Tesouro IPCA: rentabilidade e dicas para investir

Por Redação Onze

Tesouro-IPCA

Será que o Tesouro IPCA é uma boa oportunidade? Essa é uma excelente dúvida que faz sentido para diferentes perfis de investidores.

Classificado como híbrido, o Tesouro IPCA tem parte da rentabilidade atrelada a uma taxa prefixada de juros e outra ligada à inflação. Isso quer dizer que, ao final do prazo, o lucro do investidor fica acima da inflação.

Além disso, o título pode ter pagamento de rendimentos semestrais. Essa é uma opção para quem deseja reinvestir ou contar com uma renda extra em certos momentos do ano.

Se você procura um investimento para o futuro, para construir uma casa, pagar a faculdade dos filhos ou criar uma reserva para complementar a aposentadoria, pode ser uma escolha interessante.

A longo prazo, é uma forma de proteger e valorizar seu capital. Mas, para isso, você precisa planejar bem o investimento. Neste artigo, você conhecerá mais detalhes do Tesouro IPCA e todos os cuidados necessários para fazer a aplicação.

O que é Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA é um título público emitido pelo Tesouro Nacional. Trata-se de um papel híbrido, que conta com uma rentabilidade prefixada acrescida da variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que é um retrato da inflação no país).

Nessa modalidade, o investidor fica exposto a rendimentos melhores no caso de aumento da inflação e se protege dos riscos de desvalorização do capital quando há queda da taxa básica de juros. Como isso acontece? Justamente por ser composto tanto por taxa prefixada quanto variável.

Entre as opções do Tesouro Direto, esse é o investimento que garante uma rentabilidade real, já que inclui a inflação do período.

Por isso, o Tesouro IPCA é considerado um investimento de médio e longo prazo. O resgate antecipado é possível, porém a tributação será maior.

Além disso, o investidor desavisado pode até incorrer em prejuízo, dependendo do momento em que o resgate for feito, devido à marcação a mercado, sobre a qual leremos no próximo tópico.

Rentabilidade do Tesouro IPCA

A rentabilidade do Tesouro IPCA é baseada em uma taxa de juros predefinida acrescida da inflação do período até o vencimento (calculada a partir do IPCA).

Ou seja, diferentemente de investimentos prefixados, você não saberá com antecedência o valor final a ser resgatado. Mas, mesmo que a moeda desvalorize, aqui você não perde dinheiro se carregar o título até o vencimento.

A taxa prefixada é definida no momento da compra do título e a ela é somada uma taxa com base na inflação do período. Por exemplo, se o seu investimento tiver percentual de valorização prefixado em 4%, sua rentabilidade será de 4% + IPCA.

Na prática, nesse exemplo, o investidor conta com um retorno real de 4% ao ano, ou seja, terá um poder de compra 4% maior ao final de 12 meses.

Agora que você compreendeu a rentabilidade do Tesouro IPCA, confira os dois tipos de remuneração à disposição:

Tesouro IPCA+

Nessa modalidade, você recebe o capital investido acrescido de juros compostos apenas no vencimento. Não há pagamento periódico de rendimentos.

Se você não pretende reinvestir ou não precisa desse fluxo de caixa semestral, essa opção é mais indicada, já que sofre incidência do IR apenas ao final.

Tesouro IPCA+ com juros semestrais

A diferença aqui é o pagamento semestral de cupons de juros. Você não precisa esperar até o vencimento para receber os rendimentos, com desconto de IR.

Esse valor pode ser reinvestido ou usado como um complemento de renda, com o qual você pode contar a cada seis meses.

Dicas para investir em Tesouro IPCA

A seguir, confira duas dicas valiosas para investir no Tesouro IPCA:

Cuidado com a marcação a mercado

A marcação a mercado é a correção de preços ao longo do tempo para quem pretende vender o título antecipadamente. Essa variação depende do retorno do título em relação à taxa básica de juros.

Pode trazer prejuízos caso você decida resgatar seu capital antes do vencimento ou, se escolher o momento certo, aumentar seu lucro.

Resumindo: se ocorrer uma elevação na taxa de juros depois da compra, o preço do título será corrigido para baixo. Se o cenário for inverso e a taxa de juros baixar, o preço do título será corrigido para cima.

Isso tudo, claro, se você decidir vender o título antes do vencimento. Caso decida mantê-lo na carteira até o fim, será remunerado conforme os termos previstos na aplicação.

Foco no longo prazo

Outra dica importante é focar no longo prazo. Dessa forma, o investidor sofre tributação menor, não corre riscos no resgate antecipado e constrói um patrimônio com melhor retorno que outros investimento da renda fixa.

Em termos de rentabilidade do Tesouro IPCA, o prazo tem grande peso. Quanto mais longo o vencimento, maior costuma ser a taxa de retorno anual.

Em termos de tributação, ela é regressiva. O IOF é cobrado apenas no primeiro mês, começando em 96% e chegando a zero no 30º dia. No caso do IR, a tabela é de 22,5% para resgates com menos de 180 dias a 15% para aqueles acima de 720 dias.