Endomarketing nas empresas: entenda a importância das ações direcionadas aos colaboradores

Por Redação Onze

Endomarketing

Você já deve ter conhecido a expressão de que o colaborador é o cliente “número um” de uma empresa. E quando o assunto é o público interno de uma organização, o papel do endomarketing se torna fundamental. Ao implementar essa área, você pode unir o RH ao marketing para motivar os funcionários e alcançar resultados extraordinários.

Mas afinal, o que é endomarketing?

Endomarketing, ou marketing interno, é o conjunto de estratégias de comunicação, divulgação e promoção voltadas ao público interno das empresas — os colaboradores. Ou seja, em vez de direcionar suas ações somente para clientes, parceiros e outros públicos externos, o endomarketing promove a imagem da empresa para os próprios funcionários, buscando aumentar seu engajamento, lealdade e satisfação.

Muita gente acaba confundindo o endomarketing com a comunicação interna, porém cada um deles tem particularidades diferentes. O primeiro é um termo mais amplo que abrange todas as iniciativas do RH e da equipe de marketing para “vender” a empresa aos colaboradores. Já o segundo diz respeito às estratégias de comunicação para atingir o público interno e transmitir a mensagem da organização.

Estas são algumas das atividades desenvolvidas pela área de endomarketing nas empresas:

  • Conduzir pesquisas de clima e satisfação para entender as demandas e perfil dos colaboradores;
  • Construir de uma cultura organizacional sólida e inspiradora;
  • Criar de ações de incentivo, reconhecimento e promoção da empresa para os funcionários;
  • Implementar estratégias e ferramentas de comunicação interna para facilitar o acesso à informação e e aumentar a transparência na organização;
  • Promover as ações de treinamento e desenvolvimento junto à equipe de T&D;
  • Desenvolver campanhas internas para aumentar o engajamento, sensação de pertencimento e retenção de talentos;
  • Cuidar das estratégias de relacionamento com os colaboradores.

 

Qual a importância do endomarketing nas empresas?

O endomarketing é fundamental para manter os colaboradores motivados, envolvidos com o trabalho e dispostos a se dedicar à empresa. Assim como as organizações precisam atrair e conquistar consumidores, também é fundamental provar seu valor aos colaboradores e transformá-los em promotores da marca. Entregando um employee value proposition (EVP) realmente atraente.

Além de comunicar as ações de interesse dos colaboradores como treinamentos, programas de incentivo, novidades internas e campanhas, o endomarketing também tem o papel de divulgar as conquistas do negócio, seus projetos sociais, prêmios, resultados positivos, etc. Dessa forma, os funcionários “vestem a camisa” da empresa e têm orgulho de fazer parte de uma organização que valoriza pessoas, desenvolve excelentes soluções e contribui com a sociedade.

Por que fazer endomarketing na sua empresa?

Fortalecer a sua marca empregadora é um caminho eficaz para diminuir os índices de rotatividade e atrair novos profissionais. Um colaborador satisfeito e engajado vai gerar dividendos econômicos para a empresa, como a queda na taxa de rotatividade dos colaboradores e a valorização da employer branding. Dessa maneira a empresa gasta menos com processos de seleção e recrutamento, demissão de funcionários e treinamentos.

Além disso, colaboradores que recomendam a empresa em seu círculo social, reforçam as estratégias de marketing da empresa para o público externo.

Confira alguns benefícios que a sua empresa pode conquistar executado um bom endomarketing:

  • Produtividade;
  • Equipe qualificada;
  • Mais engajamento;
  • Objetivos bem definidos;
  • Inovação.

Benefícios corporativos são considerados ações de endomarketing

Os benefícios empresariais são considerados ações de endomarketing, pois são capazes de satisfazer, engajar e reter talentos. Mais do que complementar o salário, essas ofertas mostram a preocupação da organização com seus colaboradores e sua disposição de investir em pessoas.

É importante destacar que o pacote de benefícios é o segundo critério mais importante para a escolha de um emprego no Brasil. Segundo a Pesquisa de Benefícios, realizada pela Onze em 2020 com profissionais brasileiros, 44% dos 2,5 mil entrevistados garantem que os benefícios oferecidos pela empresa em que trabalham é um dos principais motivos para se continuar no atual. Esse percentual sobe para 65% quando a organização oferece planos de previdência corporativa.

Escolher os melhores benefícios para empresa é a missão dos gestores que se preocupam com o engajamento e retenção dos seus talentos. Confira a seguir 4 tipos de benefícios que não podem faltar na sua empresa:

  • Benefícios de bem-estar: Nessa categoria estão todos os tipos de planos de saúde, planos de academia, assistência psicológica, vale-refeição e vale-alimentação, cestas básicas, cartão farmácia, e qualquer iniciativa que contribua com a qualidade de vida dos colaboradores.
  • Benefícios de flexibilidade: Já os benefícios corporativos de flexibilidade são aqueles que ajudam o colaborador a conciliar a vida pessoal e profissional. Os mais desejados são os horários flexíveis e opções de home office total ou parcial, além de day-offs, dress code flexível e licenças especiais (maternidade, paternidade, luto, etc.).
  • Benefícios de crescimento profissional: É o caso do auxílio-educação para cursos e pós-graduação, bolsas de estudo, vale-cultura e programas de treinamento e desenvolvimento na empresa.
  • Benefícios financeiros: Bônus por desempenho, participação nos lucros, compra de ações e salário sob demanda (adiantamento), planos de previdência complementar e iniciativas de educação financeira. Importante lembrar que a Onze é uma gestora de previdência privada empresarial que ajuda empresas de todos os portes a oferecer educação financeira de qualidade e um plano de previdência privada com bons retornos aos funcionários. Se você ainda não tem muita intimidade com esse tipo de benefício corporativo ou quer entender melhor o trabalho da Onze, basta navegar um pouco pelo nosso site.

Quais as maneiras de se fazer endomarketing nas empresas?

O primeiro passo para implementar o endomarketing na empresa é nomear uma equipe e criar uma área dedicada à função. No caso, essa célula deve integrar as áreas de RH e marketing — daí a necessidade de escolher profissionais que entendam das duas disciplinas. Depois, será necessário entender qual o perfil dos colaboradores, suas aspirações, linguagem, expectativas em relação à empresa, entre outros aspectos.
A partir dessas informações, será possível desenvolver campanhas e ações direcionadas que dialoguem com os funcionários e transmitam a mensagem da empresa com efetividade.

Estes são alguns exemplos:

  • Alinhar a imagem interna da empresa com as ações externas;
  • Implementar novos canais de comunicação interna (ex: uma rede social corporativa ou canal direto com a presidência);
  • Criar uma campanha de incentivo com premiações por desempenho;
  • Promover os benefícios oferecidos pela empresa, como participação nos lucros, plano de saúde e plano de previdência privada;
  • Melhorar a comunicação dos treinamentos e padronizar sua identidade;
  • Desenvolver uma linguagem própria com os jargões da empresa para tornar a comunicação mais criativa e envolvente.

3 cases para inspirar as ações de endomarketing na sua empresa

Intel

Uma empresa gigante da tecnologia que se diferencia pelos benefícios corporativos criativos. Veja alguns dos motivos para os funcionários da Intel se destacarem entre os mais satisfeitos:

  • Opção de trabalho 100% remoto
  • Seguro de vida, médico, dentário e oftalmológico
  • Plano de previdência privada com match
  • Adesão a um programa de saúde completo com academia e orientação nutricional
  • Assistência domiciliar (serviços básicos para períodos de trabalho estendidos)
  • Reembolso de mensalidades e bolsas de estudo
  • Assistência à adoção e programas de fertilidade

Portobello

A fabricante de revestimentos cerâmicos criou o Programa de Desenvolvimento e Crescimento, que divulga, por meio de gibis, o plano de carreira da instituição e as oportunidades de crescimento dela. Com a ação a produtividade aumentou em 31%.

Toyota

A empresa investe bastante tempo para entender as necessidades dos seus colaboradores. Na Toyota, todo funcionário passa por cinco meses de treinamento, em que aprendem os valores e posicionamento que a marca trabalha desde o seu surgimento. O objetivo é incentivar o colaborador a ter novas ideias, que possam melhorar as atividades da empresa. Com isso, ele se sente valorizado dentro da empresa.

Você pode conferir outros exemplos de endomarketing nas empresas nesse outro texto do blog da Onze.

Sobre a Onze

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