Títulos públicos federais: o que são e como investir

Por Redação Onze

Os títulos públicos federais são ótimas opções para investir na renda fixa, pois são garantidos pelo próprio governo. Além do baixo risco, esses ativos ainda oferecem diversos tipos de rentabilidade, alternativas que pagam juros semestrais e liquidez diária.

Com o programa Tesouro Direto, qualquer pessoa física pode comprar títulos do governo pela internet com aplicações a partir de R$ 30,00, e ainda há leilões online exclusivos para instituições financeiras. Se você pretende investir em títulos públicos federais, é melhor ler este artigo para conhecê-los em detalhes.

Continue lendo e veja como incluir esses ativos na sua carteira.

O que são títulos públicos federais

Títulos públicos federais são ativos financeiros de renda fixa emitidos pelo Governo Federal para captar recursos junto à sociedade. Seu objetivo é financiar as despesas do governo, ou seja, a Dívida Pública Federal (DPF), que inclui o déficit orçamentário, refinanciamento da própria dívida e outras operações com finalidade específica.

Os investidores pessoa física e instituições financeiras podem comprar títulos públicos diretamente do Governo Federal. Essas negociações ocorrem em dois ambientes:

  • Ofertas públicas (leilões): são leilões de títulos públicos restritos a instituições financeiras (bancos, corretoras, sociedades de crédito, etc.), realizados semanalmente pelo Tesouro Nacional e operacionalizados pelo Banco Central
  • Tesouro Direto: é o programa de títulos públicos exclusivo para investidores pessoa física, que podem comprar os ativos pela internet após abrir conta em uma corretora habilitada.

Para pessoas jurídicas não financeiras, só é permitido comprar títulos públicos no mercado primário por meio de corretoras autorizadas. Outra forma de adquirir os títulos do governo é comprando cotas de fundos de investimentos e de previdência privada que alocam recursos no Tesouro Direto.

Títulos públicos federais para investir

Os títulos públicos federais oferecem diversas opções de rentabilidade, prazos de vencimento e fluxos de remuneração.

Conheça os títulos disponíveis para investir.

Tesouro Prefixado (LTN)

Os Tesouro Prefixado, ou Letras do Tesouro Nacional (LTN), é um título que tem sua rentabilidade conhecida no momento da compra, indicado para quem quer investir em longo prazo. O Tesouro Prefixado 2023, por exemplo, tem sua rentabilidade anual fixada em 4,11% — lembrando que esse índice só será cumprido se o título for mantido até o vencimento.

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F)

O Tesouro Prefixado com Juros Semestrais, ou Notas do Tesouro Nacional – Série F (NTN-F), funciona da mesma maneira que o LTN, com o acréscimo do pagamento de juros semestrais ao investidor. Por essa razão, é indicado para quem quer receber rendimentos periódicos (os chamados cupons de juros).

Tesouro Selic (LFT)

O Tesouro Selic, ou Letras Financeiras do Tesouro (LFT), é um título público pós-fixado com rentabilidade atrelada à Taxa Selic — a taxa básica de juros do país. É indicado para reservas de emergência e objetivos de curto prazo, pois não gera prejuízos com a venda antecipada.

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)

O Tesouro IPCA+ Juros Semestrais, ou Notas do Tesouro Nacional – Série B Principal (NTN-B Principal),  é um título público federal híbrido, ou seja, que combina uma taxa de juros prefixada + a variação da inflação (IPCA). No Tesouro IPCA+ 2026, por exemplo, a rentabilidade é composta pelo IPCA + 2,70%.

Tesouro IPCA+ Juros Semestrais (NTN-B)

O Tesouro IPCA+ Juros Semestrais, ou Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B), funciona da mesma forma que o Tesouro IPCA+, com o diferencial do cupom de juros semestral. Um exemplo disponível atualmente é o Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2055, que paga a variação do IPCA + uma taxa de juros fixa de 4,19%.

Características comuns aos títulos públicos federais

Apesar das diferenças de rentabilidade entre os títulos públicos federais, há várias características em comum nesses ativos.
Confira as principais.

Baixo risco

Os títulos públicos federais estão entre os investimentos mais seguros do mercado, pois o credor é o próprio governo brasileiro. O único risco é a oscilação de preços dos títulos que sofrem marcação a mercado — os prefixados e atrelados à inflação, que podem gerar prejuízos se a venda antecipada ocorrer em um momento de queda nos preços.

Alta liquidez

A alta liquidez é outra característica comum a todos os títulos federais, pois o governo garante a recompra diariamente. Mas, vale lembrar que o valor pago, é baseado no preço de fechamento do mercado.

Compra 100% digital

Todos os títulos públicos federais podem ser comprados pela internet, tanto no Tesouro Direto quanto nos leilões online. Essa é uma das grandes vantagens para o investidor: não ter que sair de casa para adquirir os títulos e acompanhar o extrato 100% online.

Gostou do artigo? Então acesse o site da Onze e confira outros conteúdos sobre o assunto.