Endomarketing digital nas empresas: o que é e como aplicar

Por Redação Onze

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Assim como no marketing tradicional voltado aos clientes externos, o endomarketing trata os colaboradores como clientes internos da empresa. Ou seja, funciona como um marketing interno com um conjunto de estratégias de comunicação, divulgação e promoção voltadas ao público interno das empresas — seus colaboradores.

Com a era digital que temos atualmente, o endomarketing digital ganhou espaço dentro das empresas. Os colaboradores utilizam as redes sociais, smartphones e diversos recursos da internet, o que tornou necessária a evolução das estratégias convencionais do endomarketing tradicional nas empresas.

O que é endomarketing digital?

Assim como o endomarketing tradicional, o endomarketing digital tem como objetivo principal promover a conexão de forma online entre o departamento de marketing e o de RH, buscando melhorar o clima organizacional e motivar os colaboradores a comprarem a visão, a missão e os valores da empresa.

Com os novos recursos da tecnologia, o endomarketing precisou se reinventar nas empresas e se adaptar às plataformas tecnológicas, assim nasceu o que chamamos de endomarketing digital. Além da tecnologia, o endomarketing cria estratégias de comunicação observando o novo comportamento dos colaboradores dentro das empresas com as redes sociais, smartphones e outros recursos da internet.

A grande maioria dos colaboradores já está presente no digital e as empresas precisam utilizar esses meios para interagir com os seus colaboradores, tornando a comunicação interna ainda mais dinâmica e efetiva. De maneira resumida, a empresa precisa estar on-line também!

Por que fazer endomarketing na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é endomarketing digital, chegou a hora de entender a importância do endomarketing para sua empresa. É preciso lembrar que o endomarketing é essencial para manter os colaboradores motivados, envolvidos com o trabalho e dispostos a se dedicar à empresa. Assim como o marketing nas organizações tem como foco atrair e conquistar consumidores, também é fundamental investir no endomarketing e provar seu valor aos colaboradores, dessa maneira eles serão promotores da marca.

Além de comunicar as ações de interesse dos colaboradores como treinamentos, programas benefícios empresariais, novidades internas e campanhas, o endomarketing tem o papel de divulgar as conquistas do negócio, seus projetos sociais, prêmios, resultados positivos, etc. Dessa forma, os funcionários “vestem a camisa” da empresa, contribuindo para o employer branding da organização.

Ter funcionários como aliados da empresa pode trazer vários benefícios. Em artigo para o site Personal Branding Blog, a autora best-seller Ceren Cubukcu afirma que quanto mais os funcionários falam positivamente sobre você, mais bons candidatos se interessam pela empresa. “Além disso, quando seus funcionários atuais falam sobre os negócios, isso ajuda a marca a se fortalecer, sem gastar muito em marketing, porque a conscientização aumenta de boca em boca”, destaca.

Outro ponto interessante é que o endomarketing favorece a criação do Employee Value Proposition (EVP), atraindo os melhores talentos do mercado para trabalhar na empresa.

De qual maneira a tecnologia auxilia no endomarketing?

De qual maneira a tecnologia auxilia no endomarketing?

Os colaboradores já estão acostumados a se comunicar pela internet, por meio das plataformas digitais. Dessa maneira, as estratégias de comunicação do endomarketing não podem ser realizadas de forma tradicional com o envio de material impresso, por exemplo. É preciso se atualizar!

A tecnologia auxilia o endomarketing com softwares de comunicação corporativa e demais meios digitais desenvolvidos especificamente para esse público. Assim, o comunicado que poderia ser tedioso para os colaboradores, pode se transformar em uma mensagem com uma adesão muito maior, considerando que essas ferramentas já fazem parte da rotina deles. Eles estarão mais motivados a interagir.

A seguir, veja algumas das atividades desenvolvidas pelo endomarketing de forma digital nas empresas.

Quais os principais canais para fazer endomarketing digital?

É importante destacar que o e-mail foi o primeiro canal inserido ao endomarketing digital. A partir daí, a lista de canais para fazer endomarketing digital só cresce. Acompanhe a seguir:

  • E-mail marketing: Com o uso diário do e-mail, o e-mail marketing pode ser utilizado para a empresa personalizar suas mensagens e enviar para setores diferentes dentro da organização.
  • Blog: As empresas podem criar um blog corporativo, publicando textos com temas de interesse dos colaboradores.
  • Redes sociais: A empresa pode criar grupos de trabalho nas redes sociais, onde os colaboradores conversem em chats, compartilhem temas interessantes, etc.
  • Vídeos: As empresas podem criar vídeos com temas interessantes para os colaboradores e divulgar nas redes sociais, canal da empresa no YouTube ou em outra plataforma digital da empresa.
  • TV Corporativa: Considerando que muitas empresas ainda utilizam murais informativos, investir em uma TV corporativa para divulgação de informações pode ser bem positivo.
  • Intranet: A intranet é uma rede privada de compartilhamento de informações que muitas empresas utilizam. Pode ser utilizada para divulgação interna de serviços, pesquisas de opinião com os colaboradores, armazenamento de formulários, funciona como um banco de dados compartilhado.
  • Aplicativos: Os smartphones são muito utilizados pelos colaboradores, talvez seria interessante desenvolver aplicativos específicos para a comunicação interna. O aplicativo seria exclusivo para a troca de informações importantes entre os membros das equipes que serão vistas de forma prática pelo smartphone.
  • E-books: Os livros digitais, ou e-books, podem servir também para divulgação de temas e informações importantes para os colaboradores.

Quais as maneiras de se fazer endomarketing digital nas empresas?

Você já percebeu a importância de investir em endomarketing digital nas empresas para engajar os colaboradores. Se a sua empresa ainda não realiza esse trabalho, você precisa conhecer as ferramentas personalizadas já existentes no mercado para implementar na sua organização.

É necessário observar o perfil dos seus colaboradores, a cultura organizacional e investir nas ferramentas digitais. Como ressaltamos anteriormente, o e-mail pode ser um recurso para iniciar esse processo.

Exemplos de ações de endomarketing digital:

Para ajudar você a escolher uma boa ação de endomarketing digital, separamos alguns cases interessantes de grandes empresas que sabem manter seus colaboradores engajados.

Citibank

Promoveu uma campanha intitulada “Sou Mais Citi“. O objetivo era despertar em seus funcionários o orgulho de pertencer à equipe Citibank. Durante dez dias e sem revelar o motivo, foram feitas fotografias dos colaboradores com a mão no peito. As imagens foram utilizadas em materiais publicitários online e de divulgação interna. A campanha foi bem positiva e os funcionários se sentiram parte fundamental da organização.

Best Buy

A empresa estadunidense de vendas virtuais realizou pesquisas internas para conhecer as necessidades da equipe, depois foi criada uma rede social própria. A empresa reduziu cerca de 50% no índice de rotatividade dentro da instituição após a criação desse canal de comunicação para troca de informações, feedbacks e até solução para pequenos problemas.

Wise Up

A escola de idiomas criou o programa Hunting Winners, um jogo online no qual o objetivo é captar o maior número de alunos. O jogo é dividido em times, sendo bem positivo para integrar as equipes em torno de um objetivo.

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