Custos de transação: entenda essa teoria de gastos de uma empresa

Por Redação Onze

custos de transação

Dependendo do tipo de investimento que você pretende fazer, é exigido o pagamento de algumas taxas para conseguir realizar esse processo. Sempre que se realiza algum tipo de movimentação com o dinheiro investido como, por exemplo, realizar aportes ou sacar os rendimentos, é necessário pagar uma taxa à instituição financeira.

Esse valor é chamado de custo de transação e faz parte das despesas de uma empresa. Para realizar o cálculo do lucro líquido de determinado investimento, é preciso incluir os gastos com o custo de transação. Assim, o investidor poderá saber o ganho real que obteve com determinada transação.

A seguir, neste artigo, você saberá mais sobre o custo de transação de uma empresa.

O que são os custos de transação?

Custos de transação são as taxas cobradas por determinadas instituições financeiras para a realização de alguma operação. Para se investir, por exemplo, em um CDB (Certificado de Depósito Bancário), o investidor geralmente vai ter despesas com as taxas de administração, performance e carregamento.

O custo de transação de uma empresa são os valores gastos por meio de transações para obter recursos para a companhia. Quando uma empresa busca financiamento, ela vai ter que arcar com alguns gastos. Essas despesas são chamadas de custos de transação.

Para realizar o fechamento de um negócio como a assinatura de um novo contrato, a empresa também vai ter gastos para negociar para redigir um novo contrato. Esses apenas alguns exemplos de custos de transação que as companhias podem ter. Quando as empresas recorrem ao mercado, podem ter que arcar com custos mais altos para conseguir o que precisam.

Entendendo a teoria por trás dos Custos de Transação

A teoria do custo de transação não é recente e nem surgiu do nada no cenário econômico mundial. Esse conceito foi publicado pela primeira vez no livro “The Nature of the Firm”, por Ronald Coase, em 1937.

No entanto, apenas em meados da década de 1970, sua popularidade ganhou mais força graças ao economista norte-americano Oliver Williamson que passou a abordar sobre os custos de transação em seus trabalhos.

Fatores que podem ter impacto na lucratividade das empresas

Alguns fatores são responsáveis pelo custo de transação das empresas. Para que qualquer decisão seja tomada por parte dos gestores e administradores de uma companhia é preciso analisar com detalhes cada processo. Logo, se a empresa não se aprofundar em cada decisão, pode resultar em uma dificuldade em processar os dados das transações, o que o torna mais caro.

A especificidade de ativos é outro fator que gera impacto na lucratividade das empresas. O conceito tem a ver com exclusividade. Um fornecedor específico não consegue ser reempregado sem perda de valor, o que implica em custos.

Já o oportunismo, outro fator, é a chance da quebra de contrato por uma das partes.

Conheça a Onze Investimentos

O conceito de custo de transação é importante para a realização de qualquer transação por parte das empresas. Caso deseja começar a realizar transações no mercado financeiro, conheça as opções de ofertas da Onze!