Endomarketing estratégico: o caminho para um ambiente corporativo saudável

Por Redação Onze

endomarketing estratégico

Melhorar a comunicação interna da empresa, realizar palestras e eventos motivacionais para os colaboradores, promover iniciativas de integração em áreas da empresa ou no ambiente corporativo como um todo, estabelecer um plano de carreiras — tudo isso é exemplo de estratégias de endomarketing.

Como se sabe, endomarketing é a promoção do bem-estar interno na companhia. É o conjunto de ações que visa a tratar os colaboradores com o mesmo respeito e atenção dedicados aos clientes da empresa.

Estratégias de endomarketing são planos de ação em que todos ganham

Na visão do empreendedorismo de responsabilidade social, as estratégias de endomarketing funcionam como planos de ações cujos objetivos podem ser melhorar o ambiente corporativo como um todo ou então atacar problemas pontuais identificados pela área de recursos humanos.

Entre os benefícios empresariais das estratégias de endomarketing está a redução de turnover entre os colaboradores, além de maior engajamento, eficiência e criatividade nas tarefas de trabalho, tornando a operação mais lucrativa.

Ambientes corporativos em que são empregadas boas estratégias de marketing apresentam employer branding de referência pelo mercado, ou seja, são reconhecidos como lugares que valorizam o bem-estar do colaborador.

A principal missão do endomarketing estratégico

Isso fica claro desde o momento da contratação, e permanece até a sua eventual saída dos quadros da empresa. É o tratamento que define a cultura da empresa em relação ao colaborador.

Em termos de endomarketing, também podemos dizer que a atração e retenção de colaboradores talentosos e engajados se mede pela employee value proposition (EVP).

Essa proposta de valor ao colaborador, ou seja, essa garantia de ter um ambiente que atrai e retém talentos do mercado, é a principal missão do endomarketing estratégico.

Como fazer estratégias de endomarketing na sua empresa

Reunimos a seguir três exemplos de empresas cujo endomarketing estratégico pode servir de benchmarking para a melhoria do ambiente corporativo no qual você está inserido.

Philip Morris

Com mais de 1,2 mil colaboradores, dos quais 90% vendedores que atuam pelo país inteiro, a fabricante de cigarros encontrava dificuldades para reconhecer e valorizar o seu time.

A estratégia de endomarketing foi definida a partir de uma data do calendário: o dia 1º de outubro, que é o Dia do Vendedor. Além de marcar a data de forma criativa, a ideia era criar uma estratégia para promover a integração dos colaboradores.

Como se tratam de profissionais que estão sempre em atividades de campo, e portanto experimentam com frequência situações interessantes, únicas e inusitadas, foi proposto a eles que contassem suas histórias mais marcantes.

Essas experiências profissionais foram narradas tanto para colegas da empresa quanto para seus familiares. Diversas dessas histórias foram contadas na forma de quadrinhos, e todos os participantes receberam caricaturas desenhadas por chargistas.

A estratégia de endomarketing animou e motivou os colaboradores. O resultado foi excelente. De acordo com a empresa, a ação gerou a maior taxa de engajamento já alcançada. A participação foi de mais de 90%, contra 60% de estratégias anteriores.

Votorantim

Buscando tornar a comunicação interna mais efetiva, a empresa contratou uma agência especializada para trazer a linguagem e o tom de fala para mais perto do perfil médio dos colaboradores.

O primeiro passo foi elaborar um guia de comunicação interna para estabelecer regras e padrões de fala mais adequados e efetivos entre empresa e colaboradores.

Foi a partir dessa estratégia inicial de endomarketing que todas as demais campanhas e ações foram traçadas.

A mudança gerou mais de 350 iniciativas de comunicação naquele ambiente corporativo, melhorando a interação entre as hierarquias da empresa e ampliando a satisfação e engajamento entre as equipes.

Volvo

Uma ação restrita de endomarketing que gerou uma ampla estratégia de comunicação interna. Foi o que ocorreu na Volvo com a iniciativa “Parte de Nós”, cuja ideia central foi simbolizada pela imagem de alguém dando um toque na água e assim gerando ondas que reverberam em toda a superfície líquida.

Ou seja, todos podem influenciar o ambiente corporativo. Essa ideia, por sua vez, influenciou a estratégia de endomarketing de toda a empresa.

Três fundamentos criados a partir dessa iniciativa passaram a ser empregados em todas as campanhas de endomarketing:

  • Desenvolver;
  • Escutar e realizar;
  • Liderar.

Maior consciência das responsabilidades individuais e da importância de cada um para o sucesso da empresa: esse foi o principal resultado obtido, gerando benefícios laterais como mais engajamento e motivação entre os colaboradores.

Quem somos

A Onze é uma fintech com foco na Saúde Financeira do brasileiro. Oferecemos o produto de Previdência Privada no canal corporativo (B2B) para que as empresas auxiliem seus colaboradores a construir um futuro melhor. Além da Previdência Privada, nosso aplicativo também conta com serviços de diagnóstico e aconselhamento sobre a saúde financeira.

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