Tesouro Selic e Taxa Selic: entenda a diferença para seus investimentos

Por admin

Tesouro Selic e Taxa Selic

O mercado financeiro é cheio de opções de investimento e taxas. Para conseguir identificar os melhores indicadores e investimentos para seus objetivos é preciso entender melhor sobre cada um deles.

Entre os investimentos mais procurados hoje em dia está o tesouro Selic. Por falta de conhecimento, muitas vezes ele é confundido com a taxa de mesmo nome.

Tesouro Selic e Taxa Selic: saiba o que é cada um deles

Ainda que possuam o nome parecido, existem diferenças que mudam tudo para quem deseja investir. Mas antes de pensar sobre o que diferencia os dois, é necessário saber o que é o tesouro Selic e o que é a taxa Selic.

Entenda a taxa Selic

A taxa Selic é importante por ser a principal forma de controle da inflação que o Banco Central (BC) possui entre suas políticas monetárias. É a taxa básica de juros da economia brasileira.

O próprio Banco Central afirma que é com ela que todos os juros do país são calculados, o que inclui as taxas para financiamentos, aposentadoria e outras aplicações financeiras.

Calculada com base nas operações de empréstimo entre instituições financeiras que fazem uso de garantias com títulos públicos, é baseada nas metas Selic que o Comitê de Política Monetária do BC (Copom) define.

Atualmente, a taxa Selic é de 5%, mas ela pode sofrer aumentos ou quedas mês a mês.

Acesse aqui para saber o que é inflação e como ela impacta os investimentos.

Tesouro Selic: o que é?

Tesouro Selic é um tipo de investimento pós-fixado, de compra e venda de títulos públicos, que utiliza a taxa Selic para cálculo de rentabilidade. Por ser um título público e contar com garantias oferecidas pelo Governo, é considerado um dos investimentos mais seguros do mercado financeiro.

O rendimento desse investimento é calculado observando a variação da taxa Selic no período entre a liquidação da compra do título e seu vencimento. Em termos mais simples, você faz um investimento em um título do tesouro Selic e define a data de vencimento. Quando essa data chegar, você recebe o valor investido somado da rentabilidade que a taxa Selic ofereceu nesse período.

Assim, você tem a garantia de não ter que fazer pagamentos mensais e, ainda assim, conseguir a rentabilidade esperada no momento em que realizou o investimento no título.

Tesouro Selic e Taxa Selic: diferença e impacto nos investimentos

Parece bem óbvio, mas é importante ressaltar a diferença entre tesouro e taxa Selic. Enquanto o primeiro é um sistema de investimento baseado em compra e venda de títulos, o segundo é apenas uma taxa de rendimento.

O tesouro Selic é um investimento específico, seus títulos não possuem qualquer relação com outros investimentos do mercado financeiro. Ele depende da taxa Selic para apresentar rendimento.

Já a taxa Selic é uma porcentagem aplicada em cima de investimentos que tem por base as variações do mercado financeiro. Não é restrita ao tesouro Selic, impactando diversos tipos de investimento.

Como a taxa Selic influencia nos investimentos?

A taxa Selic tem impacto em uma série de processos na economia do país e, por isso, tem grande influência nos investimentos feitos. Ela auxilia no controle do consumo, principalmente no controle da inflação.

Quando a taxa Selic cai, a tendência é um aquecimento da economia, já que ela acaba derrubando outros juros. É comum, nesses momentos, ver um aumento do número de pedidos de empréstimos e das vendas no comércio.

Para investidores, no entanto, essa queda significa uma redução na rentabilidade dos títulos adquiridos, principalmente no Tesouro Selic. Claro, essa é a realidade de investimentos em renda fixa. Rendas variáveis costumam render mais nesse período.

Assim, acompanhar a evolução e oscilação da taxa Selic é essencial para definir qual o melhor investimento a ser feito naquele momento.

Investimentos que acompanham a taxa Selic com a Onze

Para otimizar seus investimentos é importante entender que entre tesouro Selic e taxa Selic diferenças podem ser o que tornam o investimento bom ou ruim.

A Onze oferece diversas opções de investimentos e nossos gestores estão preparados para oferecer as melhores oportunidades de acordo com a variação da taxa Selic. Seja com aplicação no Tesouro Selic ou em outro fundo de investimento, você recebe toda a orientação para ter mais rentabilidade.