VPL: saiba o que é Valor Presente Líquido e sua importância nos investimentos

Por admin

valor presente líquido

Analisar a viabilidade e rentabilidade futura antes de aplicar o capital em um investimento é o segredo para o sucesso de todo investidor. Apenas assim é possível definir qual a melhor oportunidade para alcançar os objetivos definidos e conseguir o retorno esperado.

Acompanhar métricas, controlar empresas e analisar índices das opções disponíveis permite que investidores identifiquem o melhor caminho a seguir. É com esses dados que os riscos são identificados e que as vantagens de cada estratégia são balanceadas.

Existem muitas opções de investimento no mercado. Apenas tendo uma visão clara de cada uma delas é possível escolher com inteligência a melhor e mais vantajosa alternativa.

Para ajudar o investidor no momento da decisão, existem algumas métricas essenciais para analisar. Entre as mais importantes está o VPL, o Valor Presente Líquido. Entenda essa métrica e saiba como ela pode dar a segurança e clareza necessária para investimentos de sucesso.

O que é VPL?

O VLP é uma das métricas mais importantes para investidores no mercado de aplicações financeiras. Ela ajuda a calcular o valor da empresa trazendo para o momento presente os fluxos de caixa que se sabe que ocorreram no futuro.

Parece confuso? Calma, nós explicamos.

Toda empresa tem valores que sabe que irá receber e contas a serem pagas ao longo de certo período. Imagine uma empresa que deve receber os custos de um serviço prestado pelos próximos oito meses e que conta com valores a serem restituídos nos próximos três anos, além de saber que deve pagar contas, funcionários e dívidas com fornecedores nesse período. Apenas analisando todas essas informações é possível entender a realidade financeira dessa empresa.

No entanto, em três anos muita coisa pode mudar. Dinheiro valoriza e desvaloriza, principalmente em negociações internacionais, e taxas de juros podem aumentar ou diminuir. Valor financeiro raramente é estático. 

Assim, apenas considerando esse fluxo de caixa presente e futuro é possível ter uma noção real de como o negócio se desenvolverá e se ele é seguro como foco de aplicação de capital.

Em outras palavras, o dinheiro que você vai receber amanhã, por diversos motivos, não tem o mesmo valor do que tem hoje. Essa é uma realidade que a matemática financeira destaca constantemente e que deve ser considerada.

É isso que o VPL faz, ele considera o valor do dinheiro e do fluxo de caixa presente e futuro com base no tempo que passa, trazendo para o presente as projeções. Dessa maneira, dá ao investidor uma noção muito mais real da viabilidade do investimento.

Qual a importância para os investimentos?

Agora que você já sabe que esta é a métrica mais importante para os investimentos, falta saber por quê. É com ela que se analisa o poder de compra e sua velocidade no período analisado, deixando claro para o investidor se aquela será ou não uma aplicação rentável.

Trazendo o fluxo de dinheiro do futuro para o momento presente, passa a ser possível prever o retorno de um investimento frente as previsões de taxas de inflação. E isso oferece vantagens mesmo em momentos de crise econômica.

Assim, existe muita segurança em um investimento feito com base nos dados apresentados por essa métrica. Não que ele elimine todos os riscos de mudanças no mercado financeiro. 

Ele apenas garante que se, as condições presentes e alguns riscos analisados se mantiverem, o resultado esperado será conseguido. Para um investidor, essa é uma informação de grande valor na hora de tomar uma decisão.

Principais vantagens e desvantagens do cálculo do VPL

Mesmo sendo uma das mais importantes métricas, o VPL também apresenta algumas desvantagens para quem o utiliza. Entender quais são essas desvantagens e os benefícios que pode oferecer é muito importante, principalmente no momento de utilizar os resultados na decisão de investimento.

Vantagens do VPL

Entre os pontos de maior destaque para o benefício dos investidores estão:

  • Considerar o efeito do tempo sobre o valor do dinheiro.
  • Inserir o custo de capital da empresa nos cálculos.
  • Considera os efeitos de uma possível reinversão do custo desse capital.
  • Ser aplicável a fluxos de caixa convencionais e não convencionais.

Desvantagens do Valor Presente Líquido

Como efeitos negativos, a métrica traz:

  • Necessidade de conhecer os muitos parâmetros necessários para a análise dos dados.
  • Não consideração das escalas do projeto, apresentando apenas termos absolutos.
  • Desconsidera a duração dos projetos, prejudicando as comparações no momento da decisão de investimento.
  • Investimento inicial tem mais peso nos resultados que outros fatores, podendo favorecer a decisão por projetos grandes mesmo não sendo a melhor alternativa.

Para que o investimento seja feito da melhor maneira possível, mais do que conhecer a métrica, é importante saber analisar os resultados. Veja a seguir.

Calculando e interpretando resultados do VPL

Para o cálculo do VPL é aplicada a seguinte fórmula.

VPL = Z1/1+r + Z2/(1+r)² – x0

Z1 é o fluxo de caixa no 1º intervalo de tempo, Z2 o fluxo de caixa no intervalo seguinte, r é a taxa de desconto e x0 é o preço de compra dividido pelo valor inicial, o que é chamado de saída de caixa no tempo 0.

Existem três resultados possíveis para esse cálculo: positivo, neutro e negativo. A interpretação desses resultados é o que permite ao investidor entender cada panorama do investimento possível a partir desses resultados.

Resultados negativos para o cálculo mostram que o investimento não é capaz de oferecer bons resultados e que, certamente, acabará trazendo para o investidor prejuízos diversos. Na direção oposta está o VPL positivo, que representa viabilidade do investimento e a possibilidade real de retorno financeiro e valorização do capital aplicado.

Entre essas duas possibilidades estão os resultados neutros, ou seja, iguais a zero. Nesse caso, a aplicação de capital não trará rendimentos no período analisado, mas também não causará prejuízos. É considerando essas informações em relação ao objetivo estratégico do investidor que a decisão deve ser tomada.

Investir com inteligência é sempre o primeiro passo

Fazer investimentos seguros e alinhados com o que o investidor deseja é essencial para que a aplicação seja considerada um sucesso. Aprender a investir começa, antes de recorrer à métricas e dados, com bons conhecimentos sobre o mercado financeiro.

Quer saber cada vez mais sobre como o VPL e outras métricas podem te ajudar? Acesse os artigos da Onze Investimentos e descubra tudo o que precisa.