Comprar ações: passo a passo para o iniciante

Por Redação Onze

Comprar-acoes

Pensando em comprar ações e dar os primeiros passos na renda variável? Essa é uma excelente ideia.

Mas o começo não é nada fácil. Para quem está começando nesse mercado, comprar ações não é tão intuitivo. Há termos em inglês, oscilações frequentes, siglas desconhecidas e muitas incertezas.

Por isso, você chegou ao post certo. Nas próximas linhas, vamos apresentar um pouquinho do maravilhoso universo da renda variável e um guia prático para comprar suas primeiras ações.

Por que comprar ações

A seguir, veja alguns dos principais motivos para comprar ações ou, pelo menos, considerar a alocação de parte do portfólio em renda variável:

Juros baixos

Com a Selic (taxa de juros da poupança) nas mínimas históricas, muitas pessoas estão voltando seu olhar para a renda variável, que costuma oferecer retornos superiores no longo prazo. Se você está nessa situação, lembre-se de que comprar ações deve ser uma medida mirando janelas temporais bastante alongadas, superiores a cinco anos.

Dividendos

As ações são pequenas partes de empresas que abrem seu capital na bolsa de valores. Isso quer dizer que, ao comprar ações, você adquire quotas e se torna sócio.

Dessa forma, seu investimento fica atrelado ao desempenho das companhias escolhidas. Empresas sólidas seguem crescendo com o tempo, investindo em novos projetos, expandido mercado, conquistando público. E, como acionista, parte do lucro desse crescimento será seu por meio de dividendos.

Valorização dos ativos

Ao comprar ações de uma empresa com lucros crescentes, você tende a ver seus ativos se valorizarem pouco a pouco. Depois, com o tempo, poderá vender parte dos papéis e embolsar lucros — e reinvestir em outras companhias.

Diversificação da carteira

Uma estratégia para quem quer valorizar seu capital e, ao mesmo tempo, reduzir riscos frente à volatilidade do mercado é diversificar a carteira de investimentos. Ou seja, não aposte todas as fichas na vitória de um único time. Assim, se um produto financeiro estiver em uma maré ruim, você pode equilibrar perdas e ganhos com outros ativos.

Ao diversificar, você administra a imprevisibilidade que acompanha o ciclo econômico. Por exemplo, se as taxas de juros chegarem ao menor patamar e você só tiver investimentos em renda fixa, seus rendimentos serão quase nulos. Por outro lado, se na sua carteira também tiver ativos que são beneficiados com essa forte queda, você encontrará um equilíbrio e estará menos exposto a grandes prejuízos.

Como comprar ações: passo a passo

Até aqui vimos que comprar ações pode ser uma boa forma de valorizar seu patrimônio. Agora, mostraremos que entrar nesse mercado não é complicado nem exige uma grande soma em dinheiro. Veja como proceder:

Estude a renda variável

A renda variável conta com grandes oscilações de preços no curto prazo. E isso pode assustar. Então nada melhor do que se inteirar do que significam as cotações, como os mercados se comportam e por que o longo prazo tende a ser o seu melhor aliado nessa jornada.

Organize suas finanças

Antes de comprar ações e começar a investir no mercado de capitais, faça um planejamento e organize suas finanças. Antes de tudo, se tiver dívidas, descubra como quitá-las, renegociá-las ou tomar crédito mais barato para pagar os empréstimos mais caros.

Depois organize suas receitas, contas mensais, despesas periódicas e projeções para os próximos meses.

Diferentemente do que muitos pensam, não é necessário muito dinheiro para investir. Você pode começar com pouco e, a cada lucro, reinvestir em mais ativos. Mas, para isso, não adianta ter suas finanças desajustadas e não contar com uma reserva de emergência.

Crie um colchão de emergência

Imagine um equilibrista caminhando por uma fina corda a muitos metros de altura. É de se supor que abaixo dele está uma rede de segurança para o caso de queda. Antes de começar a comprar ações e investir em outros ativos, crie esse colchão de emergência.

Assim, você poderá lidar com imprevistos sem assumir grandes prejuízos. Pode ser um problema de saúde, uma reforma que não estava programada, um gasto com seu carro ou até ajudar um familiar. Se você não tiver um fundo de emergência e surgir um imprevisto, talvez precise vender ações em um mau momento e assim, incorrer em prejuízo.

Essa reserva de emergência pode ser alocada em fundos de investimento que aplicam recursos no Tesouro Direto e cobram taxa zero, a títulos Tesouro Selic ou CDBs com liquidez diária.

Abra conta em uma corretora

Para comprar ações, é necessário abrir uma conta em uma corretora de valores. Todas as negociações na bolsa são feitas por ela.

Então, pesquise as corretoras existentes, conheça os produtos financeiros com os quais trabalham, veja como é funcionamento do home broker (plataforma digital onde você irá operar), se informe sobre que tipos de atendimento ao cliente oferecem.

Você pode até conversar com conhecidos que já negociam no mercado de capitais sobre as que utilizam. O importante é você escolher uma corretora em que confie.

Feita a escolha, a conta pode ser aberta em segundos pela internet. Acesse o site, faça seu cadastro e ative sua conta. O próximo passo é transferir a quantia que pretende investir para essa nova conta.

Conheça seu perfil de investidor

Ao criar a conta na corretora, você terá de responder a um questionário para descobrir o seu perfil de investidor: arrojado, moderado ou conservador.

O primeiro caso é o de quem busca retornos mais agressivos, está acostumado com volatilidade, compreende os mecanismos de renda variável e já possui alguma experiência no mercado.

Esse não deve ser o seu perfil, pelo menos neste primeiro momento. O ideal é começar de forma conservadora, prudente, com cabeça no longo prazo e plena consciência dos riscos, das flutuações dos preços e da natureza desse tipo de investimento.

Comece a investir

Agora que você já conhece seu perfil de investidor, traçou seus objetivos, está com as finanças organizadas e abriu sua conta em uma corretora de valores, chegou a hora de começar a investir.

Entre no site a sua corretora, acesse o home broker, escolha o tipo de ativo que deseja comprar, defina a quantidade e o preço que quer pagar e envie a ordem de compra.