Ações de endomarketing na pandemia: quais são as melhores

Por Redação Onze

Endomarketing na pandemia

As ações de endomarketing têm um papel fundamental nas empresas. Assim como no marketing tradicional voltado aos clientes externos, o endomarketing trata os colaboradores como clientes internos da empresa. Na prática funciona como se os funcionários fossem o público-alvo ou o cliente da organização.

A pandemia do coronavírus teve um grande impacto nas relações sociais e de trabalho, fazendo com que muitos profissionais mudassem suas prioridades e passassem a valorizar iniciativas que promovem segurança e bem-estar. Diante disso, o endomarketing precisou se adequar a este novo cenário e é sobre isso que vamos abordar neste artigo. Acompanhe todos os detalhes!

O que é endomarketing?

Endomarketing, também chamado de marketing interno, é o conjunto de estratégias de comunicação, divulgação e promoção voltadas aos colaboradores – o público interno das empresas. Ou seja, em vez de direcionar suas ações para clientes, parceiros e outros públicos, com o endomarketing a empresa promove a própria imagem junto dos funcionários, buscando aumentar seu engajamento, lealdade e satisfação. Isso influencia positivamente na satisfação interna e na valorização da employer branding.

É importante ressaltar que muita gente confunde o endomarketing com a comunicação interna, porém cada um deles tem particularidades diferentes. O primeiro é um termo mais amplo que abrange todas as iniciativas da área do recursos humanos e da equipe de marketing para “vender” a empresa aos colaboradores. Já o segundo diz respeito às estratégias de comunicação para atingir o público interno e transmitir a mensagem da organização.

Dentro da área de endomarketing nas empresas são desenvolvidas várias atividades. Entre elas, podemos citar:

  • A condução de pesquisas de clima e satisfação para entender as demandas e perfil dos colaboradores;
  • A construção e propagação de uma cultura organizacional sólida e inspiradora;
  • A criação de ações de incentivo, reconhecimento e promoção da empresa junto aos funcionários;
  • A implementação de estratégias e ferramentas de comunicação interna para facilitar o acesso à informação e aumentar a transparência na organização;
  • A promoção de ações de treinamento e desenvolvimento;
  • O desenvolvimento de campanhas internas para aumentar o engajamento, sensação de pertencimento e retenção de talentos;
  • Além de estratégias de relacionamento com os colaboradores.

Por que a pandemia exigiu uma nova forma de fazer endomarketing?

A necessidade de isolamento social e instabilidade provocados pela pandemia trouxeram diversas preocupações na vida profissional e particular das pessoas. As pesquisas Estresse Financeiro dos Brasileiros e Tendências em Benefícios para 2021, realizadas pela Onze, mostram que as empresas precisam levar em conta que os colaboradores preocupados com dinheiro podem apresentar queda de produtividade, falta de concentração e problemas de relacionamento dentro da empresa, além de se tornarem mais suscetíveis a doenças e efeitos do estresse.

O sistema de trabalho home office precisou ser realizado em diversas empresas, o que acabou distanciando o colaborador do seu local de trabalho. Assim, o endomarketing precisou investir em novas ferramentas para aproximar os profissionais neste novo cenário.

O endomarketing se tornou muito necessário neste momento para enviar comunicados sobre novos procedimentos da organização, mensagens motivacionais, etc. Mas além disso, o endomarketing deve criar ações verdadeiras da empresa, levando em conta o bem-estar financeiro dos colaboradores dentro do planejamento de negócios.

Segundo os dados levantados, adaptar um pacote de benefícios empresariais que atenda às novas demandas do mercado e promover ações de incentivo à saúde financeira serão decisões essenciais na hora de recrutar talentos e reter os bons colaboradores. Entregar uma employee value proposition (EVP) vai motivar o colaborador a trabalhar na empresa e fazer com que este se sinta satisfeito e engajado para contribuir com os resultados organizacionais.

Como a tecnologia auxilia no endomarketing

Os colaboradores já estão acostumados a se comunicar pela internet, por meio das plataformas digitais. Dessa maneira, as estratégias de comunicação do endomarketing não podem ser realizadas de forma tradicional com o envio de material impresso, por exemplo. É preciso se atualizar!

A tecnologia auxilia o endomarketing com softwares de comunicação corporativa e demais meios digitais desenvolvidos especificamente para esse público. Assim, o comunicado que poderia ser tedioso para os colaboradores, pode se transformar em uma mensagem com uma adesão muito maior, considerando que essas ferramentas já fazem parte da rotina deles. Eles estarão mais motivados a interagir.

A seguir, veja algumas das atividades desenvolvidas pela área de endomarketing na pandemia.

Quais foram as principais ações de endomarketing na pandemia?

Vamos trazer a seguir algumas ações de endomarketing realizadas neste período de pandemia.

  • Benefícios de flexibilidade: A opção de home office total ou parcial, é considerada uma ação muito utilizada durante a pandemia. Esse benefício ajuda o colaborador a conciliar a vida pessoal e profissional.
  • Benefícios de bem-estar: Sabemos que a pandemia também trouxe diversos problemas emocionais, por isso, o RH teve e tem uma função fundamental em ajudar a manter a saúde mental de seus colaboradores. Nessa categoria estão todos os tipos de planos de saúde, planos de academia, assistência psicológica, vale-refeição e vale-alimentação, cestas básicas, cartão farmácia, e qualquer iniciativa que contribua com a qualidade de vida dos colaboradores.
  • Benefícios financeiros: Com uma preocupação cada vez maior com o estresse financeiro dos funcionários, as empresas têm incluídos mais benefícios que ajudam a organizar as finanças e planejar o futuro. Os exemplos clássicos são os bônus por desempenho, participação nos lucros, compra de ações e salário sob demanda (adiantamento). Mas os benefícios que estão ganhando espaço são os planos de previdência complementar e iniciativas de educação financeira, que não apenas ajudam com o orçamento atual, mas também melhoram a relação dos colaboradores com o dinheiro.

Além disso, muitas empresas investiram na criação de canais exclusivos para notícias e comunicados sobre o Covid-19. Atualização de site interno para os colaboradores das empresas com cartilhas, dicas de home office, mensagens e vídeos são algumas das ações executadas.

3 cases para inspirar as ações de endomarketing digital na sua empresa

Cielo

A empresa adotou o trabalho em sistema home office para todos os colaboradores dos setores administrativo e comercial para proteger a saúde dos funcionários. Foram realizadas reuniões diárias com as equipes para que todos se mantivessem conectados. Além disso, a empresa realizou treinamentos e comunicações educativas via intranet, WhatsApp e e-mail, bem como transmissões ao vivo voltadas ao público externo para ajudar microempreendedores com dicas sobre como manter as vendas nesse momento de crise.

Geru

A empresa passou a trabalhar em sistema home office e, para isso, permitiu que os funcionários levassem todas as ferramentas de trabalho do escritório para montar um espaço confortável dentro de casa. A Geru também promove ações de conscientização e de boas práticas remotas, como bate-papo virtual com líderes da empresa, atualizações sobre o negócio e a situação da pandemia e uma campanha de saúde mental, que está sendo desenvolvida.

MRS Logística

A empresa investiu na criação de um Planejamento de Endomarketing que proporcionaram inúmeras ações para garantir um melhor posicionamento interno. Foram criados novos canais de comunicação, valorização dos que já existiam e uma campanha chamada “Seu Orgulho, Nossa Força”. A empresa entrou na lista das “Melhores Empresas Para Se Trabalhar”, da Revista Exame.

Agora que você já sabe como o endomarketing na pandemia precisou se reinventar, inspire-se nas ações listadas aqui para colocar em prática algumas mudanças no seu negócio.

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