Uber ou 99: qual é o melhor? Confira nossa comparação completa

Por Redação Onze

Importantes aplicativos de mobilidade urbana, o Uber e o 99 já estão presentes na vida de milhões de brasileiros. Disponíveis para celulares Android e iOS, esses dois concorrentes disputam um mesmo tipo de público nas cidades grandes e, apesar de terem muitas semelhanças, apresentam algumas diferenças. E você, já tem a sua opinião? Uber ou 99 qual é melhor?

No post de hoje, vamos mostrar quais são as principais vantagens de cada uma dessas plataformas, tanto para passageiros como para motoristas. Continue a leitura e descubra qual delas é a melhor. Vamos lá?

Uber ou 99: qual é melhor para o passageiro?

Cupons de desconto, formas de pagamento, número de paradas… São diversos os fatores que interferem na experiência do passageiro ao embarcar em um Uber ou 99. Na sequência, elencamos as principais vantagens de contar com cada um deles.

Vantagens do Uber

Com aparência leve e intuitiva, pedir um uber é muito fácil. Ao abrir o aplicativo, o usuário vê sua localização — utilizada como ponto de referência para a partida — carros próximos e um espaço escrito “para onde?”, no qual deve inserir o seu destino.

Além disso, na hora de pagar, você pode dividir o trajeto e os custos com a viagem com outras pessoas, por meio do próprio sistema. No 99, isso só é possível se vocês pagarem em dinheiro.

Quanto aos preços, isso varia de acordo com a cidade e modalidade do serviço — Uber X, Juntos, Comfort ou Black. A estimativa de pagamento é feita a partir da tarifa base, mais a estimativa de tempo, distância e o valor variável, de acordo com a demanda da região, chamado de “preço dinâmico”.

Para diminuir o valor das viagens, você pode utilizar um cupom de desconto, obtidos por meio do compartilhamento de códigos entre amigos. Para usuários regulares, aqueles que sempre usam o app, os descontos são maiores e mais frequentes.

Vantagens do 99

Muito semelhante ao Uber, a interface do 99 é de fácil entendimento e pedir um carro é algo simples de se fazer, para isso, basta digitar o seu destino no “Para onde vamos?”.

A única diferença na interface está na caixa de mensagem, que é exibida no canto direito da tela — no Uber, essa função só está disponível após a escolha do motorista.

Na hora de pagar, você pode utilizar o seu cartão de débito, crédito, conta PayPal e até um voucher corporativo — mas, como dito anteriormente, não é possível dividir a conta com um amigo.

Assim como o Uber, o 99 apresenta versões variadas, como o POP, 99Comfort, 99TAXI e Táxi comum. O software se destaca como uma alternativa mais econômica, com um média de tarifas um pouco menor. No entanto, tudo depende da demanda da sua região e do determinado momento.

Uber ou 99: qual é melhor para o motorista?

Para os motoristas que planejam trabalhar no ramo, especialmente aqueles que desejam escolher entre uma empresa ou outra, saber qual delas é a mais vantajosa é fundamental para garantir sucesso. É possível dar um veredito? Acompanhe e descubra!

Vantagens do Uber

Na Uber, é possível receber os ganhos das corridas a cada 7 dias, todos os dias (Flex Pay) e, ainda, a qualquer momento, por meio das viagens em dinheiro. No caso de cancelamentos, parte da taxa sempre é repassada ao motorista, o que não acontece com o mesmo comprometimento na 99.

Além disso, ao contrário da concorrente, a Uber protege os motoristas contra calotes dos passageiros, sejam eles parciais ou totais. Para isso, basta relatar ao aplicativo o acontecimento para receber o ressarcimento. Ademais, caso precise de qualquer tipo de suporte, o motorista pode entrar em contato pelo próprio app, com respostas dentro de 2 e, no máximo, 12 horas. Na 99, esse prazo é de 2 a 5 dias.

Por fim, o sistema de avaliação dos passageiros é uma ótima estratégia de segurança utilizada pelo aplicativo. No momento em que o motorista recebe uma solicitação, ele pode avaliar a nota do passageiro e, assim, evitar assaltos, especialmente se estiver em um bairro suspeito e em horários perigosos. Na 99, essa informação não está disponível.

Vantagens do 99

Logo quando a 99 chegou no Brasil, ela fez muito sucesso entre os motoristas devido às porcentagens bem inferiores à Uber, o que acabava rendendo mais no final do mês. Todavia, depois de diversos ajustes, a 99 adotou o mesmo sistema de cobrança utilizado pela concorrente — de 1 a 40% do valor das corridas.

Hoje, a 99 está cada vez mais parecida com a Uber, especialmente quanto a forma de pagamento ao colaborador. Apesar das desvantagens como perda da taxa de cancelamento, falta de proteção contra calotes e indisponibilidade da nota de avaliação, a empresa continua sendo uma boa opção de trabalho.

Outros apps: quais são as alternativas?

Quer mais opções de aplicativos de mobilidade urbana? Pois saiba que você também pode contar com outras plataformas, entre elas:

  • CabifyCom cobranças mais baratas, baseadas na “rota ótima”, ou caminho mais curto, independentemente do trajeto seguido pelo motorista;
  • FemitaxiSomente para motoristas e passageiras mulheres, o que oferece mais segurança para o público feminino;
  • Easy TaxiExclusivo para táxis, o qual já conta com mais de 17 milhões de usuários por todo o mundo.

E aí, conseguiu decidir? Uber ou 99 qual é melhor? Depois de analisar as principais vantagens de cada aplicativo, é possível fazer uma escolha, o que varia de acordo com a necessidades e características de cada pessoa.

Deixe seu comentário com a sua opinião. Até a próxima!