Bolsa de valores americana: aprenda como investir (GUIA)

Por Redação Onze

Bolsa de valores americana

Pensando em investir na bolsa de valores americana? Essa é uma ideia interessante, já que nela você encontra gigantes como Google, Apple, Facebook, Amazon, Disney, Coca-Cola e Microsoft.

Além disso, tem grande volume de negociação, o que traz liquidez muito superior à de outras bolsas no mundo, incluindo a brasileira.

Diferente do Brasil, que tem apenas uma bolsa de valores, nos Estados Unidos existem diversas, sendo as principais NASDAQ (a segunda maior dos EUA) e NYSE (maior do mundo).

O mercado é mais desenvolvido e oferece aos traders uma variedade de papéis, oportunidades e estratégias bem maior. Neste artigo, vamos mostrar como investir na bolsa de valores americana a partir do Brasil ou diretamente com corretoras no exterior.

Apelo da bolsa de valores americana

São muitas as vantagens de operar na bolsa de valores americana, como negociações de ações e futuros 24 horas por dia, seis dias por semana, mantendo a liquidez dos ativos mesmo com pregão fechado.

Confira mais algumas:

Diversificação da carteira de investimento

É consenso entre investidores que uma forma de proteger capital é diversificar. Com ações da bolsa americana, você não fica dependente apenas do mercado brasileiro.

Maior variedade de ativos e de opções

Na bolsa de valores americana, você encontra desde grandes e consolidadas empresas a novos e promissores players, especialmente na área de tecnologia.

Além disso, ela oferece um mercado de opções diversificado, com mais vencimentos e maior liquidez nas operações de derivativos de curto prazo.

Liquidez altíssima

Com as maiores bolsas do mundo e empresas gigantes, o volume de negociações no mercado americano é muito superior ao brasileiro. Isso significa altíssima liquidez.

Para você ter uma ideia, algumas empresas listadas na bolsa de valores americana, em um dia de negociação apresentam, sozinhas, volume maior que o pregão da bolsa brasileira.

Mais opções de alavancagem

Assim como no Brasil, você pode operar com alavancagem na bolsa de valores americana. A grande diferença está nas opções. No mercado americano, você pode, além de contratos futuros, operar com ações e títulos de renda fixa (chamados bonds).

E a taxa cobrada é menor. Mas lembre que essa é uma operação que exige mais conhecimento e preparo financeiro.

Mais opções de ETF

Existem inúmeras opções de fundos de investimento para negociar na bolsa de valores americana, como títulos de renda fixa, de índices de ações, commodities, operações vendidas e até índices de volatilidade, entre outros.

Home broker no seu idioma

Você pode operar por meio de corretoras americanas com a plataforma e seus recursos devidamente traduzidos para o português.

Custos menores

Essa é uma das vantagens de um mercado que opera com mais de uma bolsa de valores. Para manter a competitividade e atrair clientes, elas reduzem taxas. E se o investidor gerar liquidez com suas operações, pode até ser compensado por isso.

Como investir na bolsa de valores americana no exterior

Uma das formas de investir na bolsa de valores americana é abrir uma conta em uma corretora nos Estados Unidos e operar diretamente por lá. Nos próximos tópicos, vamos mostrar o passo a passo.

Escolha uma corretora

Assim como as operações no Brasil são feitas por meio de corretoras, o mesmo acontece nos Estados Unidos. Lá, porém, existem dois tipos: as diretas e as intermediárias.

Nas primeiras, o contato com os investidores é, como diz o nome, direto. Já as segundas trabalham para corretoras maiores fazendo esse “meio de campo”.

Dito isso, pesquise na entidade que regula o mercado americano, a Finra, se a corretora que você escolheu está registrada e se aceita investidores que não moram nos Estados Unidos.

Se informe também sobre as taxas de corretagem e que produtos oferecem, assim poderá escolher aquela que melhor se adapta ao seu perfil e aos seus objetivos.

Prepare seus documentos

Para abrir uma conta, as corretoras vão pedir documentos como CPF, declaração de IR, passaporte, comprovante de residência e até de trabalho. Algumas corretoras podem solicitar outros documentos.

Também precisará preencher o formulário W-8 BEM, que atesta que você não mora nos Estados Unidos, mas tem interesse em investir no país. Assim, não pagará imposto de renda americano sobre os rendimentos das operações na bolsa de lá.

No entanto, os dividendos distribuídos entre os acionistas levam mordida do fisco americano em 30%. Pelo menos, como há acordo bilateral entre os países, não haverá incidência desse imposto no Brasil.

Isso não quer dizer que está isento do IR brasileiro. Sim, você será tributado de 15% a 22% sobre seus lucros.

Com tudo em mãos, envie os documentos para a corretora escolhida e aguarde retorno da análise. Uma vez que você receber o “ok”, pode seguir para o próximo passo.

Transfira seu dinheiro

Agora que você já foi aceito pela corretora e abriu sua conta, transfira seu dinheiro para começar a operar. Essa transação pode ser feita por meio de bancos ou agências de câmbio autorizadas pelo BC.

Essa remessa é feita em forma de câmbio internacional, ou seja, em dólar. Você provavelmente pagará a cotação comercial, acrescida de um adicional. Não esqueça de se informar sobre as taxas cobradas para isso e a alíquota de IOF, que pode variar.

Como investir na bolsa de valores americana no Brasil

Se você não quer abrir conta em uma corretora nos Estados Unidos, pode investir na bolsa de valores americana a partir da bolsa brasileira. Para isso, existem duas opções: BDRs e ETFs.

BDRs

As BDRs são recibos de depósitos brasileiros, mais conhecidos como Certificados de Depósitos de Valores Mobiliários. Você investe uma empresa estrangeira por meio de uma instituição que compra as ações dessa companhia e fica com esses títulos vinculados a ela.

Um ponto negativo é que o investimento mínimo é alto, e esse tipo de aplicação se restringe a investidores qualificados, aqueles que possuem mais de R$ 1 milhão em investimentos no mercado financeiro ou atuam profissionalmente na bolsa.

ETFs

Você não tem R$ 1 milhão, mas quer investir na bolsa de valores americana? Não tem problema.

É possível fazer isso por meio de ETFs, aqueles fundos que replicam índices. Assim como temos BOVA11 e BOVV11, que seguem o Ibovespa, há também fundos baseados em índices do mercado americano, como o IVVB11 e SPXI11.

Ambos replicam o índice S&P500, com as 500 maiores empresas na bolsa americana. O que os difere são as gestoras, taxas de administração e estratégias.

Pronto. Você conheceu os benefícios e as diferentes formas de investir na bolsa de valores americana. Está pronto para dar esse passo?

Se preferir outras formas de investimento, acompanhe os conteúdos da Onze para construir e proteger seu patrimônio no longo prazo.