App de controle financeiro: conheça os 6 melhores

Por Redação Onze

App de controle financeiro

Se você tem dificuldades para gerenciar o seu orçamento pessoal, um app de controle financeiro pode ajudar a mudar esse cenário.

Com diferentes funcionalidades e ao alcance de alguns cliques, essas ferramentas têm o poder de mudar a sua relação com o dinheiro, aproximando você dos seus objetivos e afastando a inadimplência.

Quer saber como a tecnologia pode ser sua aliada em mais essa missão? Então, continue na leitura deste artigo e venha descobrir.

O que é um app de controle financeiro?

Um app de controle financeiro é um recurso tecnológico que serve de suporte para aqueles que têm dificuldades na gestão das suas economias.

Em outras palavras, esse software possibilita que as pessoas gerenciem o seu orçamento, analisando receitas e despesas, e, a partir daí, tomem decisões compatíveis com a sua realidade financeira e o seu padrão de vida. Tudo isso, com a praticidade de acessar os dados na palma da mão.

Para que serve um app de controle financeiro?

Ter acesso a um app de gestão financeira pode ser muito útil para aproximar você dos seus objetivos. Essas ferramentas ajudam a mudar a sua relação com o dinheiro, definindo prioridades e colaborando para que elas sejam alcançadas mais facilmente.

Ao contrário do que pode parecer, gerenciar as próprias economias não se restringe apenas a cortar gastos e eliminar hábitos ruins. Também tem a ver com descobrir novas fontes de renda, escolher as aplicações financeiras mais compatíveis com o seu perfil de investidor e estar preparado para cenários de crise e incertezas.

É importante entender que, ainda que o dinheiro não traga a felicidade diretamente, ele funciona muito mais como um aliado do que como um vilão. Na verdade, quem atribui este ou aquele papel às suas finanças é você, ou melhor, suas escolhas. E é justamente isso que os aplicativos de controle financeiro buscam mostrar.

Não é preciso ser milionário para desfrutar das oportunidades que uma boa condição financeira pode proporcionar. Mesmo com um orçamento mais modesto é possível realizar os seus sonhos. Basta uma boa dose de disciplina e organização.

Funções encontradas nos aplicativos

Para deixar ainda mais evidente a importância dos apps de controle financeiro, listamos algumas das principais funções disponíveis nessas ferramentas. Confira:

  • Criação de planilhas de controle de gastos
  • Organização de despesas por categorias
  • Geração de gráficos e relatórios de consumo
  • Programação de alertas de contas a pagar
  • Administração das suas faturas de cartão de crédito
  • Sincronização das suas contas e dos seus dados bancários
  • Definição de metas e objetivos financeiros
  • Dicas para renegociar suas dívidas
  • Glossário financeiro.

6 melhores apps de controle financeiro

Não sabe qual app de controle financeiro usar? Listamos 6 opções para você comparar e escolher o seu. Acompanhe!

1. Guiabolso

O Guiabolso já é bastante conhecido pelos brasileiros e é uma ótima alternativa de aplicativo de gestão das finanças. Com ele, é possível vincular suas contas bancárias e cartões, classificar suas despesas por categoria e visualizar tudo em gráficos.

Além disso, a ferramenta dá dicas para organizar seu orçamento, possibilita a criação de metas de gastos e ainda indica aplicações financeiras de acordo com o seu perfil.

Disponível para Android e iOS.

2. Organizze

O Organizze permite que você gerencie suas despesas por categorias, acesse relatórios de gastos, controle os seus cartões de crédito e não atrase nenhuma conta.

O app oferece uma versão gratuita, mas com apenas R$4,90 por mês no plano anual, você tem acesso a outros serviços, como a exportação de dados bancários.

Disponível para Android e iOS.

3. Mobills

Preferência de milhões de pessoas, o Mobills envia notificações eletrônicas que ajudam você a lembrar das contas a pagar, permite criar metas financeiras e muito mais. A ferramenta oferece ainda três tipos de planos, com diferentes recursos para o usuário. São eles:

  • Mobills Free
  • Mobills Premium Anual
  • Mobills Premium Mensal.

Disponível para Android e iOS.

4. Spendee

É mais uma opção para quem deseja controlar suas finanças na palma da mão. No Spendee, além das funcionalidades básicas, você pode gerenciar sua carteira virtual e adicionar suas criptomoedas.

Com uma interface personalizável, também é possível deixar o app com a sua cara. Adicione fotos e customize a sua conta como você quiser.

Disponível para Android e iOS.

5. Orçamento Fácil

O Orçamento Fácil é um aplicativo totalmente desenvolvido por brasileiros, focado na realidade e nas condições econômicas nacionais. No entanto, o app conta com a cotação de mais de 90 moedas estrangeiras e tem uma seção totalmente voltada para os cartões de crédito.

Disponível para Android e iOS.

6. iq

Já imaginou poder reunir todas as suas contas em um só lugar e ter muito mais praticidade na hora de quitar os seus débitos? Com o iq, isso é possível.

Além disso, no app você pode pagar seus boletos automaticamente pelo cartão de crédito – basta selecionar a opção de débito automático. Mais segurança e rapidez ao honrar seus compromissos.

Disponível para Android e iOS.

E aí, gostou do nosso artigo sobre apps de controle financeiro? Para conferir mais conteúdos desse tipo, acesse o blog da Onze e mude a sua relação com o dinheiro para melhor.