BVMF: saiba o que é a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros

Por Redação Onze

O mercado financeiro oferece opções para todos os perfis e segmentos de investidores. Desde aplicações de renda fixa, como a própria poupança ou os CDBs e CDIs, até investimentos mais moderados e de risco, como a Bolsa de Valores

Para quem está buscando investir nesse mercado, é muito importante entender que existem dois tipos de bolsa, a Bolsa de Valores e a Bolsa de Mercadorias e Futuros.

O que é a BVMF

A BVMF é atualmente a única bolsa de valores mobiliários do Brasil. Também conhecida como BM&FBovespa, surgiu em 2008 com a integração da BM&F (bolsa de derivativos) e da Bovespa (bolsa de ações). A BVMF está entre as maiores bolsas do mundo em valor de mercado e na segunda colocação no ranking das Américas (agosto de 2012). Segundo o Banco Central do Brasil (BCB), ela é uma associação privada e civil.

A BVMF negocia ações, cotas de fundos de investimento, preços de bens agrícolas e recursos naturais (commodities), além de títulos públicos e privados.  A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que realiza a fiscalização de suas atividades.

Hoje a BVMF se uniu à Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), originando, em 2017 a B3, que está ligada a todas as bolsas de valores brasileiras.

Como funciona a BVMF – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuro

A BVMF negocia commodities agropecuárias, minerais, recursos naturais, moedas, taxas de juros, entre outros.

Quando um investidor deseja comprar ações de uma grande empresa, a BVMF que vai regulamentar essa aquisição e acompanhar a variação dos preços.

De maneira resumida, funciona como uma loja com várias tabelas que auxiliam o investidor na hora de decidir quais compras e vendas valem a pena no momento.

Funciona como um leilão durante o dia, geralmente em horário comercial, com compradores e vendedores que tentam chegar a um preço compatível, que é o preço de mercado.

Para investir é necessário comprar um contrato futuro.

Basicamente,  eles são acordos de compra e venda negociados pela internet.

Cada contrato tem seu próprio código de identificação e data de vencimento. 

Por exemplo, se hoje um produto custa R$30, só que a sua produção só ficará pronta daqui a 4 meses. 

Sabemos que o preço do produto pode sofrer alterações, seja aumentando o valor, diminuindo ou até mesmo permanecendo igual.

Para evitar ter prejuízo é que muitos assinam o chamado contrato no mercado futuro, fixando o preço do produto, no caso do exemplo acima R$30, para garantir seu lucro e diminuir o risco.

Os contratos são divididos em derivativos financeiros e derivativos agropecuários:

Derivativos financeiros

  • Dólar americano
  • Índice Bovespa
  • Índice S&P 500

Derivativos agropecuários

  • Milho
  • Café
  • Boi Gordo

É importante ressaltar que você precisa abrir uma conta em uma corretora de valores para investir em uma dessas opções.

Diferença entre Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuro e Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores negocia ações, que são basicamente pequenas parcelas de empresas compradas e vendidas dentro desse ambiente controlado. Já a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuro, como falamos anteriormente, negocia commodities através de derivativos agrícolas e financeiros.

Outro ponto é que a Bolsa de Mercadorias e Futuros, são negociados contratos e na Bolsa de Valores se compram ações, sendo que só é possível verificar o resultado, seja lucro ou prejuízo, quando a ação for vendida. Isso pode levar anos ou até mesmo um dia. Na BVMF é necessário ajustar o preço do contrato diariamente, pagando ou recebendo essa diferença.

> Bolsa de Valores para iniciantes: tudo o que você precisa saber