HR Business Partners: conheça esse profissional de Recursos Humanos

Por Redação Onze

HR Business Partner

A HR Business Partners é uma carreira promissora para quem deseja trabalhar com gestão de pessoas. Atrelada à área de Recursos Humanos, a profissão é relativamente recente e, por isso, ainda gera muitas dúvidas sobre o seu papel exato.

Um dos principais problemas enfrentados por colaboradores que atuam na função é a sobreposição de tarefas. Muitas pessoas acabam confundindo a atividade com a chefia de RH, por exemplo – e não é bem assim.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é, afinal, a HR Business Partners: sua origem, principais atribuições e o perfil do profissional que atua na área. Acompanhe!



HR Business Partners: que carreira é essa?

A expressão “Human Resources Business Partners”, ou simplesmente HR Business Partners, pode ser traduzida como parceiros de negócios na área de Recursos Humanos. O cargo apareceu pela primeira vez em uma publicação chamada Human Resources Champions, do consultor em administração David Ulrich, na década de 1980.

O conceito da nova carreira é gerar aproximação e alinhamento entre o setor de RH e as demais áreas de uma empresa.

O que faz um HR Business Partner?

Nem sempre há uma compreensão adequada do que realmente é atribuição de um HR Business Partner e o que não lhe compete. Por isso, é muito importante estabelecer os limites do cargo para que não haja sobreposição de funções. 

Confira abaixo as principais atribuições desse profissional.

Planejar

Junto com as demais lideranças e gestores, o HRBP deve desenvolver planos de ação e estratégias que visem aproximar a organização dos seus objetivos. Além de planejar, o profissional também precisa acompanhar e mensurar o andamento das ações para verificar se elas estão seguindo conforme o  esperado.

Aconselhar

Cabe também ao profissional que ocupa esse cargo dar pareceres executivos aos demais gestores, trazendo informações relevantes, sempre com o intuito de facilitar os processos de tomada de decisões.

Sempre lembrando que o HR Business Partner é o elo entre o setor de Recursos Humanos e as demais áreas de uma empresa.

Capacitar

Na medida em que acompanha o andamento de diferentes processos, o HRBP tem mais facilidade para encontrar gargalos e deficiências dentro da rotina produtiva. Ao constatar esses problemas, cabe a ele implementar medidas de capacitação profissional, como treinamentos específicos, por exemplo.

Gerar satisfação

Como o HR Business Partner transita por diversos segmentos de um negócio, também é seu papel garantir um clima organizacional favorável para que os resultados pretendidos sejam alcançados com mais facilidade.



Qual é o perfil de um HR Business Partner?

Para desempenhar essas e outras funções, um HR Business Partner precisa ter certas habilidades bem desenvolvidas. Confira a seguir cinco competências vitais ao perfil do cargo.

Visão sistêmica e estratégica

Ter uma noção do todo sem se descuidar das particularidades e das necessidades de cada setor para que possa planejar ações de maneira tática. Essa é a primeira habilidade fundamental para quem deseja seguir a carreira de HRBP.

Conhecimento técnico

Um HR Business Partner é, acima de tudo, um generalista. Ele precisa entender um pouco de tudo: de finanças a gestão de pessoas, passando pelo domínio de ferramentas, recursos, indicadores e métricas. 

Inteligência emocional

Ter controle pleno dos sentimentos é fundamental, pois as escolhas de um HRBP devem ser o mais racionais possível, ainda que a empatia tenha uma participação importante.

Proatividade

Não basta planejar ações e definir estratégias – esse profissional também necessita colocar a mão na massa e tomar decisões difíceis a todo momento.

Boa comunicação

Na hora de mediar conflitos e estreitar laços entre os diferentes setores, é preciso saber se expressar para ser compreendido e, sobretudo, ser um bom ouvinte. Por isso, a comunicação assertiva é uma habilidade imprescindível para um HRBP.

A importância do HR Business Partner para empresas

O cargo de HR Business Partner é muito importante para qualquer empresa. Afinal, para garantir o sucesso organizacional, é preciso que todos os setores estejam concentrados nos mesmos objetivos – e é justamente isso que esse profissional busca assegurar.

Nunca esquecendo, é claro, que sua principal preocupação (presente inclusive em seu nome) é com a gestão de pessoas.

Portanto, todo HRBP sabe o quanto o bem-estar dos colaboradores é fundamental para o alcance dos resultados corporativos. Existem várias maneiras de garantir a satisfação de uma equipe – e a concessão de benefícios é uma delas.

Ao oferecer um plano de previdência privada, por exemplo, a empresa demonstra ao profissional que está preocupada com seu futuro. Nesse sentido, nada melhor do que contar com um especialista no assunto.

Sobre a Onze

A Onze acredita que a melhor forma de cuidar do futuro financeiro dos colaboradores é oferecendo um benefício corporativo de verdade. Por isso, nasceu como primeira fintech de saúde financeira e previdência privada regulada pela CVM e Anbima. 

A proposta da Onze é reinventar o mercado de previdência corporativa oferecendo planos flexíveis e personalizados que se adequem às necessidades e objetivos de cada empresa. 

Para isso, disponibiliza uma plataforma 100% digital e sem burocracia, fundos diversificados e gestão especializada do dinheiro, além de uma solução completa de saúde financeira, que realmente faz a diferença na vida dos colaboradores. 

A iniciativa inédita no país inclui check-ups periódicos, consultas individuais com especialistas e uma plataforma com centenas de vídeos sobre finanças.