Endomarketing: descubra o que é e como implementar

Por Redação Onze

Endomarketing

O endomarketing trata os colaboradores como clientes internos da empresa, direcionando ações e campanhas para engajar esse público tão importante para o negócio. Ao implementar essa área, você pode unir o RH ao marketing para motivar os funcionários e alcançar resultados extraordinários.

Assim como no marketing tradicional voltado aos clientes externos, esse tipo de marketing trabalha com campanhas, ações de incentivo, mensagens criativas e ferramentas de comunicação para conquistar seu público-alvo. Neste artigo, você vai entender como implementar o endomarketing e promover a imagem da empresa para os colaboradores.

Continue lendo e veja como vale a pena divulgar a marca internamente.

O que é endomarketing

Endomarketing, ou marketing interno, é o conjunto de estratégias de comunicação, divulgação e promoção voltadas ao público interno das empresas — seus colaboradores. Em vez de direcionar suas ações para clientes, parceiros e outros públicos externos, o endomarketing promove a imagem da empresa para os próprios funcionários, buscando aumentar seu engajamento, lealdade e satisfação.

Apesar da proximidade dos conceitos, endomarketing não é o mesmo que comunicação interna. O primeiro é um termo mais amplo que abrange todas as iniciativas do RH e da equipe de marketing para “vender” a empresa aos colaboradores, enquanto o segundo diz respeito às estratégias de comunicação para atingir o público interno e transmitir a mensagem da organização.

Estas são algumas das atividades desenvolvidas pela área de endomarketing nas empresas:

  • Conduzir pesquisas de clima e satisfação para entender as demandas e perfil dos colaboradores (público-alvo)
  • Construir de uma cultura organizacional sólida e inspiradora
  • Criar de ações de incentivo, reconhecimento e promoção da empresa para os funcionários
  • Implementar estratégias e ferramentas de comunicação interna para facilitar o acesso à informação e aumentar a transparência na organização
  • Promover as ações de treinamento e desenvolvimento junto à equipe de T&D
  • Desenvolver campanhas internas para aumentar o engajamento, sensação de pertencimento e retenção de talentos
  • Cuidar das estratégias de relacionamento com os colaboradores.

Importância do endomarketing nas organizações

O endomarketing é essencial para manter os colaboradores motivados, envolvidos com o trabalho e dispostos a se dedicar à empresa. Assim como as organizações precisam atrair e conquistar consumidores, também é fundamental provar seu valor aos colaboradores e transformá-los em promotores da marca.

Além de comunicar as ações de interesse dos colaboradores como treinamentos, programas de incentivo, novidades internas e campanhas, o endomarketing também tem o papel de divulgar as conquistas do negócio, seus projetos sociais, prêmios, resultados positivos, etc. Dessa forma, os funcionários “vestem a camisa” da empresa e têm orgulho de fazer parte de uma organização que valoriza pessoas, desenvolve excelentes soluções e contribui com a sociedade.

O resultado é uma força de trabalho altamente engajada, que recomenda a empresa em seu círculo social e reforça as estratégias de marketing da empresa para o público externo. Além disso, o endomarketing também favorece a criação de uma marca empregadora poderosa, atraindo os melhores talentos do mercado para trabalhar na empresa.

Como implementar o endomarketing: passo a passo

Confira, a seguir, como colocar o endomarketing em ação na sua empresa:

1. Crie uma área de endomarketing

O primeiro passo para implementar o endomarketing na empresa é nomear uma equipe e criar uma área dedicada à função. No caso, essa célula deve integrar as áreas de RH e marketing — daí a necessidade de escolher profissionais que entendam das duas disciplinas.

2. Conheça seu público-alvo

O ponto de partida de qualquer estratégia de marketing é conhecer a fundo o público-alvo — e não é diferente com o endomarketing. Logo, você precisa entender qual o perfil dos colaboradores, suas aspirações, linguagem, expectativas em relação à empresa, entre outros aspectos.

A partir dessas informações, será possível desenvolver campanhas e ações direcionadas que dialoguem com os funcionários e transmitam a mensagem da empresa com efetividade.

3. Defina os objetivos do endomarketing

O próximo passo é definir os objetivos do endomarketing da empresa, considerando as prioridades do negócio. Por exemplo:

  • Criar uma cultura de inovação e foco em resultados
  • Associar a marca a valores específicos como confiança e adaptabilidade
  • Aumentar o engajamento e motivação
  • Mudar o posicionamento da empresa diante dos colaboradores (Ex: de uma estrutura rígida para uma mais horizontal).

4. Trace as estratégias

Com os objetivos claros, o time de endomarketing já pode trabalhar nas estratégias para promover a empresa internamente. Estes são alguns exemplos:

  • Alinhar a imagem interna da empresa com as ações externas
  • Implementar novos canais de comunicação interna (ex: uma rede social corporativa ou canal direto com a presidência)
  • Criar uma campanha de incentivo com premiações por desempenho
  • Promover os benefícios oferecidos pela empresa, como participação nos lucros, plano de saúde e plano de previdência privada
  • Melhorar a comunicação dos treinamentos e padronizar sua identidade
  • Desenvolver uma linguagem própria com os jargões da empresa para tornar a comunicação mais criativa e envolvente.

5. Meça os resultados e melhore continuamente

Para fechar, é importante avaliar os resultados das ações de endomarketing e acompanhar as métricas de desempenho de cada iniciativa. Assim, a empresa pode melhorar continuamente sua divulgação interna e descobrir quais estratégias funcionam melhor para cativar seus colaboradores.

Entendeu o que é endomarketing e como implementar na sua empresa? Então, siga nossas dicas e veja os resultados no engajamento e produtividade.