Top 10 livros de investimentos para iniciantes (Edição 2020)

Por Redação Onze

10 livros de investimentos

Quer ler os top 10 livros de investimentos para começar a fazer aplicações financeiras? Neste artigo, você vai encontrar uma seleção das melhores obras para entender o mercado, escolher os melhores ativos e aumentar o patrimônio a partir de técnicas e estratégias compartilhadas pelos grandes autores da área.

Conhecer livros que são referência é uma forma de aprender e embasar a tomada de decisão, gerenciando o dinheiro de maneira eficaz. Ficou curioso? Siga com a leitura e descubra os top 10 livros de investimentos para iniciantes.

 



Por que investir em livros de investimento

Quando falamos em investimentos, buscar conhecimento é fundamental para entender o mercado financeiro, saber onde investir e tomar decisões. É que não dá para começar a investir sem ter pelo menos uma base sobre o que é esse universo e quais são as melhores formas de aplicar o dinheiro. Caso contrário, pode colocar seu patrimônio em risco e perder oportunidades de investimentos rentáveis.

Os livros de investimento, então, são excelentes recursos para aprender. E não pense que esse tipo de leitura é só para quem já entende do assunto. Na verdade, vários livros de investimentos renomados oferecem dicas, explicações sobre conceitos e panoramas para iniciantes.

Top 10 livros de investimentos para quem está começando

Na lista abaixo, selecionamos o top 10 livros de investimentos para iniciantes. Descubra:

1. Pai rico, pai pobre – Robert Kiyosaki

Neste clássico de investimentos, Kiyosaki ajuda o leitor a desenvolver a inteligência financeira, trazendo conceitos a partir de suas próprias experiências.

O pai pobre se refere ao pai biológico do autor, e o pai rico é o pai de um de seus amigos, que possuía negócios e o ensinou a gerenciar o dinheiro.

2. O investidor inteligente – Benjamin Graham

Descrito como o melhor livro de investimentos por Warren Buffett, “O investidor inteligente” descreve a filosofia adotada por Graham, que foi um economista influente, e conceitos econômicos relevantes. Entre os aprendizados, está a ideia de integrar educação financeira, entendimento das dinâmicas de mercado e visão de longo prazo para gerenciar os investimentos.

3. Como enriquecer na Bolsa de com Warren Buffett –  Mary Buffett e David Clark

A terceira indicação é uma obra baseada nas estratégias de Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, e dá ferramentas para os primeiros passos em investimentos. A obra é dividida em duas partes. Na primeira, são apresentados os segredos de Buffett e onde investir e, na segunda, instrumentos mais complexos.

4. Investimentos: os segredos de George Soros e Warren Buffett – Mark Tier

Essa é outra opção de livro que se baseia em princípios adotados por grandes investidores, contando sobre a trajetória deles e identificando as estratégias que os levaram até a riqueza a partir dos investimentos.

5. Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

Os segredos da mente milionária” também é uma leitura obrigatória para iniciantes, pois apresenta o que diferencia as pessoas ricas e dá ferramentas para substituir a mentalidade destrutiva que compromete as finanças. Se você quer conhecer os hábitos de pessoas bem-sucedidas em termos de finanças, este livro é um bom começo.

6. O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason

Este livro é um manual de como resolver problemas financeiros e multiplicar a riqueza. A partir dos segredos do antigo povo da rica cidade da Babilônia, o autor explica como evitar a falta de dinheiro, garantir renda para o futuro, buscar conhecimento e não desperdiçar recursos.

7. Finanças comportamentais – Aquiles Mosca

Em “Finanças comportamentais“, Mosca utiliza uma linguagem didática para explicar o que são as tendências comportamentais em finanças e como elas ajudam ou prejudicam investidores que desejam aumentar o patrimônio.

8. Me poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso – Nathalia Arcuri

Com uma linguagem simples, neste guia, a autora ensina dicas práticas para economizar, adotar melhores hábitos financeiros, identificar crenças que impedem o enriquecimento e encontrar os melhores investimentos.

9. Quero ficar rico – Rafael Seabra

Em  “Quero ficar rico“, Rafael Seabra explora a temática da independência financeira a partir da mentalidade do investidor de sucesso e ensina a dosar disciplina, planejamento e riscos para ter melhores resultados.

10. Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações – Aswath Damodaran

Certamente um dos top 10 livros de investimentos para quem busca descobrir o verdadeiro valor das ações. Em “Valuation“, Aswath Damodaran mostra ferramentas para compreender o funcionamento de uma empresa e seus valores intrínsecos, de maneira a identificar os melhores negócios para investir no mercado financeiro.



Bônus: top 3 livros de investimentos em ações

Para quem deseja se focar na Bolsa de Valores, sugerimos três leituras essenciais para complementar sua introdução a esse maravilhoso novo mundo. Confira os top 3 livros de investimentos em ações:

1. Ações comuns, lucros extraordinários – Philip Fisher

Clássico de investimentos em ações, “Ações comuns, lucros extraordinários” apresenta técnicas para avaliar ações, conceitos básicos do mercado acionário e uma lista de pontos fundamentais que precisam ser levados em conta ao investir.

2. Bem-vindo à Bolsa de Valores – Marcelo Piazza

Conhecer o momento certo para comprar e vender ações, entender os mecanismos dos investimentos e saber quais técnicas e ferramentas ajudam investidores são alguns pontos abordados em “Bem-vindo à Bolsa de Valores“.

3. Se afastando da manada – André Moraes

Em “Se afastando da manada“, Moraes explica como criar estratégias de investimentos em ações a partir das fases de negociação de mercado, incluindo a escolha de ações, o tempo gráfico, a análise técnica e a venda. Psicologia no mercado, estratégia de reversão de tendência e gerenciamento de risco estão entre os tópicos explorados.

E aí, gostou das dicas? Depois de ler alguns dos top 10 livros de investimentos, você já pode dar seus primeiros passos nesse universo e cuidar melhor do seu patrimônio.

Quer saber mais sobre a Onze?

A Onze está Reinventando a Previdência Privada e para isso estamos desvendando tudo sobre essa modalidade de investimento. Confira nossos conteúdos sobre: Previdência Privada e Previdência Privada Empresarial.