Alocação de ativos: Saiba como colocar essa estratégia em prática

Por Redação Onze

Alocação de ativos

Escolher como será feita a alocação de ativos da sua carteira de investimentos é fundamental para que você obtenha o rendimento esperado. Essas escolhas devem estar baseadas no seu perfil de investidor, sua experiência como investidor e qual a liquidez você precisa. Ainda, deve-se levar em consideração se você tolera ou não a volatilidade que alguns ativos podem ter e qual o objetivo principal do seu investimento.

Conheça aqui quais os diferentes tipos de ativos, as estratégias de alocação desses ativos, as vantagens de se ter uma carteira diversificada e saiba onde investir melhor o seu dinheiro.

O que são Alocação de Ativos

A alocação de ativos é o processo de tomada de decisão de como você irá escolher em quais tipos de investimentos irá colocar o dinheiro. Por mais simples que isso possa parecer, essa tarefa exige bastante conhecimento, preparo prévio e atenção.

Isso porque, para ter segurança e conseguir bons rendimentos, o investidor deverá escolher entre os diferentes tipos de investimentos existentes no mercado financeiro. Ainda, é essencial que ele acompanhe o cenário econômico e político nacional e internacional, bem como o balanço de empresas nas quais investe.

Por isso, caso você não se sinta preparado para trabalhar com os altos e baixos do mercado, é possível contratar os serviços especializados dos gestores de carteiras de investimentos.

Ativos mais comuns

Os ativos mais comuns disponíveis no mercado são:

  • Ações

Forma fracionada dos papéis de uma empresa de capital aberto;

  • Câmbio

Realizar transações de compra e de venda com moedas estrangeiras;

Realizar transações de compra e venda de diferentes matérias-primas para a indústria;

  • Títulos públicos e privado

Forma que algumas empresas e o governo tem para fazer a captação de recursos.

Além disso, os diferentes tipos de ativos podem ser classificados como sendo de renda fixa ou de renda variável. Os ativos de renda fixa são aqueles em que o investidor sabe quanto irá ter de rendimento no momento da aplicação, sendo eles:

Por outro lado, os ativos de renda variável são aqueles que podem sofrer alterações com uma grande velocidade e os seus preços variam conforme o mercado financeiro. Entre as opções de títulos com renda variável, podemos destacar:

  • Ações;
  • Câmbio;
  • Fundos de investimentos Imobiliários;
  • Derivativos

Tipos de Alocação de Ativos

Existem diferentes estratégias para auxiliar os investidores a fazer uma melhor alocação de ativos. Conheça cada uma delas a seguir.

Alocação estratégica

Nesta estratégia de alocação de ativos, o foco principal é o longo prazo. Ela é mais ponderada, e uma vez definida qual será o percentual a ser alocado, ele continua estático até o fim da aplicação, independentemente das oscilações ao longo do tempo.

Um exemplo para ficar mais fácil de entender. Em um cenário hipotético, suponha-se que o retorno das aplicações em renda fixa seja de 10% ao ano, e os de renda variável de 30% ao ano. Se a estratégia inicial for alcançar um investimento com um rendimento de 20% ao ano, o investidor poderá investir metade da sua carteira em renda fixa, e a outra metade em ações.

Alocação de ativos de ponderação constante

Esta é uma estratégia bastante ativa, que envolve a tomada de decisões conforme alguns ativos da carteira sofrem valorizações ou desvalorizações. Nesse caso, é fundamental que os ativos que compõem a carteira sejam reavaliados com certa frequência, ou em casos com oscilações que sejam maiores do que 5%.

Alocação tática de ativos

Para a alocação tática de ativos há uma combinação das duas estratégias mencionadas anteriormente. Mesmo que o foco seja o longo prazo, alguns ajustes pontuais são realizados de forma a  trazer um bom ganho no curto prazo, ou mesmo manter os ganhos. Portanto, exige uma gestão mais ativa da carteira de investimento.

Alocação dinâmica de ativos

Como o próprio nome diz, esta estratégia é a mais dinâmica de todas. Ou seja, o capital investido deve ser constantemente realocado, sempre focando no futuro dos preços que os ativos terão.

Por exemplo, caso o investidor acredite que vá haver uma recessão da economia, ele pode deixar uma maior parte do seu dinheiro em renda fixa. Por outro lado, diante de um cenário econômico mais otimista, a maior parte dos ativos que compõem a carteira podem passar a ser de ações.

Alocações de ativos segurada

Já na alocação de ativos segurada, antes de iniciar o investimento, um limite aceitável de perda é definido. Caso, e quando, esse limite for atingido, então a carteira é reavaliada e adaptada para investimentos mais conservadores, tais como o Tesouro Direto.

Alocação Integrada de ativos

Esta é a última estratégia para alocação de ativos, sendo também um tipo de mistura de todas as estratégias. Assim, tanto o retorno quanto o risco são levados em consideração. E todas as estratégias mencionadas anteriormente podem ser aplicadas, desde que não se sobreponham.

Vantagens da Diversificação

O fato é, quando o assunto são investimentos, a diversificação da alocação de ativos deve ser prioridade. Não apenas para os investidores iniciantes, mas também para quem já é mais experiente. O importante é utilizar aquela que se adequa mais ao seu perfil e momento financeiro.

Facilidade

As diferentes estratégias mencionadas funcionam como uma espécie de guia para o investidor, que pode se sentir mais seguro com as suas aplicações.

Risco menores

Quando o investimento é pensado dentro de uma estratégia e com uma boa diversificação, o investidor sabe que mesmo com perdas maiores ou não previstas, ainda será possível manter a estabilidade da sua carteira, já que os investimentos que rendem mais equilibram as perdas.

Custos menores

Conforme o investidor vai ganhando mais confiança, ele pode passar a fazer os investimentos sozinho. Isso, desde que conheça bem o mercado financeiro e acompanhe os rendimentos dos seus ativos, principalmente os de renda variável.

Maiores chances de ganhos

Um investidor focado, dedicado e com uma boa estratégia traçada conseguirá aproveitar melhor as oportunidades que surgirem. Assim, aos menores sinais de recessão, o investidor conseguirá deixar maior parte do seu capital em aplicações mais seguras.

Por outro lado, quando a economia der sinais de melhora, ele poderá ser um dos primeiros a identificar isso.

Continue acompanhando o blog da Onze Investimentos para mais dicas de como aplicar o seu dinheiro e como diversificar a sua carteira.