Planejamento orçamentário: por onde começar?

Por Redação Onze

Planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário é fundamental para direcionar investimentos, conquistar objetivos financeiros e criar a estratégia de crescimento da sua empresa, claro, mantendo sua saúde financeira.

Com ele, você pode embasar a tomada de decisão em todas as esferas do negócio. Então, se você ainda não faz planejamento orçamentário, é hora de começar.

Mas como elaborar e utilizar esse recurso na prática? Neste guia, conheça a importância, principais erros e ferramentas para o planejamento orçamentário.

Por que fazer planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário busca analisar, controlar, prever e direcionar os fluxos financeiros da empresa para garantir o crescimento do negócio no longo prazo.

Por meio dele, o gestor prevê números importantes, como custos, despesas e investimentos, além de definir e acompanhar metas e objetivos financeiros.

Dessa forma, tem embasamento para alocar recursos de maneira inteligente para elevar os resultados da empresa.

O planejamento orçamentário deve incluir 5 elementos financeiros:

  • Receitas
  • Custos
  • Despesas
  • Resultados
  • Investimentos

Ao incluir esses fatores, o planejamento orçamentário permite ao gestor verificar a situação real do negócio e saber quando é preciso mudar de estratégia para conquistar resultados melhores.

Esse instrumento, portanto, é imprescindível na gestão de um negócio. Ele dá suporte à tomada de decisão estratégica da empresa  — o que é essencial para a sua sobrevivência no mercado.

4 erros de um planejamento orçamentário

Descubra agora quais são os quatro principais erros na hora de elaborar o planejamento orçamentário.

1. Revisar o planejamento só uma vez por ano

Não adianta fazer o planejamento orçamentário e revisar os dados só uma vez por ano — isso é um erro.

Geralmente, o planejamento orçamentário é elaborado no fim de cada ano, o que permite ao gestor fazer projeções, definir objetivos e elaborar estratégias. Mas ele deve ser revisado todos os meses, e não só no período de sua elaboração.

Como o planejamento embasa a tomada de decisão, deve ser analisado com frequência para saber se a estratégia da empresa é eficaz ou se é necessário fazer correções.

2. Ignorar métricas e resultados

Outro erro comum é não definir métricas e acompanhar resultados do planejamento orçamentário. Mais uma vez, não basta elaborar o documento e esquecê-lo durante o ano.

É preciso definir métricas capazes de diagnosticar as finanças da empresa, mostrando se a empresa está caminhando na direção certa para alcançar seus objetivos. E, claro, fazer o acompanhamento dos resultados para validar a estratégia.

3. Não envolver profissionais de outros setores

Quando falamos de planejamento orçamentário, é essencial que representantes de todas as áreas da empresa sejam envolvidos no processo de elaboração.

Tenha em mente que essa ferramenta diz respeito a todos os setores da empresa. Afinal, todos eles são impactados pelas finanças e necessitam da alocação de recursos.

Portanto, reúna integrantes dos diferentes setores, de modo que o documento seja elaborado considerando processos, recursos, custos, tecnologias e insumos necessários para manter as operações.

4. Não comparar dados

É importante ter em mente que os dados do planejamento orçamentário não devem ser analisados de forma isolada.

Como evitar esse erro?  Primeiro, você deve comparar os números atuais com os números anteriores  — ou seja, aqueles alcançados em meses e anos passados.

Além disso, é necessário fazer benchmarking, que é uma comparação de práticas, processos e resultados da empresa em relação a seus concorrentes.

Em termos práticos, quando a análise de dados é feita de forma abrangente, é possível ter uma visão mais assertiva sobre o cenário em que a empresa está inserida.

3 Ferramentas para o seu planejamento orçamentário

Agora que você já sabe como fazer um planejamento orçamentário, precisa conhecer ferramentas úteis para a sua elaboração. Confira abaixo as opções.

1. Planilhas

A opção mais básica é utilizar uma planilha controlar o orçamento. Em qualquer busca online, você encontra modelos que pode adaptar e adotar na sua empresa.

A dica é analisar as opções até encontrar a planilha que funciona melhor para o seu negócio, considerando as necessidades e a complexidade que ele apresenta.

2. Plataformas de gestão

Softwares de gestão financeira são excelentes alternativas para fazer o planejamento orçamentário de maneira ágil e automatizada.

A Treasy, por exemplo, é uma plataforma que estrutura o processo de planejamento e de acompanhamento de resultados, apresenta dashboards e relatórios gerenciais e permite integração com o ERP da empresa.

Outra opção é a Conta Azul, que permite centralizar o controle financeiro do negócio, fluxo de caixa e relatórios de forma automatizada, eliminando erros e retrabalho.

Já o Software Plano, da AllStrategy, permite acompanhar resultados e indicadores de performance para o alcance das metas da empresa.

Como você pode ver, as plataformas têm funcionalidades semelhantes. Por isso, aqui vale a mesma dica do tópico anterior: pesquise as plataformas disponíveis no mercado e identifique aquela que funciona melhor para a empresa.

De maneira geral, as plataformas de gestão são a melhor opção, porque automatizam tarefas, centralizam informações e armazenam os dados com segurança.

3. Aplicativos

Também é possível utilizar aplicativos que otimizam o controle financeiro da empresa. Eles não têm como objetivo fazer o planejamento orçamentário completo, mas contam com funcionalidades que facilitam a vida do gestor na hora de analisar números.

É o caso do GuiaBolso, que permite acompanhar as movimentações e transações financeiras, classificar gastos em categorias e controlar o fluxo financeiro. Ele funciona melhor para suas contas pessoais, mas pode ser adaptado para uma pequena empresa.

Outro aplicativo é o MyFinance. Entre as funcionalidades, ele possibilita identificar contas a pagar e a receber e fazer planejamento orçamentário a partir da análise de relatórios.

Planejamento e Previdência Privada

Existem opções a serem levadas em conta quando o assunto é a garantia de melhores rendimentos com o passar dos anos.

Ter um planejamento orçamentário pode facilitar na hora de organizar suas finanças para momentos em que a idade estiver mais avançada e as atividades profissionais já tiverem desacelerado.

Nesse âmbito da organização financeira pessoal, uma das opções mais procuradas é a da previdência privada. Trata-se de uma maneira de assegurar uma estrutura de valores com o passar dos anos, com o objetivo de recolher esses resultados no futuro.

Conheça as opções do mercado, estude as possibilidades e busque uma forma de garantir mais tranquilidade para você e sua família.