícios para sua empresa. No entanto, também apresenta alguns desafios que precisam ser superados para que a adoção do RH Digital seja positiva no seu negócio. Entre as vantagens para a empresa, podemos citar: 

  • O uso da tecnologia simplifica processos e reduz o tempo gasto com atividades operacionais e burocráticas;
  • Otimização da comunicação interna, garantindo um fluxo mais rápido de informações entre departamentos e equipes;
  • Transformação de recursos humanos em um departamento menos operacional e mais estratégico para o negócio;
  • Aumento da produtividade e da satisfação dos colaboradores;
  • Facilidade na adoção do trabalho remoto e/ou de horários mais flexíveis;
  • Identificação de perfis comportamentais dos colaboradores da empresa. 

O sucesso do RH Digital, no entanto, exige adaptações da empresa e capacitação dos funcionários. Por isso, alguns pontos merecem atenção, para que o seu negócio não enfrente as seguintes limitações causadas por uma adoção ineficiente desse novo modo de gestão de pessoas:  

  • O RH Digital não resolve sozinho os problemas de gestão de pessoas. O uso das tecnologias deve ser feito em paralelo ao trabalho dos profissionais de recursos humanos;
  • Não funciona se não houver uma cultura digital estabelecida em todos os setores da empresa;

Demanda atualização constante, uma vez que novas tecnologias e soluções  surgem a todo momento.

Leia também