Compras por impulso: o que são e como evitar

Por Redação Onze

Compras por impulso

Você se considera uma pessoa que faz compras por impulso? Tem o hábito de extrapolar as contas do cartão sem pensar no impacto financeiro que isso vai gerar no orçamento?

Se a sua resposta foi positiva, saiba que é preciso adotar estratégias para usar seu dinheiro de forma mais consciente. Afinal, as compras por impulso podem prejudicar bastante a sua saúde financeira.

Para que isso não aconteça, tire suas dúvidas a seguir. Nas próximas linhas, você vai descobrir o que são, de fato, compras por impulso, como identificar os principais sinais do problema e como evitar esse comportamento.

O que são compras por impulso

Compras por impulso são aquelas que uma pessoa faz de forma impulsiva, ou seja, sem planejamento ou organização financeira — muitas vezes, sem necessidade.

Nesse tipo de compra, o consumidor toma uma decisão rapidamente e não pensa muito nas consequências financeiras. Geralmente, esse comportamento é criado a partir de sentimentos e emoções, que funcionam como gatilhos para a compra.

Você já se sentiu frustrado por algo e se sentiu melhor, mesmo que por um momento breve, depois de fazer compras? Já decidiu comprar um item como recompensa por achar que merecia depois de, por exemplo, ter trabalhado bastante? Já foi a uma loja para comprar determinado item, mas saiu de lá com outros tantos?

Se você respondeu “sim” a essas perguntas, é bem provável que tenha realizado compras por impulso. Mas por que isso acontece, afinal?

Em um artigo para a Psychology Today, Philip Graves, especialista em comportamento do consumidor, diz que a explicação mais simples para as compras por impulso é que as pessoas têm prazer em adquirir algo novo.

“O ato de comprar é um ato de empoderamento que pode ser sentido muito raramente em outros aspectos da vida”, afirma o especialista.

Como identificar compras por impulso no seu dia a dia

Agora é o momento de identificar se você realmente faz compras por impulso.  Para ajudar, elencamos, nas próximas linhas, os principais sinais de que você tem esse comportamento. Confira:

Análise qual é o seu gatilho de compra

O primeiro passo é a fazer uma autoavaliação cada vez que você realiza uma compra. Aqui a ideia é identificar se existe algum gatilho que leva você a comprar.

Você gasta seu dinheiro em dias em que está mais ansioso, frustrado ou triste? Usa as compras como forma de se sentir melhor frente a algum sentimento negativo? Ou realmente planeja suas compras antes de concretizá-las?

Ao ter essas respostas, fica mais fácil identificar compras por impulso.

Analise a fatura do cartão de crédito

Outro sinal de que você faz compras por impulso é ter a fatura do cartão de crédito estourada.

Então, analise a fatura, atentando para todos os itens comprados no mês. Eles eram realmente necessários naquele momento, ou você comprou sem pensar muito nas consequências para as suas finanças?

Fazer o diagnóstico de como você usa o cartão de crédito é uma estratégia certeira. Até porque compras por impulso geralmente são feitas no crédito, já que o consumidor tem a impressão de que não está pagando nada por elas e deixa a dívida para mais tarde.

Entenda o seu comportamento ao ver uma promoção

Observe como você se comporta ao ver uma promoção ou desconto. Se você adquire itens desnecessários só porque eles estão mais baratos, é um indicativo de que age com impulso.

No mesmo artigo para a Psychology Today, Philip Graves afirma que a suscetibilidade ao “valor” e aos descontos tem origem no desejo inato de economizar.

E é justamente por causa desse tipo de “oportunidade” que, muitas vezes, são feitas as compras por impulso. Afinal, o consumidor tende a pensar que, se não comprar naquele momento, perderá a promoção — e terá que pagar mais caro no futuro.

Identifique o seu sentimento depois de comprar

A última dica é prestar atenção a como você se sente ao realizar uma compra. Compras por impulso geralmente são acompanhadas por sentimento de culpa, remorso ou dúvida.

Felicidade passageira, que dura apenas algumas horas depois da concretização da compra, também é sinal de impulsividade. Mas, pelo contrário, se você se sente tranquilo e tem a certeza de que a aquisição não prejudica o orçamento, é sinal de que pensou bem antes de comprar.

Como evitar as compras por impulso

O planejamento financeiro é o melhor caminho para evitar compras por impulso. Para isso, é essencial monitorar o seu orçamento mensal e classificar todos os gastos em uma planilha financeira.

Dessa forma, você tem uma visão abrangente do destino do seu dinheiro. E aí, fica mais fácil perceber se está comprando mais do que pode por falta de planejamento.

Nessa hora, aproveite para definir um valor específico que pode ser destinado às compras por mês, sem que o orçamento seja prejudicado. Além disso, avalie o impacto da compra, sobretudo antes de passar o cartão de crédito, analisando se o parcelamento não vai prejudicar o seu orçamento dos próximos meses.

O autocontrole e a tomada de decisão racional são essenciais para ter êxito nesse desafio. Com um planejamento financeiro sólido, você tem mais consciência na hora de fazer compras.