Hacks de produtividade: otimize seu tempo com essas seis dicas

Por Redação Onze

hacks de produtividade

Você já ouviu falar em hacks de produtividade? São dicas para otimizar seu tempo e fazer mais com o mesmo tempo disponível.

Como você deve imaginar, essa é uma receita que agrada em cheio empresas e profissionais, sempre preocupados com prazos a cumprir e o bem-estar envolvido nesse processo.

Não por acaso, muitas são as organizações que já perceberam que mais vale investir em hacks de produtividade do que estender o expediente – até mesmo porque as horas extras cobram o seu preço. 

Além disso, jornadas exaustivas também tendem a reduzir o poder de concentração e o rendimento de qualquer indivíduo. Não dá para cair nessa armadilha, concorda? Então, siga a leitura, saiba o que que fazer para ser mais produtivo no dia a dia e confira os melhores hacks de produtividade neste artigo.

O que são hacks de produtividade?

A palavra hack, hoje tão utilizada no universo corporativo, inicialmente foi incorporada ao vocabulário dos profissionais de programação para se referir à realização de uma mudança inteligente nos sistemas. 

Adaptado para atender diferentes áreas, hoje, o termo se refere a estratégias capazes de melhorar o desempenho alcançado em qualquer tarefa.

Os hacks de produtividade, nessa lógica, propõem a mudança de alguns hábitos e a adoção de outros, com o objetivo único de ajudar você a se tornar uma pessoa mais produtiva. Ou seja, fazendo mais no mesmo tempo – e sem sacrificar a saúde e o bem-estar.

Como os hacks de produtividade podem ajudar você?

O principal benefício dos hacks de produtividade está em ajudar você a fazer uma gestão mais eficiente do tempo, inclusive para realizar aquelas pequenas tarefas da rotina. 

Quando conseguimos aproveitar melhor os horários disponíveis e criar períodos de concentração, as tarefas rendem mais e você deixa de perder preciosas horas com a procrastinação ou com distrações. 

É sobre construir hábitos positivos que favoreçam a disciplina. Como resultado, sobra mais tempo para focar naquilo que realmente importa. Ou seja, atingir os seus objetivos. 

Seis hacks de produtividade para render mais

Vamos para a prática? A seguir, separamos seis hacks de produtividade que podem fazer toda a diferença na maneira como você organiza o tempo. Escolha o seu preferido e comece agora mesmo a mudar sua rotina.

Identifique as suas prioridades

Não tem como iniciar de outra forma. Sem saber exatamente quais são as tarefas que demandam a sua atenção e em quanto tempo elas precisam ser realizadas, você dificilmente vai conseguir ser produtivo

A dica é, ao fim de um dia de trabalho, já montar uma lista para o seguinte. O ideal é iniciar por aquelas tarefas mais chatas e trabalhosas, que a maioria das pessoas tende a deixar por último. 

Divida o dia em períodos produtivos

Ao dividir o seu tempo em períodos menores, você consegue controlar melhor o tempo e ter a segurança de que o foco vai ser mantido. 

É exatamente o que propõe, por exemplo, o conhecido método Pomodoro, que divide o dia em blocos de 25 minutos, com espaço para pequenas pausas entre cada um deles. 

Automatize tarefas

Especialmente no âmbito profissional, é possível contar com inúmeras ferramentas que ajudam a automatizar tarefas e evitar a perda de tempo. Uma simples tabela automática no Excel pode fazer toda a diferença no seu dia a dia. 

Tenha uma boa noite de sono

Não subestime o poder de uma boa noite de sono para a sua produtividade – e isso tem tudo a ver com aquilo que falamos no início do artigo. Com o passar das horas, o poder de concentração diminui, o que impacta diretamente a produtividade. 

No lugar de passar a madrugada estudando ou escrevendo aquele relatório, prefira dormir bem e acordar um pouco mais cedo. Do contrário, certamente vai render menos também no dia seguinte. 

Não se torne refém dos seus e-mails

Pode parecer uma atividade banal, mas responder e-mails toma tempo. Se você fizer uma pausa a cada vez que a caixa de entrada apitar, vai acabar sobrecarregado

A dica é separar um período do dia especificamente para isso e manter o foco total na tarefa enquanto ela é desenvolvida. 

Mantenha o foco na hora das reuniões

Você, certamente, já saiu de uma reunião com a sensação de que ela podia ter sido resumida em um e-mail. Por isso, vale refletir antes de marcar um horário. Caso ela seja realmente necessária, é preciso manter o foco no assunto a ser discutido.

Realizar a reunião fora do ambiente habitual de trabalho – e sem o telefone tocando – pode ser uma boa estratégia, especialmente se todos permanecerem em pé. 

Produtividade x saúde financeira

Aumentar a produtividade também tem tudo a ver com a sua saúde financeira. Afinal, não tem forma melhor de conseguir ganhar mais dinheiro sem prejudicar a qualidade de vida. 

Isso vale especialmente para quem trabalha por entrega. Quanto mais tempo do seu dia for consumido em uma única tarefa, menor vão ser as suas chances de abraçar novos trabalhos. Isso sem falar no desgaste envolvido. 

Em resumo, ser produtivo ajuda a melhorar a renda, garante tempo para cuidar do seu bem-estar e coloca você mais próximo de realizar as suas metas.

E, por falar nisso, sabe o que também deixa você muito mais perto dos seus sonhos? Pensar no seu futuro e começar um investimento em previdência privada. A Onze oferece planos patrocinados com foco no público corporativo. Eles funcionam como um benefício oferecido pela empresa aos seus colaboradores. 

Na prática, uma pequena parte do salário do funcionário é deduzido e aplicado em um fundo de previdência. Para cada R$ 1 que o funcionário aplica, a empresa pode optar por depositar mais R$1 – prática conhecida como match.

Quer entender melhor como funciona e sugerir essa opção para a sua empresa? Acesse o nosso blog com conteúdos exclusivos, visite o site da Onze e aproveite para entrar em contato conosco.