Seguro de vida empresarial: o que é e quais os benefícios

Por Redação Onze

rh1

Atualmente, há uma grande dificuldade das empresas em reterem talentos. Muitas pessoas, inclusive, optam por atuar por conta própria, criando suas próprias consultorias e atendendo essas organizações.

No entanto, contar com o know-how desses talentos de forma integral é algo que as empresas buscam e, para isso, precisam ofertar cada vez mais benefícios a esses colaboradores, sendo apenas o salário não mais suficiente. 

Um bom plano de saúde, auxílio-creche, auxílio para estudos, programas de incentivo, programas de previdência privada e até um bom seguro de vida empresarial são benefícios que buscam captar e manter talentos dentro de uma empresa.

Neste texto, vamos abordar do que se trata e as principais características do seguro de vida empresarial. Acompanhe.

O que é seguro de vida empresarial

O seguro de vida empresarial é um seguro de vida em grupo, que pode ou não ser realizado em conjunto com o seguro de acidentes pessoais coletivo.

Ele deve ser contratado pela empresa junto à seguradora, garantindo proteção financeira para os beneficiários em caso de morte de empregados, sócios e executivos. 

Como funciona o seguro de vida empresarial

É muito comum as empresas contratarem seguros coletivos de acidentes pessoais.

No entanto, a cobertura básica de morte prevista em um seguro de vida empresarial cobre o risco de morte por doença ou acidente, ao contrário de um seguro de acidentes pessoais, que cobre apenas morte por sinistros ocorridos por causas acidentais durante a vigência do contrato. 

As empresas podem estender a indenização para além da cobertura básica de morte, garantindo cobertura para vários outros riscos, como invalidez, doenças graves, despesas médicas, etc. 

Como contratar seguro de vida empresarial

Para contratar um seguro de vida empresarial, é necessário que a empresa entre em contato com uma seguradora de confiança que vai apresentá-lo os planos disponíveis.

Cada seguradora tem um número mínimo de colaboradores para criar um plano coletivo, e as idades geralmente vão entre 14 e 65 anos, mas alguns planos ampliam a idade máxima para 70 anos ou mais.

O seguro usualmente cobre sócios, acionistas, diretores e colaboradores, desde que constem na Guia de Recolhimento do FGTS e nas Informações à Previdência.

Os segurados, no entanto, precisam ser aprovados pela análise de risco realizada pela seguradora.

É comum que essas empresas aceitem apenas candidatos que gozem de boas condições de saúde, que estejam em atividade profissional plena e que cumpra com o requisito de idade.

É preciso, ainda, que os colaboradores declarem lesões e doenças preexistentes, sob pena de perda do direito às coberturas.