Ações TAEE11: veja dicas para investir na Taesa

Por Redação Onze

Ações

As ações TAEE11 representam uma boa oportunidade para quem deseja ter uma carteira de investimentos equilibrada. Afinal, estamos falando de uma empresa sólida do segmento de distribuição de energia elétrica no Brasil, a Taesa.

Perceba que são papéis de uma organização do setor de infraestrutura e, por esse motivo, representam ativos mais indicados para investimentos de longo prazo.

Mas há muito mais para saber sobre as ações da Taesa, por isso, prossiga na leitura deste artigo!

Ações TAEE11: conheça

A trajetória da Taesa (Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A.) começou em 2000, quando a empresa  venceu a licitação promovida pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para explorar o “lote C” de transmissão de energia elétrica.

Hoje, a maior parte das ações da empresa pertence à CEMIG, concessionária de energia do estado de Minas Gerais, e à colombiana Interconexion Eléctrica. Os papéis da Taesa  podem ser encontrados pelos tickers TAEE3 (ON), TAEE4 (PN) e TAEE11. 

O numeral 11 da última opção indica que se trata de uma ação do tipo Brazilian Depositary Receipt (BDR), portanto, com representação no exterior.

Também significa que ela dá direito voto em assembleias da empresa, como uma ação ordinária (ON), e paga dividendos, como uma preferencial (PN).

Investir nas ações TAEE11 vale a pena?

Por se tratar de uma empresa ligada ao ramo de infraestrutura, os papéis da Taesa são indicados para quem vislumbra uma estratégia de longo prazo. Sendo assim, são também uma alternativa para investidores mais experientes que pretendam lucrar com o aluguel de ações.

No entanto, nada impede que os papéis sejam usados para obter rendimentos a curto prazo, em negociações no intraday.

Como analisar a ação TAEE11?

Seja qual for a estratégia, bons resultados no mercado acionário só são obtidos a partir de dados. Isso significa que, antes de comprar, você precisará realizar uma análise, que pode ser tanto técnica quanto fundamentalista, para justificar suas decisões.

Afinal, como escolher o melhor momento para comprar ou vender? O que deve ser levado em consideração? Respostas para essas e outras perguntas são obtidas quando se analisa os gráficos da ação e a sua performance no âmbito do mercado financeiro.

E para os que pretendem lucrar em prazos mais longos, a análise fundamentalista é o caminho para pautar uma decisão acertada porque considera dados contábeis e do mercado.

Passo a passo para comprar ações TAEE11

Tendo em vista os riscos inerentes às operações na bolsa de valores, é preciso se cercar de cuidados antes mesmo de acessar o Home Broker.

Investir em ações é algo que pode ser muito estimulante e até prazeroso, o que não quer dizer que não exista um trabalho prévio a ser feito. Vamos ver, então, em um breve passo a passo como começar.

1. Abra uma conta em uma corretora

As ações TAEE11, como todas as outras, só podem ser negociadas junto à B3 por pessoas físicas com a intermediação de uma corretora ou um banco. Se você não quer usar o Home Broker da instituição financeira na qual é correntista, então, deverá abrir uma conta em uma corretora para se habilitar a negociar papéis.

A propósito, uma conta é indispensável para fazer investimentos em renda variável de um modo geral. Além das ações, você precisará de uma para transacionar commodities, gêneros agrícolas, metais e outros ativos.

Não deixe, ainda, de conferir quais são as taxas de administração e de custódia praticadas pela corretora. Se puder, dê preferência a uma instituição que não cobre por, pelo menos, uma delas.

2. Abra o Home Broker

Negociar ações é uma operação que só pode ser realizada via Home Broker. Com a digitalização do segmento financeiro, boa parte deles pode até ser acessado pelo celular, bastando ter o aplicativo da corretora.

3. Faça análises

Não é indicado comprar uma ação sem critério ou apenas por achar que ela vai render. Para ter bons resultados, é importante fazer análises antes de negociar. O indicado é avaliar, pelo menos, o que os gráficos mostram.

Assim, busque, no mínimo, conhecer as zonas de suporte e de resistência para o papel antes de investir. Essa é uma das formas de fazer uma análise técnica mais simples e que pode ajudar você a evitar prejuízos ao negociar ações.

4. Entre com a solicitação de compra

Cumpridas as etapas anteriores, é hora de finalmente dar entrada na solicitação de compra no seu Home Broker. 

Normalmente, há um espaço destacado em que você poderá buscar pela ação TAEE11 no app ou no painel acessado pelo site da corretora. Depois de localizá-la, basta selecionar a quantidade de papéis, o preço e confirmar a compra.

Vale destacar que o horário de negociação da B3 para o mercado à vista é de 9h30 às 17h00 de Brasília em dias úteis. Tenha atenção a esse período porque as operações só podem ser abertas e fechadas dentro dele.

Enquanto não faz sua primeira transação (se ainda não fez) com esses ativos, aproveite para ficar por dentro de assuntos que fazem a diferença para as suas finanças. Acompanhe os conteúdos do blog da Onze e realize investimentos de sucesso!