O que é taxa Selic e para que ela serve

Por Redação Onze

taxa selic

Você certamente já ouviu falar dela, mas sabe realmente o que é taxa Selic e por que ela tem tanta importância no mercado financeiro?

Talvez o assunto não seja dos mais atraentes para quem não trabalha na área, mas a verdade é que ele diz respeito, basicamente, a qualquer pessoa que consuma no comércio, esteja em busca de um empréstimo ou queira melhorar os seus rendimentos.

O conceito e os motivos para dar mais atenção à Selic nós explicamos ao longo do artigo. Acompanhe!

O que é taxa Selic?

Taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic é um indicador importante para regular toda a política monetária do país.

O seu nome tem origem no chamado Sistema Especial de Liquidação e Custódia – este, conhecido como o Selic -, vinculado ao Banco Central. Ele é responsável por registrar, liquidar e realizar a custódia de títulos públicos federais.

Na prática, isso significa que essa é a plataforma virtual em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos por instituições financeiras credenciadas ao Banco Central em transações com duração de até um dia.

Diariamente, é calculada a média dos juros praticados nas operações interbancárias que ocorrem no Selic – número transformado em uma porcentagem anual.

O valor obtido como resultado dá origem à Selic Over que, como vamos abordar mais adiante, é utilizada como referência para a rentabilidade dos investimentos.

Para que serve a taxa Selic?

No entanto, além do Selic e da Selic Over, existe a Selic Meta – não é difícil perceber por que o termo cria tantas confusões, certo? Também referida como meta da Selic, ela é constantemente repercutida nos noticiários e veículos de comunicação especializados na cobertura de assuntos econômicos. 

Ela serve como uma referência para as demais taxas de juros praticadas no Brasil, além de estar intimamente ligada ao controle da inflação. Uma simples alteração na meta da Selic pode, por exemplo, encarecer ou baratear o acesso ao crédito no país – ainda vamos falar mais sobre isso.

Como a taxa Selic é definida?

A meta da Selic é determinada a cada 45 dias, por meio de reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Vinculado ao Banco Central, o órgão tem a missão de definir pela manutenção ou alteração da Selic, seja para um percentual maior ou menor do que o praticado até então.

Para que essa decisão seja tomada, são apresentados pareceres técnicos que analisam fatores como a realidade econômica no país e fora dele, aspectos políticos, inflação, projeções para o Produto Interno Bruto (PIB), entre outros.

Posteriormente, a votação é aberta e a definição divulgada, com impacto direto nas decisões tomadas pelo governo, por instituições financeiras e mesmo por quem deseja aplicar o seu dinheiro.

Quais são os efeitos da taxa Selic na economia?

E, por falar em aplicar o seu dinheiro, a rentabilidade da maioria dos investimentos varia para mais ou para menos quando a taxa Selic é alterada.

O mesmo vale para empréstimos e financiamentos: quando a taxa básica de juros opera em baixa, a oferta de crédito fica mais barata, o que aumenta a confiança do consumidor em criar dívidas. Como consequência, o consumo no comércio também tende a crescer.

Por outro lado, recorrer aos bancos deixa de ser uma opção atrativa quando a Selic está em alta, já que os juros cobrados também aumentam.

Essa, por sua vez, é uma medida adotada pelo governo para reduzir a demanda e promover uma queda na inflação.

O que é taxa Selic nos investimentos?

Agora, vamos falar de forma mais específica sobre os investimentos. Para começar, é preciso retornar aos conceitos iniciais sobre Selic.

Da mesma maneira que os bancos transacionam entre si no Sistema Especial de Liquidação e Custódia, eles também abrem negociações com o público por meio dos investimentos.

A definição da rentabilidade oferecida é a Selic Over, da qual falamos no início do artigo, que é a taxa efetivamente praticada no dia a dia do mercado interbancário. Vale ressaltar, porém, que ela sempre anda muito próxima da Selic Meta.

Aplicações de renda fixa, como o Tesouro Selic e a poupança, por exemplo, são corrigidas pela Selic.

Lógica semelhante é aplicada para investimentos da modalidade de Certificado de Depósito Bancário (CDB) e das Letras de Crédito (LC), que são títulos privados que pagam como rentabilidade uma porcentagem do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

A relação entre Selic e CDI? A segunda, que também é utilizada como referencial pelos bancos, costuma acompanhar de perto os valores e as variações da primeira. Ou seja, está tudo conectado.

Agora que você já sabe o que é taxa Selic e qual é a sua importância, que tal ficar de olho em mais assuntos que mexem diretamente com o seu bolso? Acompanhe as atualizações do blog da Onze e esteja sempre atualizado com os melhores conteúdos!