Como ganhar dinheiro com ações: guia para investir na bolsa

Por Redação Onze

Como-ganhar-dinheiro-acoes

O investidor que sabe como ganhar dinheiro com ações pode ter resultados realmente fabulosos em relativamente pouco tempo.

Veja o exemplo das ações do Banco JP Morgan Chase. Desde 2008, quando começou um processo de recuperação da crise dos subprimes, os papéis da instituição financeira americana triplicaram de valor. Detalhe: só entre 2016 e 2019 eles duplicaram, passando a valer US$ 137,58.

Não há nenhum investimento de renda fixa que permita duplicar ou triplicar o montante aplicado em tão pouco tempo. Por isso, queremos que você conheça melhor o mercado de ações e as vantagens de investir nesse ativo de risco, mas também de alta rentabilidade. Acompanhe!

Tem como ganhar dinheiro com ações?

Sim, é possível ganhar dinheiro com ações, mas isso depende de uma série de aspectos, a começar por conhecer o seu perfil de investidor.

Dessa forma, a recomendação mais importante a ser seguida é que, se você for avesso a qualquer tipo de risco, o melhor é evitar essa modalidade de investimento.

Por outro lado, ser um ativo de risco não quer dizer que não se possa aplicar dinheiro com alguma segurança. Tudo depende de conhecimento,da escolha de uma boa corretora de valores e de uma estratégia de investimentos sólida e bem embasada.

Rentabilidade no mercado de ações

O exemplo do Banco JP Morgan, mais uma vez, serve para ilustrar o quão rentável o investimento em ações pode ser. No entanto, é preciso considerar a própria dinâmica desse mercado para compreender que ele, de fato, pode gerar bons lucros.

Como bem destacou em uma análise detalhada o blog Investidor Lucrativo, o investimento em papéis de empresas pode apresentar alta performance até mesmo para quem não faz aportes regulares.

Riscos no mercado de ações

Por outro lado, como todo ativo financeiro de risco, as ações estão sujeitas a quedas que, em alguns casos, podem ser vertiginosas.

Um evento que ilustra bem essa possibilidade é a crise causada pela pandemia da Covid-19. Nesse contexto, a queda no valor até de grandes empresas, como a Petrobras, pode ser dramática.

Entre fevereiro e março de 2020, por exemplo, o preço de um lote de ações da empresa petrolífera perdeu cerca de 40% do seu valor original.

Como ganhar dinheiro com ações: três dicas

Embora até pareça um jogo de azar, na verdade não existe acaso quando se trata de investir em ações. É necessário muito estudo e conhecimento na hora de decidir onde aplicar o dinheiro.

Confira na sequência três formas de acertar ao direcionar seus investimentos.

1. Use o gráfico para tomar decisões

O preço de uma ação está sujeito a oscilações diárias. Assim sendo, uma noção básica que todo investidor desse mercado deve ter é que períodos de baixa são bons para comprar, ao passo que momentos de alta são propícios para vender.

Por isso, para colocar esses princípios em prática, não se pode deixar de conferir regularmente o gráfico que indica o preço de uma ação ao longo do tempo.

2. Tenha uma estratégia

Antes de investir, é preciso ter objetivos. A partir disso, você estará apto a desenvolver uma estratégia para alcançá-los. Simples assim.

Por exemplo: com base na performance da ação PETR3 (Petrobras), você decide que a rentabilidade de 5% em um mês é um objetivo viável. Essa será a base da sua estratégia para negociar os papéis dessa empresa.

3. Mantenha a disciplina e o foco

Independentemente de o momento ser de crise ou de economia aquecida, é certo que haverá dias em que você registrará perdas com suas ações.

Quando isso acontecer (e certamente vai), mantenha a disciplina e atenha-se à estratégia traçada anteriormente. Lembra dos 5% esperados de lucro? É por aí.

Três erros a evitar para ganhar dinheiro com ações

Não existe acaso para justificar ganhos, da mesma forma que ele não se aplica na hora em que se perde dinheiro. A seguir, veja os erros mais comuns cometidos por investidores que têm prejuízos ao negociar ações na bolsa.

1. Investir com base no “achismo”

O mercado financeiro é estudado e analisado por especialistas porque é a partir dessas análises que outros investidores tomam decisões.

Sendo assim, o pior que você pode fazer é investir apenas porque acha que um determinado papel vai performar bem. Ao tomar decisões, lembre-se de embasá-las com dados sólidos e confiáveis.

2. Aplicar dinheiro que não tem

Por ser um ativo de risco, a compra e venda de ações deve ser feita somente quando houver capital disponível.

Ou seja, nada de pedir dinheiro emprestado ou que seria usado para pagar contas e despesas para investir.

3. Ignorar as diversas nuances e formas de operar

Existem muitas maneiras de se transacionar com ações além da conhecida compra e venda.

Ordens de mercado, fundos de ações e aproveitamento de Ofertas Públicas Iniciais (IPO) são apenas algumas delas – e é essencial conhecer todas essas opções para ser bem-sucedido.

Ganhar dinheiro com ações é algo que requer prática e conhecimento. Portanto, procure entender com o máximo de detalhes essas possibilidades para otimizar seus resultados e aproveitar o melhor que esse lucrativo mercado pode oferecer.

Esteja sempre por dentro de assuntos para impulsionar suas finanças aqui, no blog da Onze.