Fit cultural: o que é, para que serve e qual sua importância

Por Redação Onze

Fit cultural

No momento de escolher qual o melhor profissional para ocupar a vaga de emprego, é preciso analisar questões que vão além do currículo e do histórico. Um critério que deve ser avaliado é o fit cultural.

Esse procedimento nada mais é do que a verificação do perfil do candidato para saber se ele possui os mesmos valores e pretensões da empresa. Em algumas companhias, essas características passaram a ser mais valorizadas que as habilidades profissionais.

O que é fit cultural

O fit cultural pode ser definido como o alinhamento entre os objetivos individuais do candidato e os da organização. Toda empresa deve avaliar se as características do profissional estão, ou não, de acordo com a cultura organizacional da companhia.

Entender os  valores, ideais, atitudes, postura, linguagem, comportamento e o objetivo da pessoa que almeja a vaga é um procedimento primordial durante o recrutamento. Essas questões vão definir se o perfil do profissional contempla as aspirações da empresa.

Quando o candidato consegue refletir as crenças e atitudes da companhia, pode-se dizer que o fit cultural foi estabelecido entre as duas partes.

Qual a importância do fit cultural no recrutamento

Evitar contratações equivocadas e impedir a alta rotatividade de funcionários são as principais vantagens para os negócios que adotam o procedimento.

Além disso, quando o colaborador apresenta as características buscadas pela empresa, ele tem mais facilidade para entregar os resultados esperados e sua integração com o restante da equipe torna-se muito mais fácil.

Como avaliar o fit cultural no recrutamento

O primeiro passo é determinar qual a cultura organizacional da empresa. Depois dessa definição, deve-se estabelecer maneiras de saber se o candidato tem o perfil desejado para fazer parte da companhia.

  1. Descrição da vaga

Ao descrever a vaga de trabalho, é necessário priorizar a compatibilidade entre os desejos da empresa e o perfil do candidato. Para obter um fit cultural maior, foque no soft skills, ou habilidades comportamentais.

  1. Testes de seleção

Nesta etapa, será aplicado um questionário para saber qual o perfil de comportamento. Dessa maneira, é possível selecionar os profissionais que melhor atendem às necessidades da organização.

  1. Entrevista

A entrevista é um dos momentos cruciais. Nela, você terá noção se as características do profissional convergem com as da companhia. A conversa deve conter perguntas situacionais, e que possam extrair valores, padrões de pensamento e comportamento da forma mais natural possível.

Reunimos algumas formas de abordagens que podem ser aplicadas durante a entrevista. Elas estão divididas entre perfil profissional, performance e competência.

Perfil profissional: será possível identificar o comportamento do candidato. Essa etapa serve para saber como ele gerencia as tarefas e como define as prioridades.

Performance: o recrutador deverá concentrar seus esforços para conhecer as experiências anteriores do candidato. Faça perguntas relacionadas aos projetos desenvolvidos, resultados, e quais foram suas contribuições em outras empresas.

Competências: serão compreendidas as habilidades e as capacitações do profissional. Para obter as informações desejadas, é necessário focar em perguntas relativas à comunicação, prestatividade, além de verificar o que faz com que ele se sinta bem-sucedido.

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