Fundo de pensão multipatrocinado: vale a pena investir?

Por Redação Onze

Muitos trabalhadores se perguntam se a previdência corporativa pode valer a pena no futuro. O que nem todos sabem é que existem fundos de pensão específicos para isso. Eles, inclusive, podem diluir o custo agora e aumentar os ganhos durante a aposentadoria.

Uma dessas modalidades é o fundo de pensão multipatrocinado. Ou seja, aquele em que várias empresas acabam patrocinando a previdência privada dos seus participantes.

Se você está pensando em aderir a algum plano de previdência privada ou oferecer esse benefício aos seus funcionários, confira as vantagens do fundo de pensão multipatrocinado no artigo abaixo:

O que é um fundo de pensão?

Os fundos de pensão geralmente são oferecidos por associações, cooperativas, entidades de classe ou outras organizações como uma modalidade de previdência privada.

Nesse formato, as empresas oferecem o benefício aos funcionários com o objetivo de reter os melhores talentos do mercado. Ao mesmo tempo, também buscam mantê-los na equipe por longos anos.

Pelo fundo de pensão, cabe ao funcionário contribuir com uma parcela desse investimento. Se a empresa optar pelo fundo de pensão patrocinado, ela terá o patrocínio de outras empresas nesse mesmo fundo, aumentando os ganhos de todos os colaboradores.

Como funciona o fundo de pensão multipatrocinado?

Como já dissemos anteriormente, o fundo de pensão multipatrocinado abre a possibilidade para que várias empresas ou entidades contribuam para um mesmo fundo voltado exclusivamente para os funcionários.

Esse fundo pode já existir  ou ser criado a qualquer momento. A vantagem de entrar em um fundo consolidado é que os riscos tendem a ser muito menores.

Trata-se, portanto, de uma modalidade de previdência privada que recebe recursos de várias fontes. Por conta disso, também pode ser personalizada conforme os objetivos dos participantes.

Nesse sentido, quanto maior o número de participantes e de empresas patrocinadoras, maiores serão os ganhos do fundo de pensão multipatrocinado. As taxas do fundo também serão mais baixas, pois serão divididas por um número maior de pessoas físicas e jurídicas.

Quais as vantagens do fundo de pensão multipatrocinado?

A principal vantagem do fundo de pensão multipatrocinado é a possibilidade de aumentar os rendimentos dos participantes sem ter que ampliar os investimentos dos trabalhadores.

A empresa empregadora também divide os custos do fundo com outras companhias ou entidades. Ou seja, ela consegue atrair os melhores funcionários com o fundo de pensão patrocinado, mas não precisa investir proporcionalmente.

Portanto, as vantagens são muito atrativas, tanto para os colaboradores quanto para a empresa que pretende contratar essa modalidade de previdência privada.

Leia também