Bovespa Petrobras: conheça as ações disponíveis para investir

Por Redação Onze

como-comprar-acoes-da-petrobras-2

Um dos investimentos mais conhecidos mundialmente são as ações, que basicamente são partes das empresas divididas entre sócios. Atualmente, existem diversas opções de investimento na bolsa de valores para quem deseja entrar nesse mercado.

Porém, esse número alto de possibilidades causa dúvidas na hora de decidir qual ativo comprar. 

No texto de hoje vamos falar sobre a Bovespa Petrobras, que também faz parte do grupo de investimentos em renda variável negociados na bolsa.

Bovespa Petrobras: Conheça as ações disponíveis na bolsa

As ações da Petrobras são divididas basicamente em pequenas parcelas da empresa, ou seja, o investidor se torna sócio da empresa quando compra uma ação.

A Petrobras atua em 25 países, com foco na exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados.

É uma empresa de capital aberto, sendo o Governo Federal o seu acionista majoritário.

Por ser uma empresa de grande porte, as ações da Petrobras são consideradas blue chips. Elas são ofertadas no mercado de duas maneiras:

  • Ações preferenciais (PN) –  PETR4
  • Ações ordinárias (ON) – PETR3

Como funciona a PETR3

O código PETR3 são as ações ordinárias da empresa. Neste caso, os acionistas têm direito de voto nas assembleias, porém recebem uma parcela menor dos dividendos.

O Tag Along é também uma característica da ação PETR3, que garante aos investidores minoritários a compra de todas as suas ações pelos novos donos, caso a empresa seja vendida.

O valor mínimo das ações deve ser de 80% do valor pago quando elas foram adquiridas. Os novos donos não conseguem finalizar o processo de compra sem cumprir o Tag Along.

Como funciona a PETR4

As ações PETR4 são as ações preferenciais da empresa. Neste caso, os investidores têm preferência no recebimento de dividendos. São muito procuradas pelos acionistas, pois garantem maior participação na divisão dos lucros.

Como investir em ações da Petrobras

Separamos a seguir um passo a passo para quem deseja investir em ações da Petrobras:

1° Passo: Estudar sobre a empresa para entender se vale a pena o investimento. Existem diversos cursos para você aprender qual ação escolher para investir.

2°Passo: Entender qual é a cotação da ação para evitar prejuízos financeiros.

3° Passo: Definir qual o seu perfil de investidor (conservador, modelo ou arrojado). Dessa forma, você vai verificar quais são seus objetivos e prazos. Importante mencionar que as ações da Petrobrás são mais indicadas para os investidores com perfil moderado e arrojado. 

4° Passo: Escolher uma corretora de valores e abrir conta.Após esse passo, é só transferir o dinheiro para a conta e iniciar a negociação no mercado. As ações da Petrobras são comercializadas em lotes, geralmente o investidor costuma comprar um mínimo de, pelo menos, 100 ações.

As negociações podem ser realizadas diretamente no balcão da corretora ou eletronicamente.

Prós e Contras de investir em ações da Petrobras

Confira a seguir os prós e contras de investir em ações da Petrobras:

Vantagens 

  • Petrobras é líder em extração de petróleo no Brasil
  • Possui estratégia de crescimento: a venda de ativos é uma das políticas da empresa atualmente, o que representa outro benefício para o mercado de investidores.

Desvantagens 

  • O governo é o maior acionista da companhia: pode interferir diretamente nas decisões estratégicas da empresa, inclusive na política de preços.
  • Preço do Petróleo: Seus resultados financeiros são suscetíveis às variações no preço do Petróleo.

> Bolsa de Valores para iniciantes: tudo o que você precisa saber