Ética profissional na prática: o que é e qual a sua importância

Por Redação Onze

Ética-profissional

Cada indivíduo tem autonomia para tomar suas decisões, pensar, tudo isso de acordo com o que ele considera correto. Porém, quando em contato com mais pessoas, as diferenças de posicionamentos e também culturais podem trazer alguns conflitos.

No ambiente de trabalho não é diferente, por isso a necessidade da adoção de uma conduta ética do profissional. Para a maioria das companhias, a conduta ética do profissional passou a ser uma das qualidades mais valorizadas nos trabalhadores e no processo seletivo de novos funcionários.

O que é ética profissional

ética profissional é o conjunto de normas morais que os colaboradores devem possuir para exercer qualquer atividade. O conceito vem do grego ethos, e diz respeito àquilo que é considerado certo ou errado pela sociedade, direcionando a maneira de agir do indivíduo. Podemos perceber que a definição do que é ético ou não passa pela percepção de cada um, variando de cultura para cultura.

Sendo assim, essas regras e normas foram criadas para que a convivência social fosse mais respeitosa e harmoniosa. A ética profissional vai guiar as atitudes e ações de colaboradores e determinar os princípios que devem seguir na sua conduta durante o exercício da profissão.

Cada categoria profissional possui seu próprio Código de Ética, ou seja, um conjunto de normas elaboradas pelos Conselhos que representam e fiscalizam cada área de atuação. Entre os princípios universais que se repetem nas diferentes profissões estão: honestidade, responsabilidade, competência e respeito. Existe também o código de ética da empresa, que são as normas que o funcionário precisa seguir para desempenhar a sua função.

Ética profissional na prática

Um profissional ético se sente responsável pela realização e entrega de uma demanda, não inventa desculpas para faltar ao trabalho e busca sempre encontrar uma alternativa honesta para os imprevistos, quando necessário.

Listamos abaixo algumas condutas éticas que precisam ser praticadas por todos os profissionais:

  • Respeito: respeitar a todos e entender as suas diferenças;
  • Comprometimento: cumprir a sua função visando o melhor resultado;
  • Humildade: não invadir o espaço do outro e reconhecer a sua função;
  • Prudência: r espeitar a hierarquia da sua empresa e não interferir prejudicando o trabalho de seus colegas;
  • Imparcialidade: separar as relações pessoais das profissionais, sempre priorizando a realização do seu trabalho;
  • Sigilo: respeitar e manter em sigilo informações da empresa;
  • Honestidade: falar a verdade e assumir a responsabilidade quando errar.

Como valorizar a ética profissional na empresa

Quando um colaborador age de forma que não condiz com os valores e cultura organizacional da empresa, ele acaba influenciando de forma negativa na imagem e visão ética da companhia. Por isso, é muito importante que as empresas valorizem a ética profissional no meio corporativo. O setor de RH pode realizar treinamentos, promover palestras e realizar um trabalho de conscientização dessas práticas.  A aplicação dessas regras auxilia o funcionário para desempenhar um trabalho com qualidade.

Gostou do artigo? Então acesse o site da Onze e confira outros conteúdos sobre o assunto.