Notícias da bolsa de valores: como e por que acompanhar

Por Redação Onze

Notícias-da-bolsa-de-valores

Quem investe em renda variável precisa acompanhar as notícias da bolsa de valores. Na verdade, até quem ainda está dando os primeiros passos na renda fixa deveria se manter atento.

Mas essa não é uma tarefa fácil. O mercado financeiro é tão denso de novidades, que fica difícil se atualizar de todos os dados, indicadores e oscilações importantes para os seus investimentos.

Por isso, neste artigo, vamos descobrir como e por que acompanhar as notícias da bolsa de valores — e também entender quais cuidados tomar para gerir melhor o seu dinheiro diante de um grande volume de informações.

Por que acompanhar as notícias da bolsa de valores

Acompanhar as notícias da bolsa de valores é fundamental para tomar decisões não apenas com base no conhecimento das empresas e seus ativos, mas no cenário onde atuam e no que está acontecendo diariamente.

Índices, valorização ou desvalorização de um ativo, preços de commodities, oscilação da moeda estrangeira, balanços, mudanças de gestão, até políticas monetárias, taxas de juros e movimentações do governo podem impactar na rentabilidade dos seus investimentos.

Uma vez que você ingressa nesse ambiente de negociação, não tem como se manter à parte dos acontecimentos. Se você tem, por exemplo, ações de uma companhia aérea, certamente as notícias dos impactos do Coronavírus no setor e no turismo estarão no seu radar.

Outro exemplo é a crise mundial do petróleo e a guerra de preços. Se você tem ações e elas despencarem, ficará atento às movimentações do mercado para manter a calma nos momentos difíceis e agir na hora certa.

E até quem não investe na bolsa precisa acompanhar as notícias. Afinal, o cenário econômico, tanto em esfera doméstica quanto internacional, dita o futuro das taxas de juros. Esse é um fator importante para quem compra títulos longos do Tesouro Direto ou em outros títulos e fundos de renda fixa.

Se você espera por um cenário de inflação, por exemplo, pode se proteger comprando títulos atrelados ao IPCA do Tesouro Direto. E se percebe que os juros baixos vão favorecer o mercado imobiliário, pode aplicar em fundos imobiliários ou até comprar uma sala comercial para alugar e, posteriormente, vender.

Enfim, acompanhar as notícias da bolsa de valores significa se manter atualizado do mercado financeiro em geral para tomar melhores decisões com o seu dinheiro.

Como acompanhar as notícias da bolsa de valores

Existem diferentes maneiras de acompanhar as notícias da bolsa de valores. Confira algumas das principais:

Site da B3

A página da B3 traz notícias da bolsa de valores. Lá você encontra informações desde negociação de cotas, leilões e movimentações financeiras a comportamento de diferentes setores do mercado, parcerias e estudos. Você também pode fazer buscas por tema e data.

Site da corretora

Se você quer ler conteúdos educacionais sobre os diferentes tipos de investimento, a maior parte das corretoras de valores mantém blogs, com materiais atualizados e que abordam as mais variadas dúvidas que um investidor pode ter.

Sites de notícias especializados

Você se informa sobre os últimos acontecimentos da bolsa em jornais, telejornais e sites de notícias especializados no mercado financeiro, como Infomoney, Valor Econômico, Investing e Bloomberg.

A atualização é constante e sempre rica em informações. Esses portais também trazem análises, índices, gráficos e outros conteúdos. Aplicativos, recebimento de News diárias por e-mail e canais de investidores no YouTube são outras formas de seguir as notícias da bolsa de valores.

Aplicativos

Apps como Investing e Yahoo Finance são fontes importantes de informação para quem busca acompanhar diariamente as principais notícias da bolsa de valores. Com eles, você tem acesso não apenas a cotações, mas também a projeções de especialistas e novidades das companhias listadas.

Cuidado com as notícias da bolsa de valores

Você pode criar uma rotina de informação começando o dia já se inteirando das notícias da bolsa de valores e seguir acompanhando o desenrolar dos fatos. Mas tenha cuidado para que essa grande quantidade de dados não seja excessiva e não leve a enganos.

Nesse sentido, vale ficar atento a duas características do mercado, para que você não reaja exageradamente diante de notícias negativas ou positivas:

O mercado antecipa

Ao acompanhar as notícias da bolsa de valores, você vai perceber que, muitas vezes, o índice se movimenta antes que uma matéria ou informação importante venha a público. Isso se deve, em alguns casos, a insiders (agentes do mercado que vazam alguma informação a um público seleto antes que o fato seja noticiado pela mídia).

Além disso, o mercado é bastante eficiente. Ou seja, quando você tiver acesso àquela notícia que parece catastrófica para determinada empresa, talvez as ações dela já estejam caindo 10%. Por isso, tome cuidado ao reagir às notícias.

O mercado exagera

Aos poucos, você vai notar que o mercado costuma exagerar nas projeções e expectativas, tanto para cima quanto para baixo. Então, tome cuidado com a euforia e com a intensidade de certos movimentos da bolsa.

Com essa premissa em mente, você pode não apenas se proteger, mas também identificar oportunidades em distorções grandes de preços.

Além desses dois cuidados com as características do mercado, você deve acompanhar, tanto quanto possível, as notícias nos canais oficiais e não se prender a boatos especulação.