Viés de confirmação: como suas crenças atrasam objetivos

Por Redação Onze

previdencia privada corporativa

Se você já buscou em alguém argumentos que reforçassem suas crenças, já vivenciou o viés de confirmação. Talvez ainda não saiba exatamente o que é isso, mas notará, ao ler este texto, que é algo bem comum.

Explicaremos melhor o conceito e, sobretudo, como ele pode afetar diferentes áreas da sua vida – inclusive sua saúde financeira. Acompanhe e entenda melhor como lidar com isso. 

Viés de confirmação: o que é?

O viés de confirmação é um processo mental que se baseia na busca de informações capazes de, como o próprio termo diz, confirmar as opiniões de uma pessoa. Para isso, questionamentos e apontamentos alheios são sistematicamente ignorados quando apontam para outra direção.

É como se o cérebro fizesse uma coleta seletiva de dados, em que só ganham destaque aqueles que confirmam nosso ponto de vista. Ao ouvir alguém falar o contrário do que pensamos, um sinal de alerta é ligado em nós.

Sem exageros, é como se instintivamente nosso corpo se preocupasse apenas em sobreviver. Aquilo em que acreditamos representa a normalidade. O que foge disso, perigo.

E aí é como se o inconsciente gritasse: “Você vai acabar morrendo se for atrás dessa opinião, não dê ouvidos!”. A morte, claro, é metafórica. Pode representar qualquer tipo de perda: dinheiro, vantagem, sossego…

E não pense que isso é exclusividade de um ou outro tipo de pessoa. Todos temos reações assim, buscando agir de modo a ter sempre um viés de confirmação para reforçar o que pensamos.

Como ele afeta as nossas decisões?

O problema é que, quando você se apega fortemente a uma percepção e não abre espaço para que outras possibilidades sejam cogitadas, acaba vendo o mundo a partir de um filtro.

É aí que surgem as armadilhas em que você pode acabar caindo. Nossas certezas absolutas sobre o que é melhor para a sociedade, para a vida pessoal (nossa ou dos outros) ou profissional (nossa ou dos outros) podem nos colocar em apuros.

Vamos a um exemplo bem simples: imagine que você decide emagrecer. Ao fim de um dia cheio de encontros gastronômicos, sobe na balança e vê o ponteiro lá em cima. 

Na manhã seguinte, inicia uma dieta rígida, que inclui passar o dia apenas comendo salada. Na próxima, sobe novamente na balança, ainda sem ter comido nada, e verifica que perdeu dois quilos em relação à pesagem anterior.

Pronto, meta atingida com sucesso – ou pelo menos em tese.

Analisando friamente, você se pesou em dois momentos completamente diferentes, o que gera uma tendência de os números mostrarem uma perda de peso que não é real.

Impactos do viés de confirmação nas finanças

O viés de confirmação pode, inclusive, afetar a sua relação com as finanças, mesmo nas questões mais simples de consumo

Você vê o anúncio de um ar-condicionado novo, com funcionalidades que sempre sonhou. Aos poucos, começa a questionar se o modelo que tem em casa é bom o suficiente e se não gasta muita energia. 

Por outro lado, ignora que o inverno está chegando e que o aparelho pouco vai ser usado nos próximos meses. Além disso, desconsidera que nunca vai usar metade das funções disponíveis no produto anunciado. Tudo porque se convenceu de que precisava dele. 

O viés de confirmação nos investimentos

O mesmo vale para os investimentos. Como investidor, você pode simpatizar com uma empresa e achar que as ações dela valem a pena. 

Na hora de fazer uma análise, a expectativa é de que ela seja criteriosa, buscando a opção mais rentável. No entanto, a sua opinião prévia sobre a empresa pode levar a uma avaliação em que os pontos positivos recebem um peso muito maior do que os pontos negativos. 

O resultado é uma má escolha, que pode levar a perdas financeiras significativas. 

Como evitar o viés de confirmação?

Se você deseja evitar que o viés de confirmação acabe afetando a sua saúde financeira, confira as dicas que separamos a seguir.

Desenvolva o seu senso analítico

Pensar de maneira analítica é a melhor forma de evitar que as emoções tomem conta na hora de decidir algo importante. Para evitar armadilhas, uma boa dica é sempre criar uma lista de prós e contras e avaliar o peso de cada um deles. Vale para as finanças e para qualquer outra área da sua vida. 

Compartilhe decisões que podem ser compartilhadas

Se as suas decisões financeiras afetam outras pessoas, permita que elas também participem das discussões e evite os monólogos travados em sua própria mente. Ao abrir espaço para o controverso, você vai se obrigar a analisar melhor as suas certezas. Isso pode evitar equívocos importantes.

Conte com a ajuda de especialistas

Se você não é exatamente um especialista em investimentos e quer evitar que as suas decisões acabem sendo equivocadas, uma boa estratégia para driblar o problema do viés de confirmação pode ser contar com a opinião de quem entende do assunto

A Onze, além de ter um time de especialistas em previdência privada corporativa, também oferece aos colaboradores das empresas que contratam os seus planos um diagnóstico sobre a saúde financeira pessoal.

Quer saber mais sobre os planos patrocinados e as suas vantagens? Entre em contato conosco!